O interesse pelo meio ambiente tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente em momentos onde a preservação ambiental é pauta de assuntos em nível mundial.
E falando em natureza, principalmente em fauna, sempre acabamos tendo curiosidade sobre alguns animais, e aqui vamos trazer um animal que é muito conhecido, saindo um pouco do foco no rei da selva.
Estamos falando exatamente do tigre siberiano, um animal que é muito pouco falado, porém é até considerado um animal sagrado em algumas religiões, então se você quer saber mais sobre o mundo animal, saber mais sobre o tigre siberiano, então esse texto é para você.

O Tigre Siberiano
Você conhece o tigre siberiano? Muitas vezes ouvimos falar normalmente dos leões, tigres e leopardos, porém quando se trata especificamente do tigre siberiano não há tanta atenção para o animal.
O tigre siberiano, conhecido também como tigre de amur, é apenas uma das seis espécies de tigre que existem no mundo, acabando com a relação de tratar o tigre como apenas um animal, esquecendo de suas especificidades.
É um tigre com as características básicas do seu grupo, sendo um caçador rápido, tendo sua atividade mais voltada para a noite, sendo um animal mais ativo durante o fim da noite e a madruga.
Habitat
O tigre siberiano é um animal, que pelo nome, já lembra o clima de frio, então não é um animal que se encontra em diversas partes do globo, o que torna difícil vê-lo.
Ele é um animal que ganhou seu nome, tigre de Amur, justamente pelo local onde ele habita, que é nas proximidades no rio Amur, que é localizado na Sibéria. Além da Sibéria ele ainda é encontrado em uma pequena parte da área noroeste da China, fazendo ele aparecer apenas na China, Sibéria e na Rússia.
Características Básicas
O tigre siberiano é muito conhecido principalmente pela cor e traços característicos do seu pelo, mas quando se trata do tigre siberiano isso é um pouco diferente, ele não é um animal que tem a coloração igual aos outros animais de sua família.
O tigre siberiano tem uma pelagem mais clara, muito por adaptação ao seu habitat, que é muito claro por conta do tempo frio e neve, e como ele precisa dessa camuflagem para a caça, sua pelagem acabou clareando com o passar das gerações. Outra característica marcante do tigre siberiano é sua relação de bando, os tigres siberianos são solitários e territorialistas, fazendo com que eles não andam em bando e não caçam em grupo.
Em seu ciclo de vida, ao nascerem eles permanecem com suas mães, onde ficam com ela até o momento em que são treinados e ficam independentes para conseguir o seu próprio alimento, após isso eles se separam e vão em busca de um território próprio.
Alimentação
Quando o assunto é alimentação, os tigres siberianos se alimentam basicamente dos animais disponíveis no seu habitat, que se resume basicamente a javalis, ursos, alces e cervos. A grande questão em relação a sua alimentação não é exatamente relacionada aos animais que eles caçam, mas sim relacionada com a disponibilidade de comida.
Como a alimentação é muitas das vezes escassa e eles ficam por longos períodos sem se alimentar, os tigres siberianos chegam a comer até 30 quilos em uma caçada, tentando aproveitar toda a carne de sua presa.
Isso por que muitas vezes eles chegam até a passar 8 dias sem comer, o que demanda muita energia, tanto para conseguir caçar novamente, como também para se manter aquecido durante o frio.
Extinção
Assim como muitos animais em extinção, o tigre siberiano sofre por conta de uma característica sua, a pele desse animal vale muito no mercado negro, onde muitas pessoas buscam para a criação de peças de moda.
A situação se encontra bem crítica, já que hoje só existem cerca de 500 exemplares desse animal, e além da caça em busca de suas peles existe ainda um grande problema relacionado a suas presas, além de toda questão de invasão do homem em seu território natural.
Hoje o que ainda temos de proteção a esses animais é relacionada a conscientização, ao fato também de que algumas regiões da Sibéria tratarem o tigre como um animal sagrado e por último de todos os órgãos de preservação ambiental, que protegem e tratam como crime a caça ilegal deste animal.
Curiosidades
Para finalizar, vamos trazer algumas curiosidades desse animal que estamos falando tanto ao decorrer deste texto, vamos lá?
- A primeira curiosidade, que já citamos acima, é que o tigre siberiano é considerado como um animal sagrado em algumas regiões, fazendo com que o leão perca o título de rei da selva e fazendo surgir o Amba, que quer dizer “O grande soberano” ou “Rei tigre”.
- Durante eventos de futebol é comum que hajam mascotes, e em um desses eventos o tigre siberiano foi homenageado. No mundial de futebol de 1988 realizado na coreia o mascote escolhido foi um tigre siberiano, que foi apelidado de Hodori.
- E assim como foi homenageado no mundial de futebol realizado na coreia, o tigre siberiano também aparece no escudo da seleção de futebol do país.
- Os tigres siberianos são os mais pesados dentre os tigres, passando dos 300 kg quando se trata dos machos, e chegando perto dos 200 kg quando se trata das fêmeas.
- Mesmo com o peso altíssimo, os tigres siberianos ainda conseguem atingir altas velocidades, muito por conta da aerodinâmica do seu corpo e a força dos seus músculos. Um tigre siberiano pode chegar até 90 km/h
- A gestação dos tigres siberianos é muito diferente da gestação no ser humano, a sua gestação dura em média 100 dias, o que equivale aproximadamente a 3 meses e meio.
- Falando sobre a sua altura, os tigres podem atingir até 2 metros de altura, e além disso conseguem saltar de 5 a 6 metros de altura, o que proporcionam a eles facilidade em subir em árvores e lugares de difícil acesso.