Home / Informações / Como Adotar um Esquilo? O Que Ele Come?

Como Adotar um Esquilo? O Que Ele Come?

Você está em busca de um pet diferente? Um bichinho que tem sido bastante procurado como animal de estimação e tem atraído cada vez mais um número maior de pessoas é o esquilo.

No Brasil é mais comum a criação doméstica do esquilo da Mongólia. O tema central do nosso texto de hoje é a alimentação deste pequeno bichano. Mas antes que adentremos a sua alimentação propriamente dita, é necessário que você conheça algumas de suas características para ter certeza da escolha no que diz respeito a ser o seu mais novo animal de estimação e membro da família.

Você Quer Mesmo Adotar Um Esquilo?

Falamos adotar mas também pode ser comprar. Isso porque é difícil encontrar esquilos da Mongólia sendo doados por seus tutores, não impossível, mas um tanto quanto difícil. Ainda que você acabe precisando comprá-lo o valor médio deste animal paira entre os trinta reais.

O esquilo é um roedor da família scuridae. É um animal de porte pequeno, o que pode favorecer a sua criação por tutores que não possuem um grade espaço, mas não abrem mão de ter um companheiro.

Podem chegar a pesar até 350 gramas. Praticamente três barras de chocolate. Extremamente leve, não é? A sua altura é um tanto quanto mais generosa, pode atingir até os tinta centímetros.

Se você precisa de um animal que demanda pouco espaço o esquilo pode ser uma opção para você. Mas não é porque se trata de um animal tão pequeno que não há critérios rigorosos para a sua criação doméstica.

Alimentação Do Esquilo
Alimentação Do Esquilo

Embora os esquilos sejam animais de pequeno porte os seus alojamentos devem ser de pelo menos um metro quadrado, isso preferencialmente para apenas um animal. Mas vale aqui uma importante ressalva. Os esquilos não podem conviver unicamente engaiolados como costumeiramente acabamos fazendo com as aves.

Quando unicamente em cativeiro um esquilo pode sofrer com  altos níveis de estresse o que pode até mesmo levar o animal a morte. Desta forma, o mais indicado é que o mesmo tenha um tempo solto para que possa praticar os seus exercícios diários que dentre outras coisas mantém o animal ativo, saudável e respeitando o seu bem estar biológico.

Esquilos são animais extremamente curiosos e gostam mesmo é de fuçar em tudo. Apesar de na natureza ter o comportamento de roer, arranhar e cavar, este comportamento pode ser atenuado com a adoção de determinadas atitudes de seu criador. A principal delas é o monitoramento rigoroso dos períodos de soltura do animal.

Como comentamos anteriormente, no Brasil a criação mais predominante é a de esquilos da Mongólia. Isso talvez aconteça porque sumariamente é possível encontrar as maiores concentrações desses animais em bosques e florestas de cinco continentes em todo o mundo.

O Que O Esquilo Come Afinal?

Esquilo Alimentação

Agora que você já tem uma ideia inicial de como é um esquilo como animal de estimação e também como um animal selvagem, vamos falar um pouco da alimentação propriamente dita deste pequeno.

Os esquilos são animais com alimentação onívora. Ou seja, se alimentam tanto de frutas e vegetais quando de insetos, no caso do esquilo, pequenos insetos. Mas a sua alimentação é fundamentalmente focada em frutas, frutos e outros vegetais encontrados no seu habitat

natural.

Outra curiosidade interessante sobre o esquilo vivendo livremente diz respeito ao seu tempo de vida. Livremente na natureza esse animal pode chegar a viver cerca de três anos. Em cativeiro pode impressionantemente superar os sete anos. Há registros de esquilos que viveram em cativeiro por até dez anos.

O Que Eu Preciso Saber?

Se você está convencido de que um esquilo pode ser um animal para você, é preciso algumas considerações.

Os esquilos como animais selvagens que são, são extremamente curiosos, ativos e necessitam de um tutor com tempo de sobra para que possa atender a todas as suas necessidades. Quando comentamos anteriormente que o tutor precisará de um cuidado quanto ao animal solto em casa, isso pelo fato de serem territoriais. Ou seja, podem fazer xixi assim como os cachorros.

São animais que podem roer madeira, plantas e móveis em geral. Para evitar que isso aconteça, algumas coisas em seu cativeiro não devem ser ignoradas. Como por exemplo, a disponibilidade de ramos e madeiras das mais diversas para que o animal possa roer e arranhar.

O Que o Esquilo Come
O Que o Esquilo Come

Ainda sobre as informações que você precisa saber antes de adotar ou comprar um esquilo, é que ele é um tanto quanto hiperativo, ou seja, se ele for privado de realizar diariamente os seus exercícios poderá prejudicar severamente o seu bem estar e a sua qualidade de vida, favorecendo quadros de estresse. Também é importante destacar que casa com crianças e idosos talvez seja melhor optar por outro animal de estimação. Isso porque os esquilos além de serem animais um tanto quanto frágeis, até mesmo os mais dóceis podem acabar tendo episódios de estresse e acabar mordendo e ferindo.

Uma curiosidade interessante sobre os esquilos é que veja, assim que o ambiente escurece ele se recolhe para dormir. Desta forma, é importante que o local onde o animal dorme e se alimenta não fique constantemente exposto à luz.

Cuidados Adversos

Bom, se você tem certeza que o esquilo é o animal certo para você separamos aqui mais algumas dicas.

A primeira e a mais importante delas sem dúvida diz respeito a idade do animal. Não adquira esquilos com menos de dois meses, esse é o tempo mínimo de permanência com a mamãe esquilo. Muito desse tempo de convívio diz respeito a regulação da temperatura corporal. O esquilo filhote não é capaz de regular sua temperatura corporal sozinho, sem auxílio da mãe. E isso antecede outro cuidado que você como tutor deve adotar. No local onde o esquilo for instalado aplique uma almofada de temperatura com até 37ºC.

Criar Esquilo
Criar Esquilo

Ainda sobre o seu abrigo, deve dispor de uma cama para que o seu pet tenha um lugar adequado e confortável para descansar.

Sobre a higienização e limpeza, é recomendado que o seu esquilo tenha um tempo solto para explorar o ambiente e exercitar-se, mas quanto ao seu espaço propriamente dito pode ser limpo dia sim, dia não. Esquilos são animais limpos, não tendem a produzir muita sujeira, mas como comentado anteriormente, assim como os cachorros, gostam de marcar território por onde passam. Não estranhe se ele contemplar algum móvel seu ou tapete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.