Home / Informações / Características do Escorpião Animal: Nome Científico

Características do Escorpião Animal: Nome Científico

Classificação científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Subfilo: Chelicerata
  • Classe: Arachnida
  • Ordem: Scorpiones
  • Nome científico internacional: Escorpiones

Escorpiões ( Latin  Scorpiones ) – são artrópodes da classe dos aracnídeos ( Arachnida ). Formas excepcionalmente terrestres, encontradas apenas em países quentes com um total de 2448 espécies conhecidas, porém cerca de 50 deles são perigosos para os seres humanos por seu veneno.

Entre eles estão os maiores aracnídeos, como o escorpião imperial ( Pandinus imperator ), que atinge 20 cm de comprimento, e os relativamente pequenos – com apenas 13 mm de comprimento. A palavra “escorpião” vem do Dr. Greek. σκορπιός  – skorpios.

Escorpião
Escorpião

Paleontologia

Escorpiões são o esquadrão aracnídeo mais antigo, cujos primeiros achados são conhecidos, começando pelo Siluriano. Foram descritas 131 espécies de escorpiões fósseis, mais de 60 delas encontradas em sedimentos do período carbonífero.

O único espécime bem preservado foi descoberto perto da cidade alemã de Chemnitz . Apesar da semelhança, os crustáceos paleozóicos (eurípteros) não são um grupo irmão de escorpiões.

Corpo

O corpo do escorpião consiste em um pequeno cefalotórax e um abdômen longo (abdômen), ou opistossomas , nos quais dois departamentos são distinguidos: uma parte frontal mais larga, adjacente ao cefalotórax e tornando-o inteiro (o corpo do escorpião) – pré-domínio ( praeabdomen ) ou mesossomo.

A região posterior, é constituído de um postabdomínio estreito de 5 segmentos ( lat.  postabdomen ), ou metasssoma , delimitado nitidamente do pré-domínio e com a semelhança de uma cauda. Outro segmento, em forma de pêra, adjacente ao último segmento do pós-domínio ( telson), termina com uma agulha dobrada para cima, sobre a qual são colocados dois orifícios de glândulas venenosas.

Todo o corpo do escorpião é coberto com uma concha quitinosa representando o produto da seleção da camada hipodérmica subjacente. O cefalotórax é distinto, cobrindo –o no lado dorsal e, em seguida, na região pré-abdominal, respectivamente. O número de segmentos dos 7 escudos dorsal e abdominal são conectados por uma membrana macia e, finalmente, na região pós-abdominal existem 5 anéis de quitina densos fechados conectados por uma pele fina.

Membros

No lado ventral do corpo, seis pares de membros estão ligados ao cefalotórax, dos quais os dois pares anteriores desempenham o papel dos órgãos da mandíbula, enquanto os outros quatro pares são usados ​​para o movimento. O primeiro par de membros – quelícera  – está localizado acima da abertura da boca e, em sua posição, corresponde ao primeiro par de antenas de outros artrópodes e, de acordo com a função fisiológica, das mandíbulas .

As quelíceras parecem pequenos pares de garras de 3 segmentos e são usadas para cortar alimentos. Os membros do segundo par – pedipalpos  – consistem em seis segmentos. As duas últimas formam garras grandes, com a ajuda da qual o escorpião captura a presa.

Distribuição e habitat

Os escorpiões vivem frequentemente escondidos em solos arenosos ou pedregosos. Os animais são particularmente comuns nos trópicos e subtrópicos, mas também nos desertos se sentem confortáveis. Os aracnídeos gostam de rastejar em fendas ou debaixo de pedras.

Comida: O que os escorpiões comem?

Os escorpiões têm uma dieta rica em pratos. Em sua dieta incluem insetos, aranhas, caracóis ou vertebrados menores, como cobras ou lagartos.

A maioria dos escorpiões espreita silenciosamente suas presas com pinças abertas e cauda ereta. Poucas espécies de escorpiões são mais ativas e perseguem suas presas.

Se os escorpiões mataram suas presas, elas são “esmagadas” com a ajuda de processos bioquímicos. Enzimas, ou seja, proteínas, são injetadas na presa, que decompõem a presa. O escorpião pode saboreá-las com prazer com suas pequenas tesouras.

Reprodução e descendência

A maioria dos escorpiões são solitários. Machos e fêmeas são encontrados apenas para acasalar. A cerimônia de acasalamento começa com uma “dança do casamento”, que geralmente pode levar muitas horas. Os dois escorpiões seguram suas tesouras. Então o macho fertiliza a fêmea.

A fêmea choca os ovos na barriga e depois de algum tempo dá à luz duzentos a cem pequenos escorpiões bebês. Eles se parecem com escorpiões adultos, apenas pequenos e com cores muito vivas.

Uma vez que eclodem, os pequenos escorpiões rastejam nas costas da mãe, onde ficam até a primeira muda. Porque para continuar a crescer, eles tiram a pele. Após a primeira muda, ele estará sozinho.

Os jovens escorpiões perdem a pele algumas vezes durante o crescimento, antes de conseguirem seus próprios filhotes.

Escorpião
Escorpião

Quão perigosos são os escorpiões?

Todos os escorpiões são venenosos, pois cada espécie tem uma picada de veneno para matar suas presas. No entanto, nem todos os escorpiões são perigosos para os seres humanos – apenas cerca de 50 espécies têm veneno suficiente para matar um ser humano.

Para descobrir como um escorpião é venenoso ou não, pode-se notar algumas dicas: quanto mais grossa a tesoura e mais fina a cauda, ​​menos tóxico é o escorpião. E quanto maior o animal, menos frequentemente o escorpião usa a picada de veneno.

Isso ocorre porque um escorpião usa sua tesoura ou seu veneno de cauda para matar sua presa. Se suas tesouras são grossas, elas lhe dão a força necessária para matar sua presa. Por outro lado, se a tesoura é pequena, ele usa a ponta de veneno na ponta da cauda para ganhar comida ou se defender.

Portanto, os escorpiões pequenos geralmente são muito mais venenosos do que os espécimes grandes.

Curiosidades

  • A imagem de um escorpião é encontrada nas tumbas dos faraós do Egito Antigo . O escorpião egípcio ( serk egípcio ) era considerado a personificação da deusa Selket (ou Selkit).
  • Escorpião é dedicado ao signo do zodíaco .
  • Algumas espécies de escorpiões, geralmente grandes e levemente venenosas (por exemplo, os gêneros Pandinus e Hadogenes), ganharam popularidade como animais de estimação, uma vez que não requerem cuidados complicados. Eles comem muito raramente e pouco a pouco, e podem ser mantidos em insetários relativamente pequenos.
  • Na série de jogos de computador “ Fallout ”, como uma fauna de Wasteland, existem radcorpions, graças a mutações aumentadas de tamanho.
  • Um dos Decepticons no filme Transformers parece um escorpião gigante.
  • Escorpião (Mortal Kombat) durante sua primeira aparição na série “Mortal Kombat: Conquest” aparece na forma de um escorpião.
  • O protagonista do filme ” Scorpion King ” quase morreu depois de ser esfaqueado com uma flecha envenenada por veneno de escorpião. Foi-lhe dito que o veneno de escorpião permanecerá para sempre nele e, depois disso, recebeu o apelido de “rei dos escorpiões”. No filme The Mummy Returns, ele se parece parcialmente com um escorpião.
  • No filme Infecção: Vírus da Morte, um parasita escorpião transformou pessoas em zumbis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *