Home / Informações / Como Criar Sanhaço Em Cativeiro

Como Criar Sanhaço Em Cativeiro

Os pássaros são animais que deixam os seres humanos encantados. Além de voarem, são muito diversos e apresentam-se em variações de cores, formatos, tamanhos e cantos distintos.

Como os pássaros despertam a fascinação das pessoas é comum que eles sejam desejados como animais de estimação. As pessoas sentem vontade de tê-los cantando dentro de suas casas.

Então, muito mais do que admirá-los na natureza, os seres humanos querem ter os pássaros convivendo com eles diariamente em suas casas. Este fato acaba dando origem a problemas muito graves como a caça ilegal,  a criação ilegal e o tráfico de animais.

Todos os problemas que citamos são mundiais e muito sérios. São considerados crimes ambientais. Portanto, não devemos contribuir para a degradação ambiental nem para o mercado ilegal de animais.

Respeitar o meio ambiente e a biodiversidade é fundamental. É importante entendermos que podemos admirar as espécies na natureza, sem aprisioná-las. Não devemos fazer mal para os animais que amamos.

Dessa forma, para criar um animal precisamos nos certificar de que temos como oferecer uma vida digna à eles. Precisamos ter certeza que podemos oferecer tudo o que eles precisam. E que eles não se sentirão aprisionados.

O tempo de vida e a saúde de seu animal de estimação dependem da forma como ele será criado. Nos casos de animais silvestres que foram domesticados é necessário que eles tenham a vida em cativeiro o mais semelhante possível da vida deles na natureza.

Para garantir o mínimo necessário de uma boa vida para os pássaros criados em cativeiro, foram criadas leis pelo IBAMA, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. A criação do pássaro em cativeiro deve cumprir todos os requisitos definidos pelo IBAMA para ser considerada legalizada.

Neste artigo abordaremos os aspectos legais para a criação do Sanhaço em cativeiro e conheceremos mais sobre este lindo pássaro. Confira a seguir!

Sanhaço: Características Gerais

O Sanhaço, conhecido também pelo nome científico Thraupis, é uma espécie de ave da ordem Passeriforme. Pertence à família Thraupidae Cabanis.

Existem diversas espécies e subespécies de Sanhaços. A mais conhecida popularmente é o Sanhaço-Cinzento, também chamado de Sanhaço-do-mamoeiro.

Sanhaço-azul, Sanhaço de encontro-azul, Sanhaço-frade, Sanhaço-coqueiro, Sanhaço-do-fogo e Sanhaço Papa-laranja, são só alguns representantes da enorme diversidade de Sanhaços.

Todos costumam ter o corpo cheio e de tamanho pequeno. Os bicos dos Sanhaços são grossos, resistentes e têm as pontas finas. Suas pernas são curtas e fortes e possuem dedos nas extremidades. Além disso, eles possuem asas e cauda longas.

Em relação ao tamanho costumam ter entre 18cm a 20cm de comprimento. E pesam em média 42 gramas. A plumagem geralmente é com tons azulados.

Eles são aves gregárias, costumam viver em bandos ou em casais. São agressivos com seus predadores e não costumam ser amigáveis com seres humanos, até mesmo por serem traumatizados devido aos maus tratos de algumas pessoas.

Visitam o solo para pegarem alimentos, mas na maior parte do tempo vivem na copa das árvores mais altas. São animais frugívoros, alimentam-se principalmente de frutas, mas complementam sua alimentação com insetos de pequeno porte, larva, cipós, plantas e sementes.

Habitat Natural

Os Sanhaços podem ser encontrados na Argentina, Uruguai, Paraguai e diversos outros países da América do Sul. Principalmente  nas regiões tropicais e subtropicais ao sul da Amazônia e a leste dos Andes.

É comum encontrá-los no Brasil todo, porém, os pássaros preferem regiões arborizadas e com matas fechadas. São importantes dispersores de sementes, contribuindo assim para a plantação de novas árvores.

O habitat natural dos Sanhaços é composto por áreas de florestas,  agrícolas, rurais e em parques e jardins das cidades. Ou seja, eles tiveram que adaptar-se para sobreviverem nas áreas urbanas.

Sanhaço Em Cima de Um Galho na Floresta
Sanhaço Em Cima de Um Galho na Floresta

Alguns destes pássaros vivem até mesmo em bairros do centro da cidade. E até mesmo no centro de grandes metrópoles, como a cidade de São Paulo, eles podem ser encontrados.

Justamente por estarem presentes nas áreas urbanas, é muito comum que as pessoas queiram prendê-los em cativeiro e domesticá-los. Porém, esta prática é ilegal e pode levar as pessoas a punições severas.

Reprodução e Ninho Na Natureza

A época de reprodução dos Sanhaços é da primavera ao verão. Geralmente, botam 3 ovos que são cuidados pelo casal em seus ninhos. Depois do nascimento os filhotes são cuidados pelos pais por aproximadamente 20 dias, após este período continuam vivendo em família.

O ninho dos Sanhaços é formado pelo casal que utilizam fibras vegetais, raízes, musgos, líquens e pelos de animais. É comum ficarem escondidos na vegetação densa.

Cuidados em Cativeiro

Se você optar por criá-lo em cativeiro precisa disponibilizar um espaço bem grande para ele viver bem e saudável. É importante recriar o ambiente natural do pássaro.

Procure disponibilizar ao menos uma árvore para o Sanhaço. O ideal é que ela seja frutífera. Distribua poleiros de diferentes alturas e tamanhos. E cubra com vegetação a área em que ele será criado.

É importante alimentá-lo com frutas como amoras, bananas e mamões. Lembre-se de oferecer água limpa e fresca e trocá-la várias vezes ao dia. Coloque o comedouro de madeira suspenso, assim os alimentos não se misturarão com as fezes que caem no chão.

Não se esqueça de oferecer uma banheira no espaço em que o pássaro será criado, para que ele possa refrescar-se. Tome muito cuidado com a higiene do local, limpe várias vezes ao dia.

Procure ler os principais documentos do IBAMA sobre a regularização de criação de pássaros silvestres. E faça todos os procedimentos legais necessários para criar o pássaro em cativeiro.

É importante fazer o Cadastro Técnico Federal no IBAMA. E fazer seu Cadastro de Novo Criador Amador de Passeriformes e no Sistema Online de Licenciamento Ambiental – SOL. Além disso, é preciso emitir sua licença no SISPASS, Sistema de Controle e Monitoramento de Atividade de Criação Amadora de Pássaros.

Portanto, se você deseja criar um pássaro como o Sanhaço em cativeiro, recomendamos uma pesquisa extensa e uma leitura atenta para poder cumprir com todos os requisitos necessários. Lembre-se que manter aves silvestres em cativeiro sem autorização é considerado crime ambiental passível de multas e punições.

Dessa forma você poderá usufruir da beleza de seu animal e de sua companhia sem peso na consciência. Mas tenha em mente que quase em todos os casos, as aves se sentirão mais livres e felizes na natureza, em seu habitat natural.

Um comentário

  1. Opa! Sou do Sul e gostaria de criar senhaços de coleira alguem pode me indicar um criatorio de confiança ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *