Leal, forte e corajoso, o Cão Pastor de Caucaso (Canis lupus familiaris) é um feroz protetor familiar criado para cuidar de rebanhos e defender o lar contra predadores selvagens na região montanhosa do Cáucaso. Eles também são conhecidos como cães de montanha caucasianos e existem muitas variantes e tipos.
Esta raça é altamente territorial e não recua de uma luta, mesmo contra ursos ou lobos. Os cães pastores caucasianos são inteligentes, mas sua natureza teimosa e independente pode dificultar o treinamento, e sua desconfiança natural de estranhos e outros animais pode levar a tendências agressivas se não forem controlados por um treinador experiente.
Esta raça não é uma boa escolha para donos novatos, e apesar de serem cães de baixo consumo de energia, o tamanho dos pastores caucasianos os torna pouco adequados para morar em apartamentos e casas com crianças pequenas. Mesmo assim, com treinamento e socialização adequados, os cães pastor caucasiano podem ser cães de guarda fortes, companheiros de família e até cães de terapia.
Embora eles possam não apelar para os donos de cães iniciantes, os cães-pastor caucasianos recompensarão treinadores experientes, pacientes e consistentes com amor e carinho gentis que os tornarão excelentes membros da família por toda a vida.

Características do cão pastor caucasiano:
Porte:
- Os machos pesam no mínimo 50 kg, mas em média 70 kg, podendo atingir 100 kg; eles também possuem no mínimo 68 cm de altura, alcançando até 75 cm. Uma fêmea pesa em média 45 kg e de 67 a 70 cm de altura.
Expectativa de vida:
- 10 a 12 anos.
Alimentação:
- A alimentação adequada desse animal vai depender do seu tamanho, nível de atividades físicas, idade e metabolismo.
- Falando de forma geral, o Pastor deve se alimentar em média duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Para definir a quantidade certa, é essencial consultar um veterinário. Em questões de ração deve escolher por marcas Premium, para se certificar de uma ótima alimentação para essa raça.
Adaptabilidade:
- Não se adapta bem a vida em apartamento;
- Não é tão recomendado para donos iniciantes;
- É um cão pouco sensível;
- Fica bem sozinho, mas não por muito tempo;
- Tolera muito bem o tempo frio;
- Não tolera muito bem o tempo quente.
Simpatia:
- É carinhoso com a família;
- Não é a raça mais adequada para crianças;
- Não é muito amigável com estranhos.
Higiene e Saúde:
- É um cão babão;
- Possui potencial para ganho de peso;
- Cresce muito!
- No geral não possui tendência a muitos problemas de saúde.
Treinabilidade:
- Não é um cão fácil de ser treinado;
- É muito inteligente;
- Tem certa tendência a latir ou uivar;
Energia:
- Nível de energia em 3 de 5 pontos;
- Possui resistência quando é submetido a um exercício;
- Ao mesmo tempo, não tem tanta necessidade de exercícios extras;
- É um cão com potencial para a diversão.
Curiosidades da Raça
- O pastor caucasiano é um guardião leal até o âmago. Esses cães foram sempre criados para ajudar os pastores na região das montanhas do Cáucaso a manter seus rebanhos a salvo de predadores como lobos e ursos. Eles costumam usar esses instintos nos tempos modernos para agir como cães de guarda e protetores, embora às vezes estejam excessivamente apreensivos com estranhos e não se adaptem bem a outros animais que entram em seu território, incluindo outros cães. Inteligente, mas obstinado, o cão pastor caucasiano precisa de um treinador experiente que possa lidar com uma atitude independente com limites e paciência firmes.
- Eles não são cães de alta energia, mas seu tamanho exige espaço, tornando-os inadequados para a vida no apartamento. Um quintal com uma cerca alta e sólida é ideal. Embora não sejam conhecidos por latir mais do que a maioria dos cães, alertarão os proprietários sobre qualquer perigo, mesmo no meio da noite, e o latido deles é bem alto. Os cães pastores caucasianos podem ser excelentes companheiros de família e devem estar ao ar livre com os humanos o máximo possível. Eles não devem ser acorrentados do lado de fora, pois esta é uma receita para criar um cão agressivo e perigoso. Com o treinamento adequado, eles podem criar animais de estimação e guardiões familiares amorosos, e alguns até foram treinados como cães de terapia.
- A região das montanhas do Cáucaso é vasta e os pastores da região tinham necessidades diferentes, resultando em várias variantes da raça que foram criadas para fornecer o que os pastores precisavam. No entanto, os cães pastores caucasianos da Geórgia são geralmente considerados o padrão da raça na maioria dos clubes de canil.

- As fêmeas de cães pastores caucasianos só dão à luz uma vez por ano.
- Os cães pastores caucasianos são guardiões ferozes de seu território, mas também são cães de baixa energia. O ganho de peso é uma forte possibilidade e deve ser tratado com dieta e exercício adequados.
- A URSS comunista usou essa raça para guardar prisioneiros e manteve cães em canis do exército para criar novas raças para uso militar.
- A Alemanha Oriental usou cães de pastor caucasiano para patrulhar a fronteira criada pelo Muro de Berlim. Quando o muro caiu, cães foram entregues a famílias alemãs para viverem o resto de seus dias.
- O cão pastor caucasiano é uma das raças mais antigas. Algumas descobertas arqueológicas os remontam à Mesopotâmia.
- Os casacos de cão pastor branco são fornecidos em três comprimentos e uma enorme variedade de cores. Eles perdem um pouco, mas seus casacos grossos os mantêm quentes, mesmo em clima extremamente frio.
- Embora eles sejam naturalmente distantes de estranhos e não se adaptem bem a outros animais, os cães pastores caucasianos podem ser muito gentis e amorosos, e alguns até se tornaram cães de terapia com treinamento adequado.
História
- Eles vêm da região das montanhas do Cáucaso e existem há mais de 2.000 anos. Alguns acreditam que eles vieram de lobos que foram domesticados, enquanto outros acreditam que seus ancestrais incluem mastins e outras raças. Muitos especialistas afirmam que o cão pastor caucasiano é descendente de cães pastor que migraram do Tibete, mas algumas evidências arqueológicas modernas sugerem que a raça remonta à Mesopotâmia. De onde eles vieram originalmente, os cães-pastor caucasianos fizeram companheiros inestimáveis para os pastores da região do Cáucaso por séculos. Eles protegiam ferozmente rebanhos de ovelhas e seus donos de animais selvagens perigosos, como lobos, chacais e ursos. Eles precisavam ser destemidos, fortes, e intimidante, ao mesmo tempo que resiliente ao clima frio e a condições adversas.
Se você deseja ter um “cãozinho” desse, verifique se você aceita as características que ele carrega, e se possui espaço suficiente e dedicação para ter um lindo pastor de cáucaso na sua família.
O preço de um Pastor de Cáucaso no Brasil varia de R$3.500,00 a R$6.000,00.