Home / Informações / Características do Macaco Aranha

Características do Macaco Aranha

A natureza é cheia de surpresa, nos impressionando sempre que pensamos que ela não poderia ter se superado na hora de criar mais uma espécie animal incrível, peculiar e muito interessante. Hoje vim lhes mostrar uma das espécies que inspirou um a criação de um dos nossos heróis da infância, ou melhor, de um de seus alienígenas. É claro que eu estou falando do memorável Bem 10 e seu Alien macaco aranha.

Hoje vamos conhecer a sua versão real. E não, ele não solta teia e nem tem pernas finas como as de uma aranha. Mas, eles têm outras características que o tornam uma espécie única na natureza. Bora conhecer mais sobre o macaco aranha?

Macaco Aranha
Macaco Aranha

Macaco Aranha: No Inicio

Os macacos aranha são animais no gênero Ateles, o que dá origem ao seu nome cientifico Ateles Paniscus. Por serem primatas são comumente mamíferos como seus parentes primatas, e se alimentam de frutos e folhas das árvores. Muito, além disso, esses animais apresentam características bastante únicas como a falta do polegar em suas mãos, algo que está presente nos outros primatas, porém, para compensar isso, sua cauda é conhecida pela força que consegue exercer e a agilidade adquirida.

O que faz dela um quinto e importante membro de seu corpo. Durante o perigo, esses animais apresentam um comportamento bem semelhante ao de humanos. Eu disse semelhante, não idêntico. Ao sinal de perigo, o bando entra em debandada. Os machos ficam para trás, para garantir a proteção de todos do bando. Diferente dos humanos, esses animais costumam ajudar uns aos outros. Característica que sabemos que nem todas as pessoas apresentam.

Quando o perigo acaba, o bando retorna e vive suas vidas como se nada tivesse acontecido. Semelhantes a humanos, que tentam seguir em frente após algum acontecimento. Os macacos aranham possuem pelos medianos de coloração que varia de um preto bem escuro até um marrom claro e tons mais claros. Os de pelo escuro tendem a possuir a face avermelhada. Nenhum membro desta espécie possui polegares.

Macacos Aranha: Suas Características, habitat e o que mais tem para saber

Você deve estar pensando “com certeza uma espécie tão peculiar quanto essa vive em territórios bem distantes do Brasil”. Na verdade, eles vivem em boa parte na América do sul, aqui no Brasil e em alguns países próximos, em regiões de mata.

Mas, existem também exemplares vivendo em florestas localizadas ao sul do México. A floresta amazônica é o seu lar aqui no Brasil. Sempre presentes na copa das arvores, esses animais conseguem se equilibrar perfeitamente no topo, bem acima das folhas. Pode-se dizer que são observadores de toda a floresta.

São mamíferos de hábitos frutívoros. Em outras palavras, se alimentam basicamente de tudo que exista nas árvores, e resida nelas, como mel das abelhas e frutas. Se você estiver dentro da floresta amazônica, fique atento em caso de berros altos ecoando pela mata. Em algum momento você pode acabar topando com esses animais, ao mesmo tempo em que pode estar muito longe deles.

Isso porque os machos conseguem emitir chamados tão altos que podem ser ouvidos de uma distancia de 500 metros. Bem longe. Esses berros barulhentos servem para avisar os outros membros da presença de um predador ou mesmo para avisar sobre a presença de comida.

Quer saber o que mais impressiona nessa produção barulhenta? É que os macacos aranha podem modificar sua tonalidade vocal dependendo da situação. Na presença do homem, esses animais conseguem vocalizar o latido de um cachorro. E não é só isso, eles costumam arremessar galhos no chão. Talvez em uma tentativa de assustar a possível ameaça ao bando.

Esses são animais pequenos que não chegam a 1 metro exatamente. Os macacos aranha machos podem medir 60 centímetros pesando de 8 a 10kg. As fêmeas, no entanto, são menores. Algo que a natureza resolveu padronizar. Um bando de macacos aranha é composto de por 18 membros.

Eles não possuem tantos predadores, além da própria espécie humana, os macacos aranha teme outro animal feroz, a temida fera característica do Brasil: Onça-pintada.

Macacos Aranha: Reprodução

Esses animais têm hábitos reprodutores bem comuns. Apesar das suas peculiaridades, sua reprodução é das mais comuns. Quando o macho alcança 5 anos, já pode ser considerado maduro e a fêmea alcança esse estádio logo no 4º ano de vida. A reprodução pode ocorrer em qualquer momento do ano e durando até 3 dias. Porém, a fêmea apenas da a luz uma vez ao ano e sua gestação dura 7 meses. Os filhotes costumam sem totalmente dependentes de suas mães durante os 10 primeiros meses.

Se o macho quiser acasalar após esse período, vai ter que esperar, pois, a fêmea tem um intervalo que pode variar de 2 a 4 anos após o nascimento do filhote. Pois é, acho que o macho vai ter que ficar um bom tempo na moita.

Macacos Aranha: aprofundando na sua alimentação

Esse animal como já mencionou anteriormente, se alimenta comumente do que encontra sob as arvores. De folhas a frutos e mel e até mesmo a própria árvore.

Porém, quando a comida está escassa, o macaco aranha se vê obrigado a ir em busca de outra fonte de alimento. É aí que o instinto predatório o transforma de um mamífero vegetariano, para carnívoro e onívoro. Quando as arvores não dão mais frutos decorrente de determinada estação do ano. É comum vermos macacos aranha indo atrás de pequenos animais como lagartas e lagartixas.

Inclusive passam a ter uma dieta que inclui alimentar-se de cupins. Aposto que o tamanduá não gosta de concorrência. Cascas de arvores parecem ser o ultimo recuso. E na verdade, nem são suculentas quanto se parecem. Na verdade, nem e parecem. Afinal, o desespero é tanto que o macaco aranha chega a querer comer casca de arvore? A mãe natureza deve ter exagerado no desespero quando criou esse animal. Os macacos aranhas possuem dietas baseadas em fontes de energia, proteínas e sais minerais.

Conclusão

A mãe natureza parece saber o que faz, e temos certeza disso sempre que nos dedicamos a entender todas as outras espécies que convivem conosco neste imenso planeta azul, como o macaco aranha, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.