Home / Informações / Características Do Tubarão Tigre: Respiração, Reprodução E Nome Científico

Características Do Tubarão Tigre: Respiração, Reprodução E Nome Científico

Temos no Brasil cerca de oitenta e oito espécies diferentes de tubarão. Uma porção das mais de quatrocentas espécies diferentes em todo o mundo. Hoje conheceremos um pouco mais sobre uma espécie em particular, o tubarão tigre.

Uma espécie muito comum no nordeste brasileiro que pode chegar a mais de seis metros de comprimento. Vem com a gente?

Tubarão Tigre
Tubarão Tigre

Galeocerdo Cuvier Ou Tubarão Tigre

O nome científico desta espécie é Galeocerdo cuvier e assim como inúmeras outras espécies que conhecemos, infelizmente está quase ameaçada de extinção.

Integra a família Carcharhinidae e como a maioria dos tubarões prefere água tropicais e subtropicais com uma boa distribuição geográfica. Por falarmos em distribuição geográfica é normalmente avistado no nordeste do país.

Em relação as suas características físicas pode atingir mais de seis metros de comprimento e é robusto e corpulento. Seu dorso possui variações de cor, podendo ser de cinza escuro a uma mistura de cinza com marrom por vezes chegando próximo ao azulado e apresenta manchas em todo o seu corpo. No ventre por sua vez apresenta um tom mais claro, quase branco.

Ainda sobre as suas características físicas, tem a cabeça alargada, levemente achatada. O seu focinho segue a mesma linha, é curto, arredondado. A sua nadadeira caudal é pontiaguda, uma característica pertinente de sua espécie.

Em relação aos seus dentes apresentam um formato triangular similar ao de um abridor de latas. A dentição é extremamente eficaz e possui a capacidade de quebrar ossos, rasgar carne e destroçar até mesmo cascos de tartarugas com facilidade.

Nome Do Tubarão Tigre E Comportamento

Por que você acredita que esta espécie recebe este nome tão particular? Isso acontece porque o tubarão apresenta manchas verticais em todo o seu corpo que remetem a pelagem malhada dos tigres. Curiosamente estes animais vão perdendo as manchas conforme vão envelhecendo.

Em relação ao seu comportamento, é uma espécie muito curiosa no que diz respeito aos mergulhadores e banhistas mas os ataques não são comuns. Embora não seja comum, é infelizmente a terceira espécie com o maior número de ataques contra seres humanos, ficando atrás apenas do tubarão branco e do tubarão de cabeça chata.

Estas três espécies atreladas ao tubarão galha branca oceânico são as responsáveis pelo maior número de ataques contra seres humanos acidentalmente e sem motivo aparente. Justamente por este elevado número de ataque são responsáveis pelo elevado número de óbitos concomitantemente.

Ainda por conta de suas manchas típicas podem receber uma série de nomes diferentes, dentre eles: cação tinteiro, tubarão tinteiro, tubarão jaguara, cação jaguara e apenas tigre.

Tubarão Tigre
Tubarão Tigre

Alimentação Da Espécie

Assim como outras espécies de tubarão, o tubarão tigre é um exímio predador e que se alimenta de uma quantidade considerável de distintos animais. Está no topo da cadeia alimentar do ecossistema no qual está inserido e a sua alimentação inclui dentre outros animais, lulas, peixes, focas, tubarões de menor porte, aves marinhas e até mesmo tartarugas. Como vimos anteriormente os seus dentes o permitem quebrar um casco com facilidade.

Curiosamente é uma das espécies que mais frequentemente acaba ingerindo artigos adversos encontrados no mar. Não raramente são encontrados no trato discretivo deste tubarão, botas, pneus, latas de conserva e lixo geral.

Em um texto como este, sobre as características de uma espécie de tubarão (que pode parecer distante para algumas pessoas) percebemos como tudo está interligado e como é fundamental a preservação dos nossos oceanos.

Voltando a falar sobre a alimentação do tubarão-tigre, ele não possui uma estratégia de caça elaborada, mas ainda assim é muito eficaz e não o deixa na mão. Por conta de sua coloração que por vezes chega ao tom azulado consegue se camuflar muito bem e surpreender a sua presa por baixo.

O tubarão-tigre ao localizar a sua presa se posiciona estrategicamente em baixo da mesma e espera o momento exato para atacá-la de modo a surpreendê-la. O tubarão espera o momento em que calcula que a presa não poderá escapar para atacá-la.

Curiosidades Do Tubarão Tigre

O tubarão-tigre assim como acontece com outras espécies de tubarão caso venha a perder um dente, outro nascerá no lugar para suprimir a queda.

Embora possam atingir até seis metros de comprimento, a média esperada para os indivíduos da espécie é de cerca de três metros de comprimento e o peso estimado em seiscentos quilos. Apesar da média, já foram encontrados tubarões tigre com mais de seis metros de comprimento e mais de uma tonelada.

Assim como as outras espécies de tubarão, são animais que responsáveis pela manutenção do equilíbrio no ecossistema no qual estão inseridos e isso ocorre de duas maneiras diferentes. A primeira delas é evitando o crescimento de determinadas populações que servem de alimentos para eles. A segunda é por ser tido como uma ameaça, ou seja, espécies tendem a não permanecer por muito tempo no local onde estes animais estão justamente por conta do risco iminente de um ataque.

Em relação as suas características físicas, as barbatanas são em um típico formato de foice e a superior é a mais bem desenvolvida de todas elas.

É um animal corpulento, mas com o formato do corpo levemente curioso. Sua cabeça é bem larga e conforme vamos nos aproximando da cauda temos um corpo que se afunila gradativamente de maneira desproporcional ao tamanho de sua cabeça.

Desaparecimento De Sua Espécie

Embora o tubarão-tigre esteja quase ameaçado de extinção (um quadro que é preocupante, mas não chega a ser alarmante), o cenário não é o mesmo para grande parte das espécies. Isso por conta da pesca predatória da qual estes animais são vítimas.

Mesmo estando no topo da cadeia alimentar, o homem acaba se tornando o seu grande predador, isso em decorrência do mercado do qual a espécie faz parte. Sendo aproveitados desde o seu couro, carne, barbatanas e o famoso óleo de fígado de tubarão.

Em relação a estes produtos derivados, um deles é o principal responsável por dizimar populações inteiras de tubarões anualmente, estamos a nos referir a sopa de barbatanas. Uma iguaria de origem asiática que se utiliza das barbatanas de tubarões como o seu ingrediente principal e que vem conquistando apreciadores em todo o mundo, infelizmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *