Home / Informações / Chinchila: Características, Reprodução e Fotos

Chinchila: Características, Reprodução e Fotos

Embora sejam tecnicamente roedores, as chinchilas são sem dúvida alguns dos animais mais fofinhos do mundo. E com um treinamento desde tenra idade, eles podem se tornar melhores amigos de seus donos humanos. Elas são consideradas pela maioria das pessoas como animais de estimação exóticos e geralmente estão à venda em exposições de animais exóticos. Aqui está o que você precisa saber sobre chinchilas se você está pensando em ter uma como animal de estimação, porque elas são um pouco mais peculiares que o animal comum. Chinchilas são consideradas espécies ameaçadas de extinção, e é ilegal caçar e capturar chinchilas selvagens como resultado, de acordo com a National Geographic. Portanto, se você está pensando em comprar uma chinchila, faça sua pesquisa primeiro e se torne um criador de chinchila respeitável.

Chinchila
Chinchila

Elas são muito energéticas

As chinchilas gostam de correr e, como resultado, a Vet Street observa que seus alojamentos precisam ser maiores que o roedor comum: cerca de 1 metro por 1 metro. Seus gabinetes também devem ser de vários níveis, com rampas e plataformas, ou ter uma seção adicional de tubos de PVC na qual possam entrar se sentirem ameaçados. Os materiais de que a gaiola é feita também são importantes: PetMD sugere uma gaiola com fundo de plástico e se afasta das gaiolas com fundo de arame, o que pode machucar os pés da chinchila. O tipo de cama também é importante, e a maioria dos veterinários recomenda produtos à base de papel. Gaiolas com barras de zinco também podem ser tóxicas para chinchilas.

Seu pêlo requer atenção especial

As chinchilas são conhecidas por seu pêlo incrivelmente macio e denso, que as ajuda a manter a temperatura do corpo em grandes altitudes (são das montanhas do norte do Chile, de acordo com Nat Geo). Isso significa que você deseja mantê-los em uma parte fresca e tranquila de sua casa, onde a temperatura não fica acima dos 25 graus Celsius, de acordo com o Spruce Pets. Chinchilas preparam-se com banhos de poeira e nunca devem ser banhadas em água . A maioria das lojas de animais vende “casas de banho” de chinchila, que são apenas caixinhas que você pode encher de pó de chinchila, também disponíveis em lojas de animais. A poeira no banho fica suja, então a Vet Street sugere que seja trocada a cada duas a três semanas. Um dos truques de pele mais estranhos da chinchila: eles podem liberá-lo para fugir dos predadores, de acordo com a Vet Street. Quando eles soltam um pedaço de pêlo, ele não causa nenhum dano à pele, mas levará alguns meses para que o pêlo volte a crescer. Você deve segurá-los gentilmente, com uma mão embaixo da barriga e a outra apoiando a extremidade posterior. Se você precisar segurá-los, a Vet Street sugere envolver a chinchila em uma toalha.

Chinchilas são noturnas

Na natureza, as chinchilas são mais ativas à noite , embora o Spruce Pets observe que elas também foram chamadas de “crepusculares”, o que significa que são mais ativas ao amanhecer e ao anoitecer. Durante o dia, eles devem ser mantidos em uma área mais tranquila e providos de uma roda ou de outros brinquedos para que eles possam se exercitar à noite.

Eles podem levar tempo para serem domadas

Se possível, você deve começar a manusear uma chinchila desde tenra idade. É provável que chinchilas mais velhas, que não tenham sido tratadas muito, nunca cheguem a ela, de acordo com o Spruce Pets. Mesmo algumas chinchilas tratadas em tenra idade podem não estar muito interessadas em ser seguradas, dependendo de sua personalidade. Os Spruce Pets sugerem que você se mova devagar e seja paciente com sua chinchila para ganhar confiança ao longo do tempo.

Chinchila
Chinchila

São exigentes com suas refeições

Chinchilas exigem uma dieta específica que não seja exatamente “baixa manutenção”. Eles precisam de muito feno: a Vet Street recomenda alimentar timothy feno a chinchilas adultas não reprodutivas e alfafa a chinchilas mais jovens até os 9 meses de idade.

Exigem cuidados veterinários

Os dentes das chinchilas crescem duas a três polegadas a cada ano, e se os dentes não se alinharem adequadamente para se desgastarem um com o outro, eles podem desenvolver uma condição comum em roedores chamada má oclusão, de acordo com a Sawnee Animal Clinic. Muitas vezes você pode vê-lo nos dentes da frente, que saem da boca. Se isso acontecer, eles precisarão de cuidados veterinários para aparar os dentes e evitar que eles causem dor, o que pode impedi-los de comer e causar outros problemas de saúde. Mesmo chinchilas sem má oclusão devem receber um “bloco de chinchila” ou um bloco de pedra-pomes, que cortará os dentes ao mastigar.

Chinchilas vivem por muito tempo

Se você está considerando uma chinchila de estimação, deve estar preparado para um compromisso sério, como qualquer animal de estimação. Chinchilas em cativeiro podem viver de 15 a 20 anos, segundo a Animal Diversity Web. Chinchilas são animais de estimação bonitos e energéticos, mas requerem atenção especial e muita paciência. Assistindo um banho de chinchila é totalmente vale a pena embora.

A Reprodução das Chinchilas

Chinchilas femininas são principalmente monogâmicas. A época de reprodução ocorre entre novembro e maio no Hemisfério Norte e entre maio e novembro no Hemisfério Sul. As fêmeas normalmente têm duas ninhadas por ano, com dois a três filhotes por ninhada. O período de gestação dura 111 dias, e os jovens têm um significado precoce, pois são bem desenvolvidos no nascimento. As chinchilas recém-nascidas pesam até 35 gramas e são totalmente peludas e têm os olhos abertos. A lactação dura 6-8 semanas e a maturidade sexual é atingida após 8 meses.

Conclusão

As chinchilas foram criadas em cativeiro no final do século 19, mas não foi até 1920 que a criação comercial começou. Chinchilas domesticadas foram descritas como mais inteligentes que o coelho médio e mais divertidas que os ratos. Eles memorizam trilhas e têm boas lembranças. Chinchilas são animais muito tímidos, mas confiam em seus donos. Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *