Home / Informações / Carneiros Comum (Doméstico) e Montanhês

Carneiros Comum (Doméstico) e Montanhês

Ovis é um gênero de mamíferos, parte da subfamília antílope caprino da família dos ruminantes Bovidae. Carneiros são os machos da espécie, as fêmeas são chamadas de ovelhas, e os filhotes, de cordeiros. Existem oito tipos de ovinos:

  • Doméstico;
  • Carneiro de Bighorn ou carneiro selvagem;
  • Carneiro de Dall;
  • Muflão;
  • Ovis nivicola;
  • Muflão asiático;
  • Urial;
  • Argali.
Carneiro Shrek
Carneiro Shrek

Carneiro Comum/ Doméstico

Ovelhas domésticas (Ovis aries) são quadrúpedes, mamíferos ruminantes tipicamente mantidos como gado e são membros da ordem Artiodactyla, os ungulados de dedos iguais.

Origem

As ovelhas são mais provavelmente descendentes do muflão selvagem da Europa e da Ásia. Um dos primeiros animais a ser domesticado para fins agrícolas, as ovelhas são criadas como fonte de lã, carne (cordeiro ou carneiro) e leite. A lã de ovelha é a fibra animal mais usada e geralmente é colhida por cisalhamento. As ovelhas são importantes fontes de lã e também de carne, e ocasionalmente criadas para peles, como animais leiteiros ou como organismos modelo para a ciência.

Carneiro Doméstico
Carneiro Doméstico

Distribuição

A criação de ovinos é praticada em toda a maioria do mundo habitado e tem sido fundamental para muitas civilizações. Na era moderna, a Austrália, a Nova Zelândia, os países sul e centro da América do Sul e as Ilhas Britânicas estão mais intimamente associadas à produção de ovinos.

Dieta

Ovelhas são mamíferos herbívoros. A maioria das raças prefere pastar na grama evitando comer as partes mais altas e amadeiradas das plantas que as cabras consomem prontamente. Tanto as ovelhas quanto cabras usam seus lábios e línguas para selecionar partes da planta que são mais fáceis de digerir ou mais nutritivas. As ovelhas, no entanto, pastam bem em pastagens de monoculturas onde a maioria das cabras se sai mal.

Comportamento

Eles seguem um padrão diurno de atividade, alimentando-se do amanhecer ao anoitecer, parando esporadicamente para descansar e mastigar sua ruminação. O pasto ideal para os carneiros não é uma grama semelhante a grama, mas uma variedade de gramíneas e legumes. Os tipos de terra onde as ovelhas são criadas variam muito, desde pastagens que são semeadas e melhoradas intencionalmente até terras nativas. Plantas comuns tóxicas para esses ovinos estão presentes na maior parte do mundo e incluem (mas não se limitam a) cereja, alguns carvalhos e bolotas, tomate, ruibarbo e batata.

Carneiro
Carneiro

Reprodução

As ovelhas seguem uma estratégia reprodutiva similar a outros animais de rebanho. Um grupo de ovelhas é geralmente acasalado por um único carneiro, que foi escolhido por um criador ou (em populações selvagens) estabeleceu domínio através de competição física com outros carneiros. A maioria das ovelhas são reprodutoras sazonais, embora algumas possam se reproduzir durante o ano todo. Ovelhas geralmente atingem a maturidade sexual aos seis a oito meses de idade, e os machos geralmente em quatro a seis meses.

Carneiro Reprodutor
Carneiro Reprodutor

No entanto, existem exceções. Por exemplo, as ovelhas Finnsheep podem atingir a puberdade em 3 a 4 meses, e as ovelhas Merino às vezes atingem a puberdade entre 18 e 20 meses.

As ovelhas tem ciclos de cio a cada 17 dias, durante os quais emitem um cheiro e indicam prontidão por meio de demonstrações físicas em direção aos carneiros. Uma minoria de carneiros (8% em média) exibe uma preferência pela homossexualidade e um pequeno número de fêmeas que eram acompanhadas por um feto masculino no útero são freemartins (fêmeas que são comportamentalmente masculinas e não têm ovários em funcionamento).

Carneiro Montanhês 

As espécies abaixo são de carneiros que habitam as montanhas de maneira selvagem. É bem provável que todos os carneiros habitariam as montanhas não fosse a domesticação! A natureza saltadora deles faz com que eles prefiram lugares montanhosos!

  • O nome ‘argali’ é a palavra mongol para ovelhas selvagens. É a maior espécie de carneiro selvagem. Os Argali tem entre 85 a 135 cm de altura até o ombro e pode medir 136 a 200 cm de comprimento da cabeça até a base da cauda. A fêmea é menor por uma margem considerável, às vezes pesando menos da metade do que o macho. As ovelhas podem pesar de 43,2 a 100 kg e os carneiros pesam tipicamente de 97 a 328 kg;
  • O muflão tem casacos de pelo curto, de cor castanho-escura a castanho-escuro, com riscas escuras nas costas e áreas ventrais pretas e manchas de sela de cor clara. Os machos possuem chifres e algumas fêmeas também possuem. Os chifres de carneiros maduros são curvados em quase uma circunferência completa (até 85 cm). O Muflão tem altura dos ombros em torno de 0,9 m e peso corporal de 50 kg (machos) e 35 kg (fêmeas);
Carneiro Montanhês 
Carneiro Montanhês
  • O Ovis canadensis é uma espécie de ovelha nativa da América do Norte. A espécie é nomeada por seus grandes chifres. Um par de chifres pode pesar até 14 kg e as ovelhas pesam até 140 kg. Testes genéticos recentes indicam três subespécies distintas de Ovis canadensis, uma das quais está em perigo de extinção, o Ovis c. sierrae. O Ovis canadensis originalmente cruzou para a América do Norte sobre o estreito de Bering vindo da Sibéria. A população na América do Norte chegou a milhões e a ovelha selvagem entrou na mitologia dos nativos americanos.
  • O uriano (Ovis orientalis vignei), também conhecido como arkars ou shapo, é um subgrupo da ovelha selvagem Ovis orientalis. Característica notável é o pelo longo castanho-avermelhado que se desvanece durante o inverno. Os machos são caracterizados por um ruff preto que se estende do pescoço até o peito e grandes chifres. É encontrado na Ásia central ocidental. O outro grupo de subespécies de O. orientalis é o muflão, porém os dois grupos tem sido considerados espécies separadas.
Carneiro-de-dall
Carneiro-de-dall
  • O carneiro de Dall, também conhecida como a carneiro thinhorn (Ovis dalli) é uma espécie de carneiro silvestre nativa do noroeste da América do Norte, variando de branco a castanho-amarelado e tendo chifres curvos, castanho-amarelados. As duas subespécies são as ovelhas de Dall ou e as subespécies mais meridionais, ovelhas Stone (também soletradas ovelhas de Stone) (O. d. Stonei), que é um marrom ardósia com algumas manchas brancas na garupa e dentro das patas traseiras.
  • A ovelha da neve (Ovis nivicola), ou carneiro siberiano, é uma espécie de ovelha das áreas montanhosas no nordeste da Sibéria. Uma subespécie, a ovelha da neve Putorana (Ovis nivicola borealis), vive isolada das outras formas nas montanhas Putoran.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *