Home / Informações / Características do Peixe da Ilha da Sumatra: Tamanho e Nome Científico

Características do Peixe da Ilha da Sumatra: Tamanho e Nome Científico

Com personalidades tão coloridas quanto suas escamas, os Peixes Sumatra são pequenos peixes para se ter em seu aquário. É fácil ver por que eles são tão populares e amados. Eles vêm em uma variedade de formas de cores, são relativamente fáceis de cuidar e adoram brincar e se exibir.

Embora eles tenham um pouco de reputação de seres peixes estressados, esses peixes não são prejudiciais e se sairão bem no aquário certo. Você pode ter certeza de que um grupo de peixes de sumatra deixará a impressão certa no seu aquário de água doce tropical. Continue lendo para aprender como cuidar deles e como tornar seu ambiente aquático ideal para eles. 

O Peixe de Sumatra é cientificamente conhecido como Puntigrus tetrazona, mas costumava ser chamado de Bárbus-sumatrano e Barbus Sumatra. Esta espécie é um peixe de água doce tropical da família Cyprinidae, que inclui Minnows, Carps e Chubs. Também é conhecido como o Barbús Sumatra , pois é nativo de Sumatra e Bornéu.

Este peixe é muito popular no hobby de aquários e isso levou à disseminação de populações selvagens para Porto Rico e Estados Unidos. Seu nome de espécie, Tetrazona, refere-se ao padrão de 4 bandas que o distingue de outros farpas com 5 ou 6 bandas. Tiger Barbs são peixes de aquário populares que podem viver por até 7 anos e podem ser encontrados em praticamente qualquer fornecedor de aquário.

Você deve pagar muito barato em um deles, dependendo do tamanho, quantidade e cor. Existem muitas variedades e cores devido à alta taxa de criação e hibridação seletiva que ocorre com esta espécie.

Peixe da Ilha da Sumatra
Peixe da Ilha da Sumatra 

Comportamento típico

O Bárbus Sumatra tem uma reputação de ser agressivo e dominante. Embora seja verdade que eles são muito insistentes e gostam de esbarrar em seus companheiros de tanque, seu comportamento é mais irritante do que prejudicial.

Estes peixes são muito competitivos e formarão pequenas hierarquias onde competirão pelo domínio. São peixes vistosos e ativos que gostam de sair ao ar livre. Você pode vê-los perseguindo, esbarrando e beliscando um no outro nos níveis médios do seu tanque.

Eles devem ser mantidos em uma escola de pelo menos 5 indivíduos, embora prefiram não menos que 8 e não mais que 12. Quando mantidos em um grupo muito pequeno, são mais propensos a assediar outros companheiros de tanque. Se forem mantidos sozinhos ou com apenas um outro indivíduo, ficarão estressados, tímidos e se manterão escondidos.

Peixe da Ilha da Sumatra
Peixe da Ilha da Sumatra

Aparência e tamanho 

Os peixes de Sumatra são bastante pequenos e crescem apenas cerca de 2,5 cm de comprimento. Eles têm a forma de farpas ou pontas de lança com focinhos triangulares pontiagudos e corpos largos. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos, com corpos mais arredondados e cores mais opacas, enquanto os machos são mais aerodinâmicos e têm cores e padrões mais impressionantes.

As cores e os padrões de um peixe Sumatra típico se assemelham ao animal de seu nome: Amarelo dourado, com 4 grandes faixas pretas e marcações alaranjadas brilhantes no focinho e nas barbatanas. No entanto, hoje em dia existem muitas raças e formas de cores. Suas escamas podem ser de ouro, vermelho, prata pálida ou até verde. Eles podem ter bandas sólidas, quebradas ou mesmo sem banda.

As cores podem se tornar mais intensas, dependendo do tipo de dieta que você está alimentando, os machos tendem a ficar mais brilhantes quando tentam atrair um parceiro.

Existe até uma variante albina, com faixas brancas e pele de cor creme pálida.

Condições de habitat e aquário

Em seu habitat natural na Península Malaia, esses peixes são encontrados em lagos, pântanos e pequenos riachos. Eles são encontrados em diferentes profundidades e tipos de fundo, sob luz alta e baixa. No entanto, eles tendem a preferir águas rasas que são escuras e ácidas devido à decomposição do material vegetal e das algas. Quanto à temperatura da água, ela geralmente fica entre 25-27°C, mas eles podem suportar temperaturas tão baixas quanto 18°C..

Sua capacidade de tolerar uma ampla gama de parâmetros permitiu que se tornassem invasores em águas subtropicais.

Dicas para o aquário

Para o seu tanque Sumatra, você deve manter a temperatura da água tropical entre 23 e 27°C, com um pH entre 6,0 e 8,0.

O substrato deve ser de cascalho fino, com pedras grandes e pedras que podem ser usadas como abrigo. O peixe de Sumatra vive em muitas profundidades e níveis de luz; portanto, uma luz básica no aquário será adequada para eles.

Um filtro de baixo fluxo ou de fundo pode imitar as pequenas correntes que os Bárbus experimentam em seus habitats naturais. As algas e as plantas de água doce submersas fornecem abrigo, terreno fértil e uma fonte alimentar complementar. No entanto, esses peixes gostam de um amplo espaço aberto para nadar, portanto o tanque não deve ser plantado com muita densidade.

Suas plantas devem ser colocadas nas laterais e nos cantos do tanque, deixando o centro aberto para a natação livre. 

Todas as plantas devem conseguir atingir os níveis médios do seu aquário. As samambaias de Java e as glicínias aquáticas são boas escolhas, pois não precisam de iluminação especializada e são compatíveis com os peixes de sumatra e com seus companheiros de tanque ideais.

O capim-anão é uma opção especialmente boa para revestir o substrato de um tanque de criação. Suas farpas apreciarão madeira flutuante flutuante e pântano para cobertura extra; esteja ciente de que, quando esse material se decompõe, pode diminuir o nível de pH do seu tanque. Estes são peixes ativos e travessos que podem tentar pular para fora do tanque, portanto é absolutamente necessário um capuz de aquário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *