Home / Informações / Como Criar as Ovelhas? Onde Vivem?

Como Criar as Ovelhas? Onde Vivem?

Criar ovelhas pode ser divertido e gratificante se você mora em uma pequena fazenda ou mesmo em uma casa rural com um pouco de espaço disponível para pastagens. Eles são animais dóceis e gentis para fazendas de hobby e servem a muitos propósitos, como fornecer carne, lã e até leite. Para muitas famílias rurais, as ovelhas são animais de estimação virtuais. Se você está pensando em criar ovelhas em sua pequena fazenda ou fazenda, aqui estão alguns princípios básicos a serem considerados antes de começar a montar seu rebanho.

Raças

As regiões da Grã-Bretanha provavelmente tem a maior variedade de raças nativas de ovelhas do mundo e às vezes pode ser um pouco esmagadora. Algumas ovelhas são mais adequadas para determinadas situações do que outras.

Criar Ovelhas
Criar Ovelhas

Há exceções em todos os casos, mas as duas principais categorias são ovelhas Hill e Lowland. As raças de colina são geralmente menores, mais resistentes e menos prolíficas (geralmente produzindo apenas um cordeiro por ano) e seus cordeiros levam mais tempo para atingir um peso adequado para abate de carne (até 18 meses em comparação a seis para raças de terras baixas).

As raças das terras baixas não prosperam no alto de uma montanha galesa, mas geralmente são mais fáceis de domar e mais prolíficas (gêmeos e mais), necessitando de prados verdejantes em vez de colinas escassas. Ao selecionar a raça correta de ovinos, a primeira coisa a considerar é o objetivo das ovelhas. Você os cria para carne ou lã, ou apenas como cortadores de grama de estimação?

Ou você está seguindo o caminho menos comum e criá-los para o leite? Embora as ovelhas não produzam tanto leite quanto vacas ou cabras , algumas pessoas gostam do sabor do leite de ovelha, e ele pode ser usado para fazer deliciosos queijos e iogurtes.  Você também precisará considerar o clima local; portanto, pergunte localmente sobre quais raças estão sendo criadas por outros agricultores na área. Existem centenas de raças de ovelhas, mas a lista das mais comumente criadas é bastante pequena.

Ovinos de dupla finalidade (carne e lã):

  • Corriedale (espécies grandes, com carne abundante e lã brilhante);
  • Dorset (tamanho médio, com lã branca densa);
  • Polypay (cordeiros são produzidos com freqüência e crescem rapidamente);
  • Túnis (tamanho médio com lã cremosa);
  • Columbia (raça grande com lã esbranquiçada densa);
  • Romney (tem velo longo e brilhante).

Ovelha apenas com carne:

  • Hampshire (uma das maiores raças);
  • Katahdin (manutenção muito baixa);
  • Suffolk (a raça mais popular nos EUA).

Ovinos leiteiros:

  • Frísio Oriental (bom produtor de leite, mas um pouco difícil de cultivar);
  • Lacaune (excelente raça para queijo);
  • Awassi (raça suave com lã felpuda).

Alguns fatos sobre as ovelhas que você precisa saber

  • Ovelhas são relativamente pequenas e fáceis de manusear, em comparação com vacas, cavalos e porcos.
  • Ovelhas não precisam de pastagens perfeitas; alegremente comem mato, gramíneas e ervas daninhas que crescem em solo pobre.
  • O estrume das ovelhas fertilizará o solo. Pastagens de ovinos podem ser rotacionadas com o plantio de culturas. Um antigo pasto de ovelhas é um local maravilhosamente fértil para o cultivo.
  • As ovelhas são gentis e dóceis (embora os carneiros possam ser agressivos às vezes), e são treináveis. As ovelhas podem ser ensinadas a vir quando chamadas, a segui-lo e a permanecer de pé quando ordenadas a).
  • Ovelhas não precisam de muito espaço. Mesmo um hectare pode suportar um pequeno rebanho – três ou quatro ovelhas e seus cordeiros.

Comprando ovelhas

Depois de decidir sobre uma raça, a seleção cuidadosa de cada animal é fundamental. Certifique-se de comprar ovelhas diretamente da pessoa que as criou. Veja o rebanho de onde vêm as ovelhas, converse com o fazendeiro sobre a história do animal e de seus pais.

Verifique a condição física da ovelha, especialmente os seguintes detalhes:

  • Os olhos devem estar claros e brilhantes.
  • Os dentes não devem estar gastos ou faltando. A mandíbula inferior não deve ser ultrapassada ou ultrapassada.
  • Verifique se há nódulos ou inchaço na cabeça e no pescoço, o que pode significar uma infestação ou abscesso de verme não tratado.
  • Os cascos das ovelhas devem ser aparados adequadamente e as ovelhas não devem mancar (certifique-se de que outras ovelhas no rebanho também não estejam mancando, porque isso pode significar que elas têm podridão nos pés, o que pode infectar suas ovelhas).
  • A ovelha deve ter costas largas e corpo profundo e não ser magra ou gorda demais. Os potbellies podem indicar infestação por vermes.
  • Ao comprar uma ovelha adulta, verifique se o úbere está saudável e não grumoso – isso pode indicar mastite e prejudicar sua produção de leite para futuros cordeiros.

Ter um veterinário inspecionando as ovelhas que você deseja comprar pode ajudá-lo a escolher as melhores ovelhas.

Cuidados e alimentação dos ovinos

Ovelhas são animais ruminantes, o que significa que comem predominantemente plantas como capim fresco e feno. Eles podem prosperar muito bem se não receberem nada além de boas pastagens, sal, um suplemento vitamínico e mineral e água fresca. Pastagens para ovelhas podem incluir uma mistura de gramíneas, arbustos e árvores. Em geral, um hectare de pasto de boa qualidade pode suportar quatro ovelhas.

Enquanto a grama do pasto está crescendo, as ovelhas podem se alimentar sem suplementos, mas no inverno ou se houver uma seca, você precisará suplementar sua dieta com feno e / ou grãos. Certifique-se de usar um alimentador elevado em vez de colocar o feno no chão, onde ele ficará molhado e sujo.

Conclusão

Ovelhas que estão prestes a ter filhos, ou ovelhas que você está criando para o mercado, se beneficiarão de suplementos de grãos.  Uma boa mistura de grãos suplementares recomendada pela Universidade de Minnesota é de 50 libras. de milho descascado, 20 libras. de aveia, 20 libras. de farelo de trigo e 10 libras. de farinha de linhaça.

As ovelhas precisam de mais proteína do que outros animais que pastam, e onde as pastagens são pobres ou insuficientes o suficiente para isso, os suplementos de grãos fornecem os nutrientes necessários. Vitaminas e suplementos minerais devem ser formulados especialmente para ovinos. Misturas minerais para outros animais podem conter altos níveis de cobre, que podem ser tóxicos para ovelhas. Como outros ruminantes, as ovelhas precisam de sal para evitar inchaço. O sal pode ser oferecido na forma granulada ou a granel. Nunca use um bloco de sal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *