Home / Informações / Características Do Tubarão Branco: Habitat, Tamanho E Peso

Características Do Tubarão Branco: Habitat, Tamanho E Peso

Quando pensamos em tubarão, certamente o tubarão-branco é um dos que nos vem rapidamente a cabeça, devido as suas características físicas que podem realmente assustar. É um das grandes espécies de tubarão e assim como os outros é mais que um brilhante caçador. Você está preparada para conhecer este incrível animal?

Se você tem medo de tubarões, sem dúvida alguma, o tubarão-branco não é o mais indicado para que você possa conhecer um pouco mais da espécie visto principalmente os seus atributos físicos que dão medo até nos mais confiantes.

O Tubarão Branco

O tubarão-branco está atualmente ameaçado de extinção devido em grande parte pelo comportamento do homem frente a natureza e a destruição do seu habitat. O seu nome científico é Carcharodon carcharias e é o único sobrevivente do gênero Carcharodon. É hoje o maior peixe predador encontrado e as suas dimensões realmente intimidam. O tubarão-branco pode medir até sete metros de comprimento e pesar mais de duas toneladas e meia.

Tubarão Branco
Tubarão Branco 

Seus habitats normalmente costumam ser as águas costeiras e as profundezas dos oceanos. Uma importante característica do seu habitat é que seja rico em fontes de alimento para o tubarão-branco são principalmente os pinípedes. Os pinípedes correspondem a um grande grupo de mamíferos aquáticos que engloba desde os leões marinhos, aos lobos e as focas.

Em relação a esta espécie há uma característica curiosa quanto a sua nomeação, o nome dado ao tubarão-branco depende e muito de sua localização geográfica e isso não tem nada a ver com eventuais traduções ou adaptações linguísticas. Para você entender, aqui chamamos esta espécie de tubarão-branco, em espanhol o nome dado é tiburón blanco, ou ainda a depender dos indivíduos a expressão usada é gran tiburón blanco. Esta última expressão como uma adaptação da utilizada pelos norte americanos que denominam a espécie como great white shark, (o que para nós daria algo próximo a grande tubarão-branco).

Na Espanha, de acordo com a região há ainda a utilização da expressão jaquetón ou jaquetón blanco. A expressão marrajo também já foi utilizada, mas acabou caindo em desuso visto a confusão que acabava causando uma vez que era uma expressão utilizada também para outras espécies de tubarão. Em Cuba, a expressão é ainda mais diferente e o tubarão-branco é chamado pelos nativos de devorador de homens.

As Características Do Rei Dos Mares

Não estamos nos equivocando com a nomeação do tubarão-branco como o rei dos oceanos, visto que de fato este animal impõe medo e é o topo da cadeia alimentar de onde está inserido. Você vai conhecer um pouco mais sobre suas características físicas e entender porque para nós ele é o rei dos mares.

O tubarão-branco é um peixe ósseo, e como tal possui um esqueleto formado predominantemente por ossos. Como não possuem bexiga natatória, precisam ficar em constante movimento para evitar que afoguem. O que é super estranho para um peixe, mas isso acontece com o tubarão-branco devido à falta de bexiga natatória que auxiliaria os peixes ósseos no controle de sua densidade em relação à água.

São animais que apresentam a respiração branquial, feita por meio das brânquias que ficam protegidas pelos opérculos.

Em relação ao seu corpo, distintamente do ocorrido com outras espécies de tubarões possuem o mesmo em formato de fuso e com característico peso corporal.

Tubarão Branco no mar
Tubarão Branco no mar

O seu bico apresenta formato curto e cilíndrico ao mesmo tempo em que o mesmo é largo. Sua boca está sempre levemente aberta, permitindo observarmos uma fileira de seus grandes dentes, ora da parte superior, ora da parte inferior.

Ainda em relação as suas características físicas, em especial aos seus dentes, eles são inconfundíveis, apresentam formato triangular, de estrutura larga, grande e serrada. São altamente capazes de morder, rasgar e cortar praticamente qualquer coisa com uma mordida cinco vezes mais potente que a mordida humana.

Seus olhos são sempre negros e extremamente pequenos enquanto que suas narinas são estreitas. Apesar do nome, tubarão branco, o mesmo possui uma coloração branca apenas na região ventral, o dorso do mesmo possui um cor acinzentada. Por incrível que pareça essa coloração cinza é estratégica nesta região e serve justamente para camufla-lo sob a luz do sol ou nas profundezas do oceano. Embora seja simples, esta estratégia funciona e incrivelmente bem.

Segundo alguns estudiosos a denominação tubarão branco seria apenas apropriado aos exemplares da espécie que por ventura nascessem albinos, o que embora seja raro já aconteceu. O registro teria sido feito em 1996 na África do Sul onde pescadores teriam capturado um tubarão branco albino do sexo feminino extremamente jovem, medindo pouco mais de um metro e quarenta centímetros.

Detalhes Sobre Seu Habitat

Como comentamos anteriormente os tubarões desta espécie vivem na plataforma continental (área correspondente aos fundos marinhos) e próximo as costas. Outra característica de seu habitat é a abundância de luz e grande variedade de alimento. Especificamente podemos encontrar esta espécie no Golfo do México, em Cuba, na Florida, na Costa Leste dos Estados Unidos e também no Rio de Janeiro (para citarmos apenas alguns dos locais).

Apesar de uma considerável distribuição geográfica, os tubarões desta espécie não podem ser encontrados nos oceanos ártico e antártico. Embora o tubarão branco possa incrivelmente controlar a sua temperatura estes não seriam capazes de sobreviver em níveis tão baixos, como as temperaturas presentes nestes oceanos.

Tubarão Branco e mergulhador
Tubarão Branco e mergulhador

A Relação Do Tubarão Branco Com As Orcas

Os tubarões são um dos animais mais poderosos do oceano e é também o maior peixe carnívoro do planeta. Apesar de todo este porte e magnitude o tubarão branco está vulnerável ao ataque do ser humano que está a degradar o seu habitat. Além do ser humano, outro eventual inimigo do tubarão branco é a orca, que é outra gigante aquático. Há um registro de um ataque de orca contra um tubarão branco juvenil de cerca de três metros de comprimento. A orca, envolvida neste ataque era uma fêmea da espécie e possuía aproximadamente seis metros e meio de comprimento. O tubarão atacado morreu.

Segundo estudos há uma relação de respeito entre estes animais, caso um tubarão aviste uma orca em um determinado local, o mesmo se afasta imediatamente podendo regressar somente dias após as orcas o terem abandonado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *