Com um nome de beija-flor abelha é possível imaginar o porquê essa ave leva esta nomenclatura? Não? Nenhuma ideia a respeito? Bom, o Colibri-abelha-cubano (Mellisuga helenae) é chamado assim pelo seu tamanho. Ele realmente tem uma estatura muito parecida com a desse outro bicho.
Aliás, não é a toa que ele é considerado a menor ave do mundo. Essa espécie mede cerca de 5,7 centímetros de comprimento, pesando 1,6 gramas.
Ele é um bicho endêmico de Cuba e da Isla de la Juventud.

Existe dimorfismo sexual na espécie. Os machos tem pelo verdes e azuis na parte superior, com a garganta vermelha. A região inferior é branca ou acinzentada. Ele também é menor que a fêmea. Esta é verde em cima e branca na parte de baixo.
Alimentação do beija-flor abelha
Como suas primas maiores, ele também consome néctar. Este é retirado das flores com sua língua longa em forma de tubo, que suga pólen e néctar, que acaba grudando em seu bico e suas penas. Por causa disso, o beija-flor tem um papel muito importante no ecossistema, que é de espalhar essas substâncias, contribuindo para a reprodução das flores.
36 Curiosidades
- O abelha também é chamado de beija-flor zumbidor, de Helena e Zunzuncito.
- É a única ave que consegue voar para trás.
- Constrói seu ninho com pedaços de teia de aranha, liquens, cascas. Este é forrado com fibras de plantas, tem um formato de taça e um diâmetro de 2,5 centímetros.
- Os ovos da ave são do tamanho de ervilhas. A fêmea só bota dois por vez. Estes são os menores entre a espécie.
- Durante o dia, ele é capaz de visitar até 1500 flores.
- Ao contrário de outras espécimes, o abelha tem o corpo mais arredondado e robusto.
- Ele é igualmente forte e rápido como os outros da família.
- Tem a capacidade de pairar, como o helicóptero.
- Suas asas batem tão rápido – cerca de 80 vezes por segundo – que são difíceis de ver a olho.
- As penas do animal parecem brilhar na luz. Mas esse é um efeito de ótica, que só é visto dependendo do ângulo que o espécime é observado.
- Pode comer insetos e aranhas.
- Ele é tão pequeno que cabe com facilidade na ponta de um lápis.
- Sua expectativa de vida é de 07 a 10 anos de idade.
- Na época da reprodução, os machos ficam com o topo da cabeça toda vermelha.
- Seus predadores são os sapos e corujas. Para escapar deles o bicho usa de sua maior habilidade: o voo. Ele alcança os 48 quilômetros por hora nesta atividade – com algumas espécies chegando aos 70 km/h.
- Tem um corpo adaptado para isso, com cerca de 34% da sua massa corporal sendo composta de músculos especializados em vôo.
- Tem um metabolismo alto, por isso passa 15% do seu dia comendo com intuito de repor as energias gastas. Já a noite economiza forças, diminuindo sua temperatura de 41 graus para 30°c.
- Habitam um território restrito. Isso em junção com a destruição destes locais pode levar o abelha a extinção.
- Passa a maior parte da sua vida voando.
- Gosta de ficar em florestas, jardins, vales e pântanos.
- O beija-flor tem muitos nomes indígenas. Para os caraíbas, ele é conhecido como colibris, que significa “área resplandecente”. Os tupis chamam a ave de guanumbis, “pássaro cintilante”. Os guaranis nomearam o bicho como mainumbis, “aqueles que encantam, junto à flor, com sua luz e seu esplendor”.
- Tem um coração relativamente grande, ele representa cerca de 20% do seu peso total. Essa característica facilita a rápida circulação de sangue.
- Consegue decolar e pousar na vertical.
- Dizem que Igor Sikorski, o responsável pela invenção do helicóptero, baseou o transporte após observar os voos desse bicho.
- O beija-flor pode voar de cabeça para baixo.
- Seu coração pulsa até 1,2 mil vezes por minuto.
- Durante o período de imigração ele pode voar até 20 horas direto.
- Ele precisa comer a cada 10/15 minutos, o que quer dizer que ele faz 2 mil refeições por dia.
- Comem por dia metade do seu peso.
- O animal prefere o néctar que não tenha uma grande concentração de açúcar e nem que seja tão pegajoso.
- Mesmo comendo tanto, são tão leves quanto uma moeda.
- É considerado um criatura pouco sociável por não gostar que outros visitem as plantas de que ele se alimenta.
- Ele entra num tipo de hibernação no frio, por isso é mais comum vê-lo na primavera e no verão.
- É nativo das Américas.
- Existem cerca de 340 espécies. 80 delas vivem no Brasil.
- A única ave que tem seu bico mais longo que seu corpo é o beija-flor-bico-de-espada.
4 espécies mais bonitas de beija-flor
1 – Hillstar-de-garganta-azul

Como o próprio sugere, esse beija-flor tem essa região em tom azul. Ele vive nas áreas áridas do Equador, cerca de 3500 metros acima do nível do mar. Tem patas maiores que seus parentes, e estas facilitam na hora dele se deslocar entre os galhos, tornando inclusive possível que ele fique pendurado de cabeça para baixo quando está em busca de néctar.
2 – Beija-flor-azul-de-rabo-branco

Essa ave é muito vista no topos de árvores em florestas úmidas, mas existem registros de aparições do indivíduo em plantação de café e cacau. A espécie apresenta dimorfismo sexual, que pode ser vista na asas mais curtas e bicos mais longos das criaturas. É bem territorialista, lutando com “unhas e dentes” pelas regiões com maior número de néctar.
3 – Slylph-de-cauda-violeta

Famoso por sua cauda longa e violeta, o ave se alimenta direto no chão, percorrendo entre algumas plantas por diversas vezes.
Ele passa o ano todo construindo ninhos, mas só se reproduz em uma época específica do ano. Este serve de abrigo em outras estações.
4 – Puffleg-safira

Uma das características mais chamativas nesse animal são suas patas, que tem uma espécie de cobertura que se parece com polainas.
Gosta de regiões montanhosas e se alimenta de pequenas flores. A forma como come é diferente de outros beija-flores, pois faz isso se empoleirado.