Home / Informações / Características do Escorpião Amarelo: Picada, Alimentação e Reprodução

Características do Escorpião Amarelo: Picada, Alimentação e Reprodução

O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é um temido animal, muito presente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. O escorpião amarelo causa diversos acidentes, e humanos podem até chegar a óbito pela picada desse aracnídeo. 

Anatomia

Graças ao seu nome, sabemos que é amarelo, mas, além disso, podemos observar que as áreas de seu cefalotórax e abdômen contém faixas horizontais evidentes na cor cinza, intercaladas com outras amarelo-alaranjadas. No meio desta região, podemos ver uma linha vertical escura que se estende da cabeça até o início da cauda.

A cauda tem uma parte escura que contrasta com a cor amarela do resto do corpo. Esta seção é encontrada logo antes do telson e é uma maneira de identificá-los, embora não seja totalmente confiável, pois outras espécies também possuem essa característica e causam confusão. No entanto, é um sinal de aviso.

Eles têm um comprimento variando entre 7 centímetros de comprimento e um peso máximo de 2,5 gramas. Dois olhos são visíveis no topo da cabeça, enquanto os outros pares estão ao longo dos dois lados frontais da cabeça.

Escorpião Amarelo
Escorpião Amarelo

Alimentação

Alimentam-se de insetos, alguns tipos de aranhas, minhocas, centopeias e outros escorpiões, mesmo da mesma espécie. Como são noturnos, a caça é realizada no escuro.

Seu sucesso se deve à capacidade de detectar vibrações com os cabelos sensoriais distribuídos por todas as pernas. Eles esperam debaixo de pedras, madeiras ou outros materiais que lhes permitem ocultar e emboscar a vítima.

As primeiras coisas que esses escorpiões usam para subjugar suas presas são suas pinças, usadas para esmagar partes do corpo até enfraquecê-las.

Veneno

Não é um veneno comum. É composto por neurotoxinas e uma quantidade significativa de cardiotoxinas, que causam disfunções cardiovasculares e respiratórias que podem danificar gravemente o corpo de pessoas ou crianças doentes ou alérgicas.

Sua picada é muito dolorosa, mas longe de sua reputação alarmante, geralmente não mata um ser humano adulto saudável. No entanto, a atenção médica é necessária.

Importância

Apesar de tão temido, os escorpiões também possuem uma importância. Na medicina, o veneno do escorpião amarelo mostrou muito potencial para o tratamento de tumores de câncer humano, graças a um componente chamado clorotoxina. Da mesma forma, outros elementos do veneno são úteis contra os efeitos do diabetes.

Reprodução

Como outros escorpiões, homens e mulheres realizam um namoro, onde se afastam dos pedipalpos para realizar sua “dança” com duração de vários minutos.

Após esse ritual, o macho expulsa sua costa espermática em uma superfície segura e coloca a fêmea na posição correta, de modo que sua abertura genital esteja no topo dessa costa espermática e, assim, possa obter o esperma. Depois disso, os dois escorpiões se separam.

Os escorpiões nascem após 122-277 dias, e a mãe entrega cerca de 35 a 87 deles.

Curiosidades:

  • A maioria dos escorpiões tem uma vida útil de dois a seis anos.
  • Os escorpiões dos caçadores da morte são muito pequenos, geralmente de cor marrom ou avermelhada, com pinças pequenas e fracas. A ponta do ferrão e a pinça podem ser mais escuras, quase de cor preta. As fêmeas são maiores que os machos para acomodar tarefas reprodutivas.
  • Escorpiões amarelos podem ser encontrados (se alguém é tolo o suficiente para procurá-lo) em áreas secas e matagais secos. Preferem um clima seco e fica em tocas naturais ou debaixo de pedras.
  • Os escorpiões podem capturar suas presas com suas pinças, mas no caso do amarelo as pinças são bastante fracas, portanto uma picada deve ser administrada rapidamente.
  • O tamanho das pinças de um escorpião pode ser uma boa medida da potência de seu veneno. Escorpiões com pinças grandes e poderosas não precisam de toxinas poderosas. Escorpiões com pinças pequenas e fracas precisam ter venenos fortes para subjugar suas presas e afastar os inimigos.
Escorpião Amarelo Curiosidades
Escorpião Amarelo Curiosidades
  • O escorpião amarelo tem o veneno mais forte de qualquer escorpião. Se picado, uma pessoa experimentará dor extrema, convulsões, paralisia e até morte devido a insuficiência cardíaca e respiratória.
  • Qualquer envenenamento corre o risco de anafilaxia , uma reação alérgica potencialmente fatal ao veneno. Um estudo de Israel mostra uma alta taxa de pancreatite após envenenamento. Se uma picada de Leiurus quinquestriatus se mostra mortal, a causa da morte é geralmente edema pulmonar .
  •  Por se tratar da espécie mais venenosa das Américas, o efeito de sua picada é rápido. O atendimento deve ser feito em um tempo máximo de três horas.
  • Não são todos os lugares que possuem o soro antiescorpiônico, usado para combater o veneno do escorpião amarelo. Se houver picada do animal, a população deve ligar imediatamente para o SAMU (192), caso não saiba onde há o soro na cidade.

Como manter o escorpião amarelo longe?

  • – Não permita que se acumule lixo e entulho em seu quintal, jardim e terreno baldio. Em caso de terrenos abandonados perto de sua residência, cobre a prefeitura da sua cidade de providências para manutenção.
  • – Tome cuidado com o que sobra de obras e terraplanagem que possam acumular.
  • – Coloque sempre o lixo em sacos plásticos bem vedados para evitar baratas e outros insetos, estes são fontes de alimento para os escorpiões.

Medidas de Proteção:

  • – Verifique sempre os calçados, as roupas tiradas dos armários, toalha, tapetes, roupas de cama e afins, antes de usá-los.
  • – Limpe as caixas de gordura e ralos de banheiro, aproveita para mantê-los fechados sempre que possíveis.
  • – Mantenha camas, sofás e berços desencostados da parede.
  • – Evite que cobertores e roupas de cama toquem no chão.
  • – Feche frestas que possam haver nas paredes, na mobília e nos rodapés, evitando tudo o que pode servir de esconderijo para escorpiões.
  • – Vede com telas as aberturas de ralos, tanques e pias.
  • – Colocar telas em portas e janelas também pode ajudar muito, evitando inclusive outros animais perigosos como pernilongos e afins.
Escorpião Amarelo Como Espantar
Escorpião Amarelo Como Espantar

Caso note a presença de um escorpião amarelo em sua casa, e se houver possibilidade de matar o animal, aja com muito cuidado, e ligue para a vigilância da sua cidade, ou se afaste e faça a ligação. Aguarde a chegada de uma equipe de Vigilância em Saúde. Em caso de acidentes, busque imediatamente por ajuda médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *