Home / Informações / Como se Classificam os Animais Vertebrados

Como se Classificam os Animais Vertebrados

Quer saber o que peixes, aves, répteis, sapos, eu e você temos em comum? No artigo abaixo explicamos por que estamos mais próximos deles do que se imagina! 

Animais Vertebrados 

Para compreender melhor o que são os animais vertebrados, precisamos relembrar como são divididos os seres pertencentes ao reino animalia, também conhecido como reino animal. Há muitos séculos, o filósofo grego Aristóteles já se interessava pelo estudo dos animais. Ele foi o primeiro a criar uma classificação para os seres vivos com os quais dividimos o planeta.

Animais Vertebrados 
Animais Vertebrados

A partir de suas observações, Aristóteles dividiu os animais pelas suas características externas e a utilidade que eles ofereciam aos homens, assim, o filósofo criou duas classificações: os vertebrados e os invertebrados, ou seja, aqueles que possuem coluna vertebral (vertebrados) e aqueles que não a possuem (invertebrados).

Sabemos hoje que a divisão feita pelo pensador grego está longe de ser completa, mas ele não estava errado em suas observações. Muito tempo depois, um cientista sueco chamado Carlos Lineu criou a classificação que usamos e conhecemos hoje, que é aquela que estudamos na escola: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie. A divisão feita por Aristóteles continua valendo! E hoje vamos entender uma parte dela: a dos animais que tem coluna vertebral.

Características dos vertebrados

Você já sabe que a principal características dos vertebrados é aquela que os nomeia, ou seja, eles possuem coluna vertebral, mas há ainda outras características que fazem deles diferentes dos demais:

  • Possuem um crânio para proteger o cérebro;
  • Por possuir esqueleto, em sua maioria são de maiores dimensões que os invertebrados;
  • Possuem músculos recobrindo o esqueleto;
  • Possuem um sistema nervoso central composto de cérebro e medula espinhal;

Vamos entender agora como são divididos os vertebrados:

Peixes 

Animais Vertebrados: Peixes

Sabemos que a vida na Terra se iniciou pela água há milhares de anos. Muito tempo mais tarde, foram esses os primeiros fósseis a serem encontrados, na China.

Os peixes são considerados vertebrados, pois partilham com os demais animais dessa classificação as caraterísticas citadas acima. Eles possuem ossos que variam de espessura dependendo das dimensões do peixe.

São animais aquáticos e por isso sua respiração é braquial, ou seja, eles conseguem respirar em baixo d’água. Sua reprodução é sexuada e há mais ou menos 28 mil espécies conhecidas. Seu tamanho pode variar, mas grandes tubarões por exemplo, podem chegar a 20 metros de comprimento.

Suas principais características são as escamas pelas quais seus corpos são recobertos e a sua locomoção através de nadadeiras. 

Anfíbios                                                                            

Os exemplares mais conhecidos desses animais são o sapo e a rã, mas as salamandras a cobra-cega também são consideradas anfíbios.

São animais que iniciam sua vida na água, quando seus ovos são depositados ali e depois vão se transformando em larvas e girinos, depois partem para a terra na sua fase adulta. Sua reprodução é sexuada e diferente dos peixes não possuem escamas ou qualquer tipo de pelos, plumas etc. Sua pele é lisa e úmida. Por esse motivo, vivem próximos da água, já que precisam manter sua pele hidratada.

Um fato interessante é que seu modo de respiração muda durante a vida. Como sua primeira fase é aquática, nela sua respiração é braquial. Depois, na fase adulta e terrestre, eles passam a respirar através dos pulmões que foram desenvolvidos nesse período.

Répteis

Animais Vertebrados: Répteis

Os répteis são geralmente tidos como animais perigosos, pois seus representantes mais conhecidos são as cobras e os crocodilos, mas também fazem parte dessa classificação algumas tartarugas e lagartos inofensivos.

Eles possuem a pele coberta por escamas ou uma grossa carapaça. Sua reprodução é sexuada e sua respiração é pulmonar. São animais que não possuem uma visão muito desenvolvida, mas isso é compensado por um olfato extremamente apurado. A maioria deles é carnívoro e se alimentam de pequenos roedores, pássaros e até outros animais de médio porte. Obviamente, há exceções como sucuris que são capazes de comer animais maiores do que elas ou crocodilos que também conseguem capturar animais grandes como zebras.

A maioria deles é terrestre, mas são excelentes nadadores. Vivem próximos da água e nascem de ovos assim como os anfíbios.

Aves

Animais Vertebrados: Aves

São animais que encantam pela diversidade de cores e plumagens que apresentam. Atualmente, são conhecidas mais de 9 mil espécies. Além das penas ou plumas, possuem bicos, patas e asas. Nem todas as aves possuem a capacidade de voar, mas isso é a realidade para a maioria.

São animais terrestres e sua reprodução é sexuada. Vivem na terra e podem ser encontrados nos mais diversos locais do planeta. As aves são também animais que possuem uma diversidade de formas e tamanhos, fazem parte desse mesmo grupo animais muito distintos como o pinguim, a galinha, o beija-flor e a ema.

Por terem um forte apelo visual com suas cores exuberantes são os animais que mais sofrem com o tráfico de espécies. E muito infelizmente aparecem na lista de extinção.

Mamíferos

Animais Vertebrados: Mamíferos

Chegamos finalmente à última classificação dos vertebrados, que é também aquela da qual fazemos parte. Os mamíferos são animais que partilham entre si uma característica peculiar: as fêmeas das espécies amamentam seus filhotes com o leite produzido nas glândulas mamárias.

Sua respiração é pulmonar e são animais encontrados tanto na terra como nas águas. Um exemplo de mamífero aquático é a baleia. São conhecidas aproximadamente 5 mil espécies. Sua alimentação varia entre carnívoros, herbívoros e onívoros.

Assim como as aves, os mamíferos são compostos por animais tão diversos quanto bonitos. Fazem parte dessa classificação os cachorros, tigres, leões, macacos, cavalos, vacas e, obviamente, os seres humanos.

Algumas curiosidades sobre os vertebrados

O menor vertebrado do mundo é um animal que foi encontrado em Papua Nova Guiné. Trata-se do sapo Paedophryne amauensis que mede apenas 7 milímetros. Isso é mais ou menos o tamanho de uma mosca.

Já no outro extremo, temos o maior vertebrado da Terra: a Baleia-Azul que chega a medir quando adulta 24 metros de comprimento e pesar 160 toneladas.

Só para se ter uma ideia da diferença entre esses dois vertebrados, o sapo é 3,1 mil vezes menor que a baleia. Incrível, não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.