Home / Informações / Características do Mini Pônei: Fotos, Nome Científico e Filhotes

Características do Mini Pônei: Fotos, Nome Científico e Filhotes

É impossível não se encantar encantar com alguns animais, certo? Bicho-preguiça, borboletas, cachorros, gatos e pôneis, porque não. Esse equino que é comumente confundido com uma versão miniatura do cavalo é um indivíduo muito dócil, de fácil criação e convívio. E é justamente por essas características que o bicho é muito usado em terapias com humanos, pois tem a habilidade de se aproximar das pessoas com facilidade e de forma encantadora, principalmente de idosos e crianças. Eles podem ser ótimos companheiros, se bem treinados.

Mini Pônei
Mini Pônei

Características do mini pônei 

Da mesma família do cavalo, o pônei normalmente é descrito como uma versão menor do seu parente mais alto, mas a verdade é que estatura pequena não é um defeito genético, é uma característica do indivíduo que surgiu por meio de cruzamentos. Na verdade, os cavalos é que são uma versão muito crescida dos pôneis.

E para provar que eles são diferentes entre si, aqui vai algumas características desse bicho. Além do tamanho, os pôneis costumam ser muito mais encorpados que o seu parente crescido, com cabeça pequena, mas peito largo e ossos grossos. Inclusive, por serem dotados dessa individualidade é que eles também eram usados para serviços pesados.

Tem pelagem, crina e cauda muito mais espessas do que a do cavalo, e isso se deve, provavelmente, a sua origem, já que o animal surgiu em regiões mais frias, como o pônei Shetland, por exemplo, originário da Escócia. Sendo assim, uma espécie de camada espessa de pelo que funcionasse como um tipo de isolamento térmico foi crucial para a sobrevivência do animal nestas regiões. 

Eles são incrivelmente fortes para seu tamanho, e isso se deve a seus corpos bem desenvolvidos. Um pônei adulto consegue puxar o mesmo peso que um cavalo de tração, sendo, inclusive, capaz de transportar um cavaleiro adulto, apesar de não ser recomendável fazê-lo – esse indivíduo é ideal para transportar crianças -. Eles também são conhecidos por serem bichos resistentes e tolerantes a diversas situações adversas, como o frio extremo, como já dito anteriormente. Também são conhecidos por serem dotados de alta inteligência, mas podem ser teimosos, um traço da sua personalidade, por isso é importante educá-los desde cedo.

Medem em torno de 1,50 metros – o cavalo pode chegar quase aos dois metros -, sendo os indivíduos menores chegando apenas a 90 centímetros de comprimento. 

Raça 

A raça surgiu no passado – distante – em uma região onde a disponibilidade de comida era escassa, fazendo com que apenas os bichos menores e mais rústicos conseguissem sobreviver a estas condições. No Brasil, ele surgiu por meio de um cruzamento entre diferentes espécies, principalmente entre o Shetland e alguns espécimens trazidos da Argentina, escolhidos pelas famílias de criadores, na época. 

História do pônei 

Existem diversas raças espalhadas pelo globo, mas alguns continentes, como o europeu, abriga a maioria da população dos pôneis. Na América do Sul se destaca aqueles que vivem no Brasil – brasileira e Piquira -, assim como aqueles que moram na Argentina, Paraguai e Uruguai. 

Por aqui, os pôneis são controladas pelo Associação brasileira dos Criados do Cavalo Pônei (ABCCP), que tem como intuito padronizar as raças brasileiras, controlando também a criação dos indivíduos do tipo Shetland – inglesa e americana -, Welsh Mountain Pony – inglesa – e a austríaca, Haflinger. 

Esse controle serve para que um tipo de padrão seja seguido quanto o registro da espécie. Em casos como o relaxamento dos lábios, falta de cor nos olhos, assimetria dos dentes e testículos, isto tira o animal dessa classificação. 

Raças de pônei 

Asturcón 

O pônei Asturcón habita regiões da Espanha, principalmente nas Astúrias. Tem origem selvagem e existiu um tempo que o indivíduo correu risco de extinção. Diante disso, algumas medidas foram tomadas para que a espécie fosse salva. 

Tem uma personalidade dócil e por isso ele está entre os bichos idéias para montaria, principalmente longas caminhadas. Também pode ser usado em provas de tiro.

Quando bem treinado, pode participar de competições, algo comum nessa raça. 

Também é um animal com muita energia e força. Tem boa aparência e é uma das raças que conseguem atingir a altura máxima entre todos eles. 

Pônei Asturcón
Pônei Asturcón

Exmoor 

O exmoor é considerado a raça mais antiga já conhecida. Por dominar várias áreas na Grã-Bretanha, foi considerado um bicho originário deste local. É do tipo que prefere locais tranquilos, evitando as grandes cidades. É considerado uma espécie rústica, resistente e independente. 

Quando treinando adequadamente, vira um animal afetuoso e dócil. Por este motivo, é ideal para lidar com crianças e pessoas com algum tipo de deficiência. 

Antigamente, ele era usado como cavalo de tração nas fazendas. Mede em torno de 1,20 metros de comprimento e por ter músculos posteriores bem desenvolvidos. Ele também se destaca das outras raças. Tem pelagem escura e uma crina longa e cheia de pelos. 

Pônei Exmoor
Pônei Exmoor

Galês 

Muitas outras raças surgiram a partir do pônei galês, como o das Américas, o pole, Hackney e hackm. Habitam, na natureza, áreas com montanhas e são os maiores da espécie. Com uma aparência elegante, são comumente vistos em competições e exposições que visam a estética. 

É considerado uma espécie vencedora e a mais versátil que o homem conheceu ao longo da história de sua existência. Por ser do tipo corajoso, inteligente, dócil e por ter certa força, ele tornou-se uma boa opção para cavalgadas. 

Pônei Galês
Pônei Galês

Shetland 

Do norte da Escócia, o Shetland é uma raça robusta e forte, que está acostumado em viver em regiões de clima difícil, com baixas temperaturas. Devido a isso, ele se tornou um indivíduo ideal para trabalhos agrícolas.

Atualmente, ele é a espécie mais escolhida para equitação com crianças. Tem pelos que se igualam a um manto térmico, perfeito para protegê-lo das temperaturas baixas da sua região de origem, além de crinas espessa e comprida. 

Durante o século 17 era comum nas casas de crianças nobres, pois eram famosos animais de estimação dessa época. E, apesar de hoje não ser tão comum como animal de estimação, ele ainda é o preferido entre os jovens.

Pônei Shetland
Pônei Shetland

O que achou de saber mais sobre o mini pônei? Não esqueça de compartilhar. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.