Home / Informações / Caranguejo: Curiosidades, Fotos e Alimentação

Caranguejo: Curiosidades, Fotos e Alimentação

Hoje vamos falar dos caranguejos. Sabia que eles fazem parte do mesmo grupo dos insetos, isso acontece porque ele é um animal artrópode. Dentro deste conjunto ele está inserido no agrupamento dos crustáceos, onde encontramos não só ele, como os camarões, lagostas e tatu bola de jardim – pois é. 

Sobre o caranguejo

Como dito, faz parte do grupo dos artrópodes, o que quer dizer que o bicho é invertebrado, exibindo um esqueleto externo – sua carapaça protetora – e forte. 

Esse animal apresenta características diferentes entre machos e fêmeas, não só em tamanho, mas também em forma e cor. O traço mais notável entre ambos é o desenho da parte inferior do seu tórax. O macho tem essa região mais pontuada, enquanto a fêmea apresenta uma forma mais arredondada. 

E, embora exista um grande número de bichos que levam o nome de caranguejo, nem todos são verdadeiros. 

Caranguejo
Caranguejo

Características físicas 

Ele é dotado de dez pernas e por isso é denominado como Decápodes. Parecido com as aranhas, ele possui patas que se dobram nas articulações. 

Dois membros dianteiros, chamados de garras, não são usadas para a locomoção do indivíduo. As pinças tem um tamanho avantajado. Usa as traseiras para nadar, é por isso que elas tem um formato de remo. Normalmente, os machos apresentam neste local uma cor azul, enquanto nas fêmeas estás são vermelhas. Aliás, essa coloração oferece uma aparência engraçada a ela, parecendo que aplicaram esmalte no local. 

Possui duas anteninhas que, na realidade, são seus olhos. Graças a esse formato, o indivíduo é capaz de ver tudo a sua volta, mesmo quando está dentro da água. Essa região é composta de uma centena de pequenas lanternas. 

O abdômen do animal está em cima da sua casca principal, diferente das lagostas, por exemplo, que tem essa nas costas. Também dispõe de membros modificados chamados de maxillipeds, usadas para sua alimentação. 

Seu corpo achatado permite que ele passe por fendas estreitas e caminhos na água que o ajuda a fugir de seus predadores. 

Alimentação do caranguejo

O caranguejo é do tipo onívoro, o quer dizer que ele come tanto vegetais quanto outros animais. Sua dieta é composta de vermes, algas, moluscos e outros crustáceos. A propósito, o canibalismo é comum entre a espécie, ou seja, ele come outros caranguejos. 

Por ter uma grande quantidade dessas criaturas, com hábitos diferentes, é comum encontrar bichos com outras dietas alimentares. Mas o que mais influencia este regime é o local onde o crustáceo mora e disponibilidade de comida daquela região.

No caso dos caranguejos de água salgada, eles comem filhotes de tartaruga, assim como carcaças de pássaros – e outros animais marinhos – levados pela correnteza até a costa. 

E lembra que comentamos que uma de suas patas é modificada para alimentação? É neste momento que ele a usa para segurar a comida, rasgá-la em pequenos pedaços e levá-la até a boca. É comum entre algumas espécimes elas filtrarem a comida na água usando suas cerdas sensíveis. Estás são rígidas e lembram um conjunto de fios de cabelo. 

Habitat 

Costuma habitar, principalmente, locais com água, como rios, lagos – doce e salgada – e oceanos. A maioria prefere os locais de água doce. 

Mais uma vez, por ter uma grande variedade desses artrópodes, alguns chegam a morar em regiões terrestres. É um comportamento comum entre aqueles que habitam países tropicais. 

Abundância 

Ao todo, existem cerca de 6700 tipos de caranguejos, que são divididos em 93 famílias. O homem conhece 4500 mil delas. Cerca de 850 são semi-terrestres e moram em água doce. E, como de costume, alguns animais que vivem nestes locais estão ameaçados de extinção devido ao consumo exercendo pelo humanos. 

Dentre as espécies mais conhecidas estão: caranguejo do coco, eremita, ferradura, azul, aranha japonês, rei caranguejo, da neve, de dungeness, violinista, aratu e caranguejo. 

Caranguejos diferentões

Mesmo disponível em grande quantidade, cada grupo possui suas próprias características, que os separam, mas existem aqueles com traços únicos. 

Caranguejo framboesa: como o próprio nome já indica, essa criatura tem a textura e a cor do seu corpo parecido com essa fruta. 

Caranguejo framboesa
Caranguejo framboesa

Caranguejo Palhaço: é uma das menores espécimes. Ele é bem colorido, lembrando o peixe-palhaço, vulgo, Nemo. 

Caranguejo Palhaço
Caranguejo Palhaço

Caranguejo Mascarado: seu corpo se parece muito com um rosto humano. 

Caranguejo Mascarado
Caranguejo Mascarado

Caranguejo Orangotango: este apresenta cabelos castanhos e espessos, como esse primata. 

Caranguejo Orangotango
Caranguejo Orangotango

Caranguejo Aranha: tem pernas longas e afiadas, com um torso que parece uma guitarra. 

Caranguejo Aranha
Caranguejo Aranha

Caranguejo Cervejeiro: detêm uma grande quantidade de pele, parecendo um urso. 

Caranguejo Cervejeiro
Caranguejo Cervejeiro

Caranguejo Pom-pom: carrega uma anêmona no meio de cada pata, o que dá a impressão que ele está carregando um pom-pom. 

Caranguejo Pom-pom
Caranguejo Pom-pom

Curiosidades 

  • Existe um piolho de caranguejo que é um parasita, ele se alimenta de carne humana. Normalmente é encontrado nos pelos pubianos. 
  • Carrega uma grande quantidade de ovos, cerca de 2 milhões. Mas, mais da metade não sobrevive. 
  • Na fase larval, este bicho é minúsculo, do tamanho de uma cabeça de alfinete, sendo quase impossível vê-lo. 
  • Ele trabalha em conjunto para achar comida e proteger sua família. 
  • O caranguejo pode ser atingido por um parasita chamado sacculina. Este é capaz de castrar o animal e ainda fazê-la carregar seus ovos. Normalmente quando desenvolve essa mazela, não recebe uma quantidade suficiente de nutrientes e acaba morrendo. 
  • O caranguejo coco e o ladrão tem a habilidade de escalar árvores. Sendo o coco o maior artrópode que vive em terra. E, como o próprio nome sugere, ele consegue abrir um coco, contanto que esteja em grupo. 
  • O eremita na realidade não é um caranguejo de verdade. Ele tem aparência de caracol e está espalhado pelos oceanos do mundo todo. Sua casca é de outro animal. 
  • Caranguejo-ferradura tem uma aparência bem estranha e, assim como o primeiro, não é um caranguejo de verdade. Ele possui uma cauda fina, que usa quando está nadando. 
  • A espécie pedra é destra. Este indivíduo tem a capacidade de regenerar suas garras. Em decorrência dessa habilidade, é comum os pescadores pegarem esse membro e jogar o bicho de volta na água.
  • O macho do caranguejo areia tem chifres acima dos seus olhos. 
  • O caranguejo-azul tem espinhos. A fêmea dessa espécie só acasala uma vez em toda a sua vida. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *