Home / Informações / Características e Curiosidades da Tartaruga-aligator: Fotos

Características e Curiosidades da Tartaruga-aligator: Fotos

A tartaruga jacaré ou tartaruga Alligator é uma das maiores tartarugas de água doce do mundo. Essas criaturas podem pesar até 90 kg e a concha pode atingir três quartos de metro de comprimento. A cabeça grande, que pode ter 25 cm de diâmetro, possui mandíbulas afiadas e poderosas, capazes de esmagar e cortar um dedo.

Elas geralmente são animais lentos e plácidos, mas mordem se forem manuseados grosseiramente. A concha é marrom-oliva, com uma série de saliências que se estendem da frente para trás, semelhantes às escamas de um jacaré, daí seu nome comum. A parte inferior da concha é de cor amarelada.

As características definidoras da tartaruga-jacaré são sua cabeça grande, mandíbulas fortes e bico em gancho. Tem uma carapaça marrom-escura espetada. As tartarugas-jacaré têm línguas longas e estreitas, equipadas com um apêndice que parece um verme para atrair presas. As algas que crescem nas costas dessas tartarugas emprestam camuflagem entre os leitos lamacentos do rio em que habitam.

Tartaruga-aligator
Tartaruga-aligator

Habitat

A gama de espécies diminuiu um pouco nos últimos tempos devido ao desmatamento e à caça de alimentos. Agora, está quase totalmente confinado ao sistema do rio Mississippi, no sul dos EUA. A maior parte da vida de uma tartaruga-jacaré é passada na água.

Elas podem ficar submersos por longos períodos de tempo e até hibernam durante o inverno no fundo de lagoas e lagos. Surpreendentemente, uma enorme tartaruga jacaré macho adulto foi descoberta recentemente nos esgotos do interior de Sydney, Nova Gales do Sul. Ele foi transferido para o Australian Reptile Park, onde foi batizado de ‘Leonardo’ depois das “Tartarugas Ninja Mutantes” e rapidamente se tornou uma celebridade internacional.

Alimentação

A comida principal do pargo é o peixe. Você pode se perguntar como um predador calmo e lento pode capturar presas tão rápidas. Isso é alcançado pelo uso da língua. A tartaruga repousa no fundo do lago com a boca aberta. Ele permanece perfeitamente imóvel, exceto por sua língua, que é rosa, longa e fina.

Quando isso é contornado, tem uma notável semelhança com um verme vivo. O peixe é atraído pelo item alimentar em potencial e nada na boca aberta, que é fechada com a velocidade da luz. Outros itens alimentares, como sapos, invertebrados e até patinhos também podem ser tomados.

O que as tartarugas-jacaré fazem quando ficam com fome? Vão pescar! Elas atraem peixes para a boca mexendo a língua, que tem um acessório especial em forma de verme. Quando os peixes são enganados e se aproximam, acabam como a próxima refeição das tartarugas!

Além dos peixes, as tartarugas-jacaré também comem outras tartarugas, sapos, cobras, caracóis, minhocas, amêijoas, lagostins e plantas aquáticas. Esse é um menu e tanto

Reprodução

As tartarugas-jacaré costumam acasalar durante a primavera. Cerca de dois meses depois, geralmente no início de junho, a fêmea se arrastará para um banco de areia adequado, onde cavará um buraco com as patas traseiras traseiras e enterrará entre 8 a 52 ovos. Em seguida, são cobertos com areia e deixados para incubar entre 100 a 140 dias.

Um Problema Gigante

As tartarugas-jacaré estão com problemas na natureza. Eles sofrem com a perda de habitat, poluição da água e colheita excessiva. Embora alguns estados tenham leis que impedem sua colheita, em outros estados é permitido com permissões.

Esses animais precisam da nossa ajuda para se recuperar. Você pode fazer sua parte ajudando a proteger seu habitat. Evite atividades que levem à poluição da água, organize um dia de limpeza de córrego local ou ajude a restaurar uma área de pântano.

Tartaruga-aligator
Tartaruga-aligator

Curiosidades

  • As tartarugas jacarés podem ficar submersos por até 50 minutos antes de precisarem respirar. Isso pode parecer muito tempo, mas na verdade é menos do que muitas outras espécies de tartarugas.
  • As tartarugas-jacaré vivem cerca de 50 anos.
  • A tartaruga jacaré foi chamada de “dinossauro do mundo das tartarugas” por causa de sua aparência primitiva e cauda de dinossauro.
  • Muitas pessoas podem pensar que as tartarugas-jacaré são semelhantes às tartarugas comuns, mas não são. A maior diferença pode ser vista em sua estrutura de casca. Carangas comuns têm uma concha arredondada e suave, mas as conchas dos caracóis apresentam pontas elevadas, que parecem muito mais intimidadoras. Na foto abaixo, a tartaruga-jacaré está à esquerda.
  • As tartarugas-jacaré são devoradoras de carne e costumam comer peixes. No entanto, sabe-se que eles comem quase tudo o que podem falar, incluindo cobras, sapos e até guaxinins! Em alguns casos, eles comeram outras tartarugas e pequenos jacarés. Isso é bastante apetite!
  • Existem apenas três espécies conhecidas de tartarugas-jacaré existentes no mundo. Por mais de um século, os especialistas pensaram que cada um deles pertencia a uma única espécie, mas em 2014, um estudo constatou que na verdade existem mais duas.
Tartaruga-aligator
Tartaruga-aligator

Vida aquática

As tartarugas-jacaré são quase totalmente aquáticas (que ficam na água). Eles saem da água apenas para aproveitar o sol (quando precisam se aquecer) ou para aninhar (no caso das fêmeas).

Os jacarés passam as horas do dia se escondendo em toras ou raízes submersas, esperando os peixes nadarem. Tornam-se ativos à noite, quando caminham lentamente pelo fundo do rio (ou lago ou pântano) em busca de comida. Apesar do estilo de vida aquático, eles não nadam muito.

As tartarugas-jacaré têm mandíbulas poderosas e conchas muito duras. O que você pode prever que eles comem? Onde você acha que as tartarugas-jacaré podem estar em uma cadeia alimentar? Por quê?

Mandíbulas poderosas são usadas para esmagar. Como as tartarugas-jacaré têm mandíbulas tão fortes, elas podem comer peixe e romper os ossos ou lagostins, esmagando o exoesqueleto. Outras espécies de tartarugas não têm necessariamente mandíbulas tão fortes.

Tartaruga-aligator Mordida
Tartaruga-aligator Mordida

As pequenas tartarugas comem caracóis, larvas, lagartas, gramíneas, frutas caídas e cogumelos. Outras tartarugas têm bordas serrilhadas na boca para ajudá-las a rasgar a grama ou saliências espinhosas dentro da boca para ajudá-las a comer água-viva. Compare as bocas de uma tartaruga jacaré e de uma tartaruga de caixa. Como você acha que suas bocas os tornam adequados para comer o tipo de alimento que compõe suas dietas?

A casca dura da tartaruga jacaré torna difícil para muitos animais comê-las. Eles também podem ser bastante grandes. Por esse motivo, eles estão próximos ou no topo de uma cadeia alimentar. Eles são onívoros que comem plantas e animais. Por esse motivo, eles são pelo menos consumidores secundários.

Conclusão

O que você achou de todas essas informações sobre as tartarugas Alligator? Eu espero que tenha gostado muito! Aproveite e compartilhe com os seus amigos e conhecidos para que todos possam conhecer a verdade por trás dessa famosa espécie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *