Home / Informações / Cisne Negro

Cisne Negro

Identificação e Nome Científico

O cisne negro possui uma plumagem toda negra, exceto as extremidades das asas que são brancas, contudo são pouco perceptíveis. O bico é vermelho com uma mancha branca na extremidade. Possui de 1,6 a 2 metros de envergadura de asas e pesa em média 8,7 kg. Seu nome científico é: Cygnus atratus

Hábitos

O cisne negro tem hábitos diurnos, é herbívoro, ou seja, alimenta-se de plantas aquáticas que ficam na superfície, mas também pode buscá-las nas margens. É mais sedentário, porém em habitats menos favoráveis pode migrar.

Cisne Negro
Cisne Negro

Reprodução

O cisne negro é essencialmente monogâmico, apenas um terço da ninhada exibe paternidade extra pares. Geralmente, os cisnes negros nidificam nos meses mais chuvosos de inverno que compreendem fevereiro a setembro. Um ninho de cisne negro é formado por um montante de gramíneas, ervas e reaproveitado a casa ano, restaurado ou reconstruído conforme necessário.

Os cuidados parentais são compartilhados entre ambos os pais. Uma ninhada típica contém 4 a 8 ovos brancos e esverdeados que são incubados por cerca de 35 a 40 dias. A incubação começa após deitar o último ovo, de forma a sincronizar a eclosão deles.  Antes do começo da incubação, o pai irá se sentar sobre os ovos sem na realidade os aquecer. Ambos os sexos incubam os ovos, com a fêmea a incubar à noite. A mudança entre os períodos de incubação é marcada por demonstrações ritualizadas por ambos os sexos. Se ovos acidentalmente rolarem para fora do ninho, ambos os sexos irão recuperar o ovo usando o pescoço, em outras espécies de cisne, apenas a fêmea executa essa ação. Assim como os demais cisnes, defendem de forma agressiva os seus ninhos com as suas asas e bicos.

Cisne Negro Reprodução
Cisne Negro Reprodução

Som

O cisne negro emite um som musical tipo corneta e de longo alcance, quer na água quer em voo, bem como um leque de outras notas musicais. Ele pode também assobiar, especialmente quando perturbado, enquanto estiver procriando ou nidificando.

Nado

Ao nadar, os cisnes negros seguraram o pescoço arqueado ou ereto, e muitas vezes carregam as suas penas ou asas levantadas numa exposição agressiva. Em voo, uma cunha de cisnes negros formarão uma linha ou um V, com os pássaros individuais voando fortemente com os pescoços longos e ondulantes, assobiando sons com as suas asas, bem como chamadas, latidos e berros.

Cisne Negro Ave
Cisne Negro Ave

Distribuição geográfica e habitat

O cisne negro é comum nas zonas húmidas do sul ocidental e oriental da Austrália, bem como em ilhas costeiras adjacentes. No sudoeste da faixa, abrange uma área entre North West Cape, Cape Leeuwine Eucla. Enquanto no leste tem uma cobertura que vai desde a grande região delimitada pelo Planalto de Atherton, a Península Eyre e Tasmânia, com a Bacia Murray-Darling apoiando muitas e grandes populações de Cisnes Negros. É incomum no centro e norte da Austrália. A espécie foi caçada até a extinção na Nova Zelândia, mas mais tarde reintroduzida.

O habitat preferido do cisne negro estende-se através dos lagos de água fresca, salobra e salgada, pântanos e rios com vegetação subaquática e emergente para alimentos e materiais de nidificação. Os pantanais permanentes são preferidos, incluindo lagos ornamentais, mas os cisnes negros também podem ser encontrados em pastagens alagadas e lodaçais de marés, e, ocasionalmente, em mar aberto perto de ilhas ou da costa.

Cisne Negro Habitat
Cisne Negro Habitat

Migração

Os cisnes negros são animais sedentários, porém atualmente a espécie tem migrado bastante. Não existe um padrão migratório, isso aparece conforme o cenário de chuvas ou secas. Nos anos de intensa pluviosidade, a emigração ocorre do oeste sul e leste para o interior, com uma migração reversa para estas terras centrais nos anos mais secos. Quando a chuva cai nas regiões centrais áridas, os cisnes negros vão migrar para estas áreas para nidificarem e criarem seus filhotes.

Perda de penas

Os cisnes negros assim como outras aves aquáticas, perdem todas as suas penas de voo de uma só vez após o acasalamento, e eles são incapazes de voar por cerca de um mês, mas este tempo pode variar. Durante esse período, eles costumam estabelecer-se em águas grandes e abertos para a segurança.

A população global atual está estimada em até 500.000 indivíduos. Nenhuma ameaça de extinção, ou declínio significativo na população foi de acordo com a UICN a espécie da encontra-se abundante em sua área de distribuição, porém já há certa pressão para a coleta de seus ovos.

Os cisnes negros foram inicialmente vistos pelos europeus, em 1697, quando a expedição de Willem de Vlamingh explorou o rio Swan, na Austrália ocidental.

Um pouco de história…

Antes da chegada dos Maoris (povo nativo da Nova Zelândia), uma subespécie do cisne negro conhecido como o cisne da Nova Zelândia havia se desenvolvido nas ilhas, mas foram aparentemente caçados até a sua extinção. Em 1864, o cisne negro australiano foi introduzido na Nova Zelândia como uma ave aquática ornamental, e as populações são agora comuns em grandes lagos costeiros ou fluviais, especialmente nos lagos Rotorua, Wairarapa e Ellesmere, e nas ilhas de Chatham. Os cisnes negros também voaram naturalmente para a Nova Zelândia, levando os cientistas a considerá-los um nativo ao invés de uma espécie exótica, embora a população atual pareça ser em grande parte descendente de introduções deliberadas.

Cisne Negro Maori
Cisne Negro Maori

Os cisnes negros são também muito populares como uma ave aquática ornamental na Europa ocidental, especialmente na Grã-Bretanha. Porém, até agora a população na Grã-Bretanha não é considerada como auto-sustentável, o Wildfowland Wetlands Trust registou um máximo de novos pares reprodutores no Reino Unido, em 2001, com uma estimativa de 43 aves selvagens alguns anos atrás. Uma colônia de cisnes negros em Dawlish, Devon, tornou-se tão bem associada à cidade, que a ave tornou-se o emblema da cidade há quarenta anos.

Lago dos cisnes

O Lago dos Cisnes é uma das grandes peças do ballet clássico mundial. O espetáculo estreou em 1877. É encenada em quatro atos e conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Durante o dia mantém-se como um cisne, se revelando como humana durante algumas horas da noite. Para libertar-se ela precisa que um jovem admirador lhe declare amor e fidelidade. Siegfried é este e se apaixona por ela.  Mas caso seja traída, Odette permanecerá nessa condição para sempre.

Lago dos Cisnes Russian State Ballet
Lago dos Cisnes Russian State Ballet

Odete tem uma gêmea má Odile fiha de Von Rothbart que lhe toma o príncipe em sua festa. Este pensando que era a sua amada lhe declara amor eterno. Diante da traição não intencional e buscando a liberdade, Odette se joga de um precipício junto a Siegfried na esperança de viverem juntos após a morte.

Vocês podem prestigiar essa belíssima história no filme Cisne Negro, lançado em 2011 e protagonizado por Natalie Portman, no papel da bailarina Nina Sayers que interpreta os cisnes branco e negro na famosa peça citada.

Fotos de Cisne Negro 

E aí, gostou? Compartilhe! Combinado? Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Antes de fechar esse post, sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos.

Um abraço! Até breve!

Um comentário

  1. Quero saber tudo sobre cisne negro de AUSTRÁLIA e se eu colocar os ovos numa chocadeira com capacidade para 100 ovos, os ovos de cisne descascarão bem. Vou começar a criar cisne negro. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *