Home / Informações / Características Do Furão: Nome científico, Habitat E Reprodução

Características Do Furão: Nome científico, Habitat E Reprodução

Se você tem redes sociais certamente já deve ter se deparado com um vídeo de um furão fofinho fazendo alguma palhaçada típica da espécie e imediatamente você deve ter ficado com vontade de adotar um para chamar de seu.

De fato estes animais são realmente muito graciosos e despertam o melhor de nós com estes olhos tão doces e ágeis. Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre estes animais e suas características mais pertinentes.

Furão Ou Mustela Putorius Furo

Olha, até mesmo o nome científico deste animal é engraçadinho e nos remete a algo gostoso e bom. Mustela putorius furo é o nome científico do furão que é um integrante da família Mustelidae juntamente aos texugos e lontras (que são igualmente engraçadinhas e fofas).  Apesar de serem confundidos com roedores estes animais não são roedores e pertencem a uma família completamente diferente. Aliás, o furão é um mamífero carnívoro.

Não se sabe ao certo como teria iniciado a sua domesticação, mas a versão mais aceita é que os europeus ao identificarem que os egípcios domesticavam gatos como uma forma de se protegerem de roedores que ameaçavam os cereais teriam tido a ideia de domesticarem animais carnívoros de porte similar como uma opção para se protegerem igualmente.

Ainda em relação a domesticação dos furões acredita-se que teriam sido resultado da domesticação de duas possíveis espécies, o tourão (de nome científico Mustela putorius) ou a doninha das estepes (Mustela everanni).

Alguns entretanto acreditam que estes animais seriam ainda resultado do cruzamento destas duas espécies. Infelizmente não há comprovações categóricas de como o furão doméstico teria surgido.

Furão
Furão 

Características Físicas Do Furão

O furão é um animal de corpo muito flexível. Seu corpo é esguio e longo, suas patas são curtas e com cinco dedos em cada uma delas. Suas orelhas são pequenas e seu focinho é cilíndrico. Sua cauda é comprida e cabeluda, sua pelagem é curta e densa.

Mesmo sendo animais aparentemente muito fofos, como comentamos anteriormente, são carnívoros e como tal possuem uma arcada afiada que pode causar estragos e os colocam como bons predadores. Quando adultos podem chegam a pesar dois quilos mas costumeiramente ficam abaixo disso por volta de meio quilo apenas. Seu comprimento pode variar igualmente sendo o mínimo de trinta e cinco centímetros a cerca de sessenta centímetros de comprimento.

Reprodução Do Furão E Comportamento Da Espécie

O furão atinge a maturidade sexual por volta de um ano e o seu período reprodutivo fica entre março e setembro, tornando os nascimentos comuns durante a primavera.

A gestação é de aproximadamente quarenta a quarenta e cinco dias e os filhotes nascem totalmente dependentes com cerca de cinco a quinze gramas, sendo cegos e surdos, dependentes da mamãe furão. E por falarmos em dependência, estes mamam por cerca de sete a oito semanas, período este em que ficam inteiramente sobre o cuidado materno.

Os furões são animais poligâmicos e um único macho pode realizar o acasalamento de uma série de fêmeas, por falarmos nisso há um curioso comportamento durante a cópula, os machos agarram as fêmeas pelo pescoço, arrastando-as. Curioso, não? E nada romântico, convenhamos.

Furão
Furão

Habitat Onde Pode Ser Encontrado

Quando em habitat natural os furões podem ser encontrados em florestas, beirada de rios e lagos, cerrados, em meio a vegetações e igualmente nos arbustos.

Em relação a sua distribuição geográfica ocorre normalmente no México e se estende até a região sudeste de nosso país, passando pelo Peru.

Em relação a sua domesticação pode ser utilizado para diversos fins como os que veremos abaixo.

Utilização Do Furão Pelo Homem

Desde o início de sua domesticação que estaria atrelada ao combate de roedores, o furão vem desenvolvendo atividades importantes e igualmente curiosas ao lado do ser humano.

Dentre as atividades mais curiosas temos a utilização para identificar substâncias ilícitas em aeroportos em meio a bagagem de viajantes, auxiliar na passagem de fios e cabos por extremidades realmente estreitas dentro de máquinas e aeronaves durante o processo de montagem e para o encurralamento de coelhos para a vacinação em criações.

Apesar de participar de atividades bem curiosas são animais que podem passar mais de dezoito horas dormindo. Apesar desta característica podem ser extremamente ativos quando despertam, investigando com muito rigor a área onde estão.

São animais de comportamento crepuscular e como tal são mais ativos durante o amanhecer e o final da tarde.

Uma curiosidade interessante acerca deste animal é que não reconhecem a sensação de medo e justamente por conta disso não devem permanecer sem vigilância constante uma vez que podem entregar-se a situações potencialmente perigosas.

Furão na Gaiola
Furão na Gaiola

Curiosidades E Riscos Para Crianças

O furão é um animal muito apreciado como pet de estimação principalmente por sua curiosidade vivaz, sua energia e pela capacidade de participarem ativamente das brincadeiras propostas por seus tutores.

Nos Estados Unidos e igualmente na França são considerados um dos Novos Animais de Companhia (NAC). Além disso, nestes dois países estão no terceiro lugar quanto a apreciação como pets perdendo apenas para o gato e o cão respectivamente.

Alguns defendem que apesar de todas as suas qualidades não são animais indicados para crianças, mas analisando os dados, os acidentes envolvendo furões e crianças é relativamente mais baixo do que os acidentes envolvendo crianças e cães e gatos.

Infelizmente sua expectativa de vida é baixa, podendo variar de três a seis anos apenas. Raramente podem passar deste período, como é o caso do furão que segundo registros teria vivido por treze anos. Um tempo realmente impressionante para a espécie.

São animais que não devem permanecer em gaiolas, como porquinhos da Índia, hamsters ou mesmo aves. Assim como cães e gatos estes animais devem ser mantidos soltos e como tal terem o seu espaço. Se possível é indicado até que o furão tenha uma área reservada apenas para ele como seria se você tivesse um cachorro ou um gato.

Se você está pensando em ter um furão como animal de estimação saiba que ele é um pet exótico e por isso necessita de autorização dos órgãos reguladores para sua criação em nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *