Home / Informações / Como Eliminar Lacraias

Como Eliminar Lacraias

Bicho Lacraia

As lacraias são bichos peçonhentos e não muito queridos por nós seres humanos. Elas vivem mais comumente entre troncos de árvores e folhagens, mas também podem ser encontradas no seu banheiro. Isso mesmo! As lacraias gostam de lugares escuros e úmidos e é possível que elas utilizem a rede de esgoto para chegar até o banheiro das casas.

O acúmulo de entulhos e madeiras velhas também ajudam a compor um ambiente favorável para que as lacraias se instalem. Elas alimentam-se de pequenos insetos, mas também podem comer animais pequenos, como camundongos, cobras, sapos e rãs.

Eliminar Lacraias
Eliminar Lacraias

As lacraias odeiam a luz do sol, por isso vivem em lugares escondidos, onde procuram fazer um ninho complexo formado por furos profundos em madeira podre úmida para evitar a desidratação. O fato das lacraias viverem em ambiente úmido e apertado, como nas frestas dos troncos e dentro de cascas de arvores, é porque existem outros animais que vivem nestes mesmos esconderijos e a lacraia quer se alimentar deles também.

Mas o que fazer quando a sua casa tem recebido com frequência a visita desses animais? Como prevenir que a lacraia instale-se na sua residência? Confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar a lidar com esse problema:

Primeiro passo

O primeiro passo consiste em acabar com qualquer ambiente que seja favorável à proliferação das lacraias: troncos de madeira, pedras ou entulho sobre terra representam potenciais habitats para esses bichos, pois são ambientes escuros e úmidos. Por essa razão, faça um mutirão de limpeza, eliminando esses elementos do seu jardim, do quintal e até mesmo da garagem.

Lembre-se se usar luvas e botas para não ser picado pelo bicho. Apesar de o veneno da lacraia não ser letal para o ser humano, eles podem causar muita dor, febre e vômito.

Como Eliminar Lacraias
Como Eliminar Lacraias

Segundo passo

Faça uma inspeção em muros, calçamentos e paredes da sua casa procurando por frestas e buracos onde as lacraias podem se desenvolver e adentrar em sua casa. Tape as possíveis entradas com cimento ou com um material semelhante.

Terceiro passo

Nos cômodos da casa, se livre das lacraias e previna o seu aparecimento realizando a limpeza regular dos espaços. Dê uma atenção especial ao banheiro e à caixa de gordura Leve o lixo para fora todos os dias.

Lacraia Gigante
Lacraia Gigante

Quarto passo

Se esta não é a primeira nem segunda vez que surgem lacraias no interior de sua casa, é aconselhado que coloque telas nos ralos e pias, pois elas podem estar chegando através do encanamento.

Quinto passo

Existe uma solução caseira que promete eliminar as lacrais. Em uma garrafa vazia de dois litros, coloque 500 ml de querosene e uma lata de creolina. Depois, encha o restante com água, tampe a garrafa e agite para misturar todo o conteúdo. Durante o dia, coloque quatro colheres de sopa da mistura em todos os ralos e pias existentes em casa. Deixe o produto atuar por 10 minutos e jogue água para que a solução possa se espalhar por toda a rede de esgoto da sua casa. Repita esse procedimento três vezes por semana durante um mês e, após um mês, faça isso uma vez por semana.

Lacraias Gostam de Umidade
Lacraias Gostam de Umidade

Sexto passo

Você pode também visitar uma loja de agricultura e perguntar por produtos para eliminar lacraias; existem vário no mercado e com certeza eles o vendedor terá algum para recomendar. É possível também contratar uma empresa de controle de pragas, caso as dicas acima não funcionem e as lacraias apareçam com frequência e em grande número.

Sétimo passo

Outra alternativa é procurar pelo departamento de controle de zoonoses da prefeitura de sua cidade e pedir que eles façam uma vistoria. O problema com as lacraias pode estar também afetando o seu bairro.

Lacraia Foto
Lacraia Foto

As lacraias transmitem doenças?

Não. A mordida da lacraia é dolorida, mas pouco ofensiva ao ser humano. No entanto, ao se receber picadas do animal, é preciso procurar por um acompanhamento médico, visto que as reações dependem da quantidade de mordidas e de veneno instilado. Vale lembrar que a vítima pode apresentar alergia à toxina. O bicho não transmite doenças, a não ser que, antes de picar o ser humano, a lacraia tenha passado por esgotos e outros locais contaminados. Tal contaminação, combinada à ferida da picada, pode causar uma infecção que agravará o caso.

Bicho Lacraia
Bicho Lacraia

A importância das lacraias na Plantação

Você deve estar se perguntando: como que um animal desses pode ter alguma importância? Acredite, a lacraia não é querida em ambientes domésticos, mas na natureza, assim como todos os seres vivos, ela desempenha um papel fundamental.

Importância das Lacraias
Importância das Lacraias

Por se alimentar principalmente de insetos, as lacraias são aliadas dos agricultores. Elas assumem o papel de predadores de inúmeras pragas que ameaçam as plantações, como piolhos, larvas, gafanhotos, lagartas e besouros. Dessa forma, as lacraias contribuem para um aumento na produção da lavoura e diminuem as perdas de produtos causadas pelas pestes.

Curiosidades sobre as lacraias

As lacraias têm o dorso achatado e o corpo alongado e segmentado entre 15 e 170 segmentos. Elas apresentam um par de patas pontiagudas em cada segmento, sendo que e o último par não serve para locomoção, mas sim para a função sensorial e defensiva.

As patas de cada segmento não se movem simetricamente, mas em um sistema geral no qual um grupo delas produz apenas um apoio, o que dá ao animal muito mais rapidez.

Características da Lacraia
Características da Lacraia

Elas possuem também dois pares de maxilas e um par de mandíbulas. Na cabeça, as lacraias têm duas antenas articuladas e dois pares de olhos. Embaixo da cabeça ficam os ferrões venenosos, que funcionam como pinças.

Esses animais podem viver por até seis anos. Atualmente, há 1.100 espécies descritas, mas há estimativas de que existam aproximadamente 2.500 espécies. Para a região neotropical, há cerca de 200 espécies descritas, das quais 150 estão no Brasil.

São animais de sexos separados, cujo desenvolvimento pode ser direto ou indireto (machos e fêmeas). No início da primavera, a fêmea deposita de 15 a 50 ovos que medem cerca de 1 mm de diâmetro. A “gestação” costuma durar quatro semanas. Na fecundação, o macho deposita suas células sexuais no corpo da fêmea, dentro da qual encontram as células sexuais femininas.

Fotos de Lacraia

Bicho Lacraia 

2 comentários

  1. Olá bom dia eu tenho pavor de lacraia e quando a gente pesquisa como eliminar a gente não quer se deparar com imagens eu cliquei nesse de vocês nem sei como por favor elimine isso quem tem medo quer se livrar não quer ver mais foto de lacraia

    • kkkkkkkkkkkk mas assim, toda reportagem possui imagens dos animais. Se não quisesse ver, era só não ter pesquisado.

      O que acho incrível é demonstrar em uma mesma reportagem como eliminar as lacraias e ao mesmo tempo a sua importância. Qual o sentido disso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *