Home / Informações / Coelho Angorá

Coelho Angorá

Classificação Científica

Os coelhos são do reino Animalia, filo Chordata, subfilo Vertebrata, classe Mammalia, ordem Lagomorpha e família Leporidae.

Aspectos Gerais, Tempo de Vida e Peso

Os coelhos são animais mamíferos, podem ser encontrados em várias regiões do mundo, são herbívoros, portanto alimentam-se de folhas, caules, raízes e alguns tipos de grãos.

Coelho Angorá
Coelho Angorá

O seu tempo de vida considerando uma boa saúde chega até os 10 anos. Uma fêmea, em época de reprodução pode gerar de 3 a 6 ninhadas por ano. Em cada ninhada podem nascer de 3 a 12 coelhinhos. Seu habitat típico nas matas e florestas será em buracos ou em tocos de árvores. Há coelhos selvagens e estes têm hábitos noturnos. Para escapar do predador, buscam alimento durante à noite. Já os coelhos domésticos têm hábitos diurnos e noturnos. Os coelhos estabelecem uma comunicação emitindo um som denominado de guinchar. O comprimento variará de acordo com a espécie. A gestação dura em média de 30 a 40 dias. Apresenta cores diversas preto, branco, malhado, amarelado e acastanhado. O peso varia de acordo com a raça de 2kg a 9 kg, na fase adulta o peso fica em média uns 3 a 4 kg.

Agora vamos à estrela do post: o Coelho Angorá

Maior Coelho Angorá do Mundo
Maior Coelho Angorá do Mundo

Origem

O coelho angorá tem origem Turca, o gato e a cabra também são da mesma raça Angorá, anteriormente conhecida como Ankara. Esse coelho é muito adorado pelas pessoas, principalmente por causa do seu pelo vasto e muito macio. Inicialmente, o seu pelo foi destinado para a confecção de roupas e outras peças de tecidos, a sua lá era transformada manualmente em fios produzindo roupas e acessórios. Entretanto, rapidamente ele tornou-se queridinho como animal de estimação. A partir do século XVIII a classe nobre começou a adotá-lo. Eles só apareceram na América por volta do início do século XX.

Tipos de Angorá

Coelho Angorá Filhote
Coelho Angorá Filhote

A Associação Americana de Criadores de Coelhos Angorá reconhece quatro tipos específicos: o angorá francês, inglês, gigante e cetim. Todos dispõem do mesmo pelo farto, porém diferem um pouco em relação a cor, volume e textura desse mesmo pelo. Apesar do seu pelo farto, quem é geralmente alérgico a certos animais, não o são com este. O pelo do angorá é um pouco diferente dos demais, não atacando a alergia de quem a tem. Bacana isso! O peso médio da raça angorá gira em torno de 3,5kg a 4,5 kg quilos. Os coelhos angorás também apresentam orelhas bastante longas e com pouco pelo.

Coelho Angorá Francês

Coelho Angorá Francês
Coelho Angorá Francês

Este coelho tem o focinho e as orelhas rodeados de pelo liso. Parece um coelho comum, seu corpo tem forma oval e pesa entre 4 e 5 kg.

Coelho Angorá Inglês

Coelho Angorá Inglês
Coelho Angorá Inglês

Este coelho tem uma pelagem abundante nas orelhas, na cabeça e nas patas. Tem uma sensação muito sedosa. É a menor espécie, uma vez que pesa entre 2,5 e 4 kg na idade adulta.

Coelho Angorá Gigante

Coelho Angorá Gigante
Coelho Angorá Gigante

Este coelho tem uma pelagem branca. Você não pode cortar o pelo dele, já que ele não muda de pelagem. É a maior das quatro espécies, porque o seu peso na idade adulta oscila entre 4,5 e 6 kg.

Coelho Angorá Cetim

O seu pelo tem um grande brilho e, por isso, recebe esse nome. Não tem muito pelo, portanto é o coelho com o pelo mais curto. Este é muito macio e seu peso oscila na faixa de 4 kg quando adulto.

Humor

O angorá é um coelho com muito bom humor, calmo, tranquilo, dócil, desse modo é um ótimo coelho de estimação.

 

Tempo de vida

Esse coelho foco pode viver de 6 a 12 anos no máximo, chegando aos 12 apenas se for devidamente cuidado.

Alimentação

Coelho Angorá Alimentação
Coelho Angorá Alimentação

A alimentação do coelho angorá reserva cuidados, em grande medida por causa do pelo. Como a lá do seu pelo cresce muito rápido, o ideal é que ele receba um suporte vitaminas para ajudar na qualidade do seu pelo e na sua saúde, é claro. É comum acontecer a obstrução do seu aparelho digestivo devido à ingestão do seu próprio pelo. Por isso é relevante tomar algumas precauções para que isso não aconteça. Sua dieta deve ser bastante diversificada, focando nas proteínas, mesmo que em nível de suplementos, já que o seu pelo exige essa substância para que cresça corretamente. As opções são a ração, frutas, vegetais (brócolis) e as frutas (banana, mamão), essa última apesar de sempre ser evitada na dieta dos coelhos por causa da frutose, é uma boa opção se administrada com atenção e fonte de proteína.

Cuidados

Coelho Angorá Cuidados
Coelho Angorá Cuidados

O pelo como disse é um dos atrativos principais desse coelho, porém cuidar dele dará um belo trabalho. Mas calma que há um jeito! Ele faz a troca de pelo aproximadamente umas 4 vezes por ano, e com isso haverá sempre uma grande tendência para a sua queda. De posse dessa informação você deverá realizar uma boa escovagem regular, de forma a remover os seus pelos mortos e a remoção de nos. Ao pegá-lo tome cuidado, pois o coelho angorá têm unhas muito afiadas. Outro detalhe, limpe com frequência o local destinado a ele, isso ajudará na qualidade do seu pelo.

Custo

Um filhote de coelho angorá custa cerca de 80 reais e os adultos são vendidos a 250 reais.

 

Reprodução

Os coelhos são seres que reproduzem o ano todo, mas a primavera se apresenta como a fase mais fértil. Macho e fêmea quando unidos acasalarão quase que instantaneamente e ela dará a cria em média uns 30 dias depois. Em média, nascem 7 filhotes, quando estiverem com 30 dias já pode retirá-los do ninho. Aos 40 dias de vida, todos já estarão desmamados e poderão ser separados da mãe. A fêmea já poderá gerar novos filhotes.

 

Fotos de Coelho Angorá

Gostou desse artigo? Eu fiquei admirada com essa espécie que é uma verdadeira bola de pelo. Saiba que todos os dias aqui no blog você encontrará conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Mas antes de voltar aqui (e chamar os seus amigos para aproveitar o conteúdo, não é mesmo?) dê sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos.  Além disso, você pode receber artigos exclusivos no seu e-mail, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela.

Aproveite! Até breve! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *