Home / Informações / Características do Peixe Gota

Características do Peixe Gota

Classificação científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Actinopterygii
  • Ordem: Scorpaeniformes
  • Família: Psychrolutidae
  • Gênero: Psychrolutes
  • Espécie: Psychrolutes marcidus
Peixe Gota
Peixe Gota

Peixe Gota: Características Gerais

O peixe borrão ou gota (Psychrolutes marcidus) é um peixe de profundidade da família Psychrolutidae. Ele habita as águas profundas das costas da Austrália continental e da Tasmânia, bem como as águas da Nova Zelândia. Blobfish são geralmente menores que 30 cm. Eles vivem a profundidades entre 600 e 1.200 m, onde a pressão é de 60 a 120 vezes maior que o nível do mar, o que provavelmente tornaria esses seres ineficientes para manter a flutuabilidade. Em vez disso, a carne do peixe gota é primariamente uma massa gelatinosa com uma densidade ligeiramente menor que a da água e isso permite que os peixes flutuem acima do fundo do mar sem gastar energia na natação. Sua relativa falta de músculo não é uma desvantagem, pois engole principalmente matéria comestível que flutua na frente dela, como os crustáceos das profundezas oceânicas.

Os peixes gota são frequentemente capturados como pesca secundária em redes de arrasto. A impressão popular do peixe bolha como bulboso e gelatinoso é parcialmente um artefato do dano descompressivo feito aos espécimes quando são trazidos à superfície das profundidades extremas em que vivem. Em seu ambiente natural, os peixes gota parecem mais típicos de sua superclasse Osteichthyes (peixe ósseo). Devido à inacessibilidade do seu habitat, raramente foi fotografado em liberdade.

Peixe Gota: Morfologia

Este peixe vive em profundidades em que a pressão é várias dezenas de vezes superior ao nível da superfície. A carne deste peixe é principalmente uma massa gelatinosa com uma densidade ligeiramente mais baixa que a água, o que permite que flutue no fundo sem gastar energia nadando. Atinge 30 cm de comprimento.

Muitos peixes tem algo chamado bexiga natatória, sacos de ar em seu corpo que os ajudam a se movimentar e permanecer flutuantes. Quando você tira os peixes com bexigas natatórias de seus habitats naturais, esse saco de ar pode se expandir quando eles se elevam. Por causa da expansão de seu saco de ar, há um risco de que suas entranhas sejam empurradas para fora.

O peixe gota não tem bexiga natatória, então seu estômago ficou dentro de seu corpo. Mas isso não significa que está se mantendo bem na atmosfera. O peixe gota não tem realmente um esqueleto, e ele realmente não tem nenhum músculo. Então, aqui em cima, é flácido e caído, mas sem essa estrutura corporal, em profundidade, estaria morto!

Ao contrário da maioria dos outros peixes, aqueles que vivem nessas profundezas não tem cavidades cheias de gás como bexigas natatórias que colapsam sob extrema pressão. Na verdade, peixes de águas super profundas geralmente tem esqueletos mínimos e carne gelatinosa, porque a única maneira de combater a pressão extrema de águas profundas é ter água como suporte estrutural.

Peixe Gota: Distribuição e Habitat

É uma espécie bentônica, de águas temperadas, em um intervalo de temperaturas entre 2,67 e 9,25 graus Celsius. Encontram-se exclusivamente nas profundidades entre as costas da Austrália e Tasmânia em uma faixa de profundidade entre 600 e 1200 metros, embora locais tenha reportado terem visto em profundidade entre 400 e 1700 metros. É endêmico na Austrália de Broken Bay, em New South Wales, ao sul da Austrália e da Tasmânia.

Peixe Gota: Alimentação

A falta de músculo não é um impedimento para se alimentar, pois ele ingere principalmente qualquer material comestível que flutue em seu caminho, preferencialmente crustáceos de profundidade.

Peixe Gota Reprodução
Peixe Gota Reprodução

Peixe Gota: Ameaçado de extinção

Os peixes gota sofreram uma grande ameaça à sua população nos últimos anos. Embora não se conheça muita informação sobre a sua população, sabe-se que, devido a frequentes capturas acessórias (capturas não intencionais de peixes) em redes de pesca, estas poderiam ser declaradas ameaçadas em breve. Este animal do mar profundo também está possivelmente morrendo rapidamente devido à poluição que cai em sua área de seu habitat. Consequentemente, eles poderiam confundir esses lixos como comida, causando sua morte em potencial.

Peixe Gota: Na cultura popular

Como o peixe gota tem uma forma tão diferente quando removido da água, sua estranha imagem levou a ser uma referência de cultura popular em sites de mídia social e outras atividades cotidianas. Confira abaixo como ser estranho pode render desde algumas aparições em filmes de Holywood até passar a humilhação de ser eleito o animal mais feio do mundo!!!

  • O peixe gota apareceu no filme Homens de Preto 3, em uma cozinha que incluía espécies de alienígenas … isso foi considerado uma cena engraçada do filme, na qual esse peixe tem aparência de um alienígena!
  • O músico e autor Michael Hearst apresentou uma composição intitulada “Blobfish”, inspirada no animal, em seu álbum de 2012 Songs for Unusual Creatures (Músicas para incomuns), e, posteriormente, criou um episódio de blobfish para sua série PBS Digital.
Peixe-bolha
Peixe-bolha
  • Em setembro de 2013, o peixe gota foi eleito o “animal mais feio do mundo”, baseado em fotografias de espécimes descomprimidos, e adotado como mascote da Ugly Animal Preservation Society, em uma iniciativa “dedicada a aumentar o perfil de alguns dos mais da Mãe Natureza.” crianças esteticamente desafiadas”;
  • Os episódios do programa Saturday Night Live de 12 de março de 2016 e 11 de março de 2017 incluíram esboços em que Kate McKinnon interpretou uma sereia muito pouco atraente que era “65% peixe gota”;
  • No sétimo episódio da décima primeira temporada da série de televisão de ficção científica americana Arquivo X, a detetive Mulder erroneamente recebe um peixe gota, um prato que ele não pediu, em um restaurante de sushi automatizado;
  • O New York Daily News publicou uma foto lado a lado do senador norte-americano Ted Cruz com um peixe gota;
  • No Homestar Runner toon, um substituto do Maçapão, oferece um peixe gota como tempero para ensinar “um pouco de tempero” ao Personagem 2, um substituto para Homestar.

Talvez o mundo seja muito duro com o peixe gota, afinal se colocássemos qualquer pessoa a 4.000 pés abaixo da água, nossos órgãos seriam esmagados e você provavelmente seria transformado em algum tipo de pasta… mas, isso não acontecer com ele! É o preço que se paga! Ser considerado “feio”, mas ao menos ser funcional e adaptado ao meio em que se vive!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.