As corujas são aves misteriosas, inteligentes, sábias, logo abaixo selecionamos as suas principais características. Confiram!
Mitologia
A coruja tem a capacidade de enxergar através da escuridão, conseguindo ver o que os outros não veem. Na mitologia grega, Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, tinha a coruja como símbolo. Atena ficou tão impressionada com a aparência da coruja, que a tomou como sua ave favorita.

Habitat
Estas grandes caçadoras são encontradas em quase todo o mundo, menos na Antártica, na maior parte da Groenlândia, e em algumas ilhas remotas. Existem 126 espécies diferentes de corujas, 18 das quais vivem no Brasil.
Não transmite doenças
É um animal que não transmite doenças aos humanos. Havia uma tradição que dizia que quem come carne de coruja, adquire seus dons de previsão, e clarividências, mostrando poderes divinatórios. Enquanto todos dormem a coruja fica acordada, com os olhos arregalados, vigilante e atenta aos barulhos da noite. Por isso, representa para muitas culturas uma poderosa e profunda conhecedora do oculto.

Girando o pescoço
A coruja tem a particularidade de conseguir girar o pescoço, quase atingindo um ângulo de 360º, para observar algo ao seu redor, permanecendo com o resto do corpo sem o menor movimento. O que amplia seu angulo de visão, muito superior ao do ser humano. Sua grande capacidade de visão e audição as tornam exímias caçadoras.

Pais corujas
O termo “coruja”, geralmente, é usado para referir-se ao pai ou a mãe, que ressaltam com certo exagero as qualidades dos filhos ou os protegem demasiadamente, mas também é estendido a outros familiares como tios, avós e etc.
Comportamento
Tais aves possuem hábitos notívagos (noturnos) e voo silencioso, devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos, principalmente de roedores, morcegos, insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pelos, e fragmentos de ossos. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.

Reprodução
Durante o período de reprodução, o macho oferece uma presa à fêmea, quando a presa é aceita ocorre o acasalamento. A cada postura a fêmea põe de 3 a 5 ovos por gestação, o tempo de incubação é de aproximadamente 33 dias, e os filhotes começam a voar, em média, em 75 dias. Depois da eclosão, o macho cuida dos filhotes por 2 meses até que estes aprendam a defender-se.

Nidificação
A maioria das espécies fica em árvores. Mas algumas corujas fazem o ninho em áreas de relvas baixas, junto às árvores. Cavam no chão verticalmente e depois prosseguem horizontalmente até o ponto definido para colocar o ninho livre de predadores. O macho fica de sentinela na árvore, cuidando do ninho, principalmente durante o dia. Na presença de um possível invasor, os filhotes podem imitar sons de serpente (similar), fazendo o agressor desistir do ataque.

Características físicas
Estas aves possuem olhos bem grandes, rodeados por um disco de penas, voltados para frente e, portanto, com visão binocular (como o ser humano). São animais com hipermetropia, ou seja, quase não enxergam perto (a poucos centímetros), mas, em distâncias maiores, sua visão é muito boa, principalmente com pouca luz. Apesar do tamanho dos seus olhos, elas não conseguem mexer os seus globos oculares.
Suas orelhas não são visíveis, mas sua capacidade de audição é bastante aguçada, melhor do que a das outras aves. São capazes de caçar na escuridão, pois o formato do disco de penas ao redor dos olhos direciona o som de suas presas até os ouvidos. Sua plumagem é macia e densa, geralmente possui cores escuras misturadas com branco e/ou amarelo. Há casos de corujas totalmente brancas como a coruja polar. O tamanho varia de 25 cm a 70 cm de comprimento, enquanto o peso está entre 60 g e 4 kg. As fêmeas geralmente são maiores do que os machos. No Brasil, a maior coruja conhecida é o mocho orelhudo (sua altura pode passar de 50 cm) e a menor, o caboré, atinge até 17 cm de altura.

Temperamento
Elas costumam ter o temperamento tímido, desconfiadas e muito quietas, acostumam-se facilmente com aqueles que a criam se isso for feito desde filhotes.
Curiosidades
A coruja tem significados diferentes de acordo com cada cultura. Vejamos!
África do Sul: A coruja é a mascote do feiticeiro zulu. E no xamanismo é reverenciada por enxergar a totalidade.
Argélia: A crença diz que colocar o olho direito de uma coruja na mão de uma mulher dormindo, fará com que ela conte segredos.

Austrália: Os aborígenes acreditam que a coruja representa o espírito da mulher. O espírito do homem é representado pelo morcego.
Brasil: Matita Perê é uma velha vestida de preto, com os cabelos caídos pelo rosto. Diz a lenda, que ela tinha poderes sobrenaturais e preferia aparecer nas noites sem luar, sob a forma de uma coruja. Na tradição guarani, o espírito Nhamandu, o criador, manifestou-se na forma de coruja para criar a sabedoria. No folclore brasileiro, diz que para que os seus filhotes não fossem vítimas de predadores, ela avisava que seria fácil reconhecê-los, eles eram os “mais bonitos” da floresta. Daí o dito popular: “Toda a coruja gaba-se do seu toco”, referindo-se ao ninho de seus horríveis filhotes. Assim como uma mãe elogia seus rebentos, mesmo sabendo que eles não têm nada de beleza.

China: A coruja está associada ao relâmpago. Usar imagens de coruja em casa protege contra os raios.
Estados Unidos: A tradição dos índios norte-americanos, diz que a coruja mora no Leste, lugar de iluminação. Assim como a humanidade teme a escuridão, a coruja enxerga o breu da noite. Onde os humanos se iludem, ela percebe com clareza, acreditavam os índios. Entre os índios americanos, a coruja tinha muito poder, para os apaches, sonhar com ela significava a morte. Os dakotas viam a coruja como um espírito protetor. Os hopis tinham a coruja como guardiã do fogo.
Peru: Cozido de coruja serve de remédio para quase tudo.
Roma Antiga: No Império romano, ela era tida como animal agourento. Ouvir o seu pio era presságio de morte iminente. As mortes de Júlio César, Augusto, Aurélio e Agripa, foram anunciadas por uma coruja.

Tempo de vida
Uma coruja vive em média de 15 anos a 20 anos.
Fotos de Coruja
E aí, gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos! Saiba que todos os dias aqui no blog tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Caso você queira receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Para acessar mais artigos sobre a coruja acesse aqui.
Até breve!
Linda 💕