Home / Informações / Características da Vaca Vechur: Tamanho e Nome Científico

Características da Vaca Vechur: Tamanho e Nome Científico

Já viu uma vaca com apenas 90 cm de altura e 124 cm de comprimento? Se a resposta for não, então vá a Vechur, uma pequena aldeia no distrito de Kottayam, em Kerala, e veja esta extraordinária raça de gado.

A vaca vechur, uma variedade de gado indígena de Kerala, uma raça rara de Bos indicus, é a menor raça de gado do mundo. Produz o leite máximo do mundo para uma vaca desse tamanho. Não é a quantidade de leite, mas a sua qualidade que lhe deu fama internacional.

O gado Vechur é uma raça indiana nativa e de menor porte do gado Bos indicus. A raça recebeu o nome da vila Vechoor, no distrito de Kottayam, no estado de Kerala, na Índia. Segundo o Guinness Book of Records, a raça de gado Vechur é a menor raça de gado do mundo. A raça é notada e valorizada pela maior quantidade de produção de leite em comparação com a quantidade de comida necessária. Sosamma Iype, professora de criação de animais e genética, juntamente com uma equipe de seus alunos, salvou a raça da extinção devido a esforços de conservação. Uma unidade de conservação foi iniciada no ano de 1989. E em 1998, foi formada uma relação de conservação para continuar o trabalho com a participação dos agricultores.

O gado Vechur tornou-se raro quando os animais nativos foram cruzados com animais exóticos. E a raça era popular em Kerala até os anos 1960. Ele foi listado na Lista Mundial de Diversidade de Animais Domésticos da FAO em 2000, em sua “Lista de Raças Mantidas pela Crítica”. A raça foi listada apontando para a extinção iminente, pois as raças são incluídas na lista quando o número de vacas e touros reprodutores cai para níveis muito baixos. Hoje existem cerca de 200 vacas. E a maioria deles (quase 100) está na Faculdade de Veterinária. Leia mais informações sobre esta raça de gado abaixo.

 Vaca Vechur
Vaca Vechur 

Características

O gado Vechur é a menor de todas as raças de gado do mundo. Sua cor varia e pode ser qualquer. As vacas e os touros têm chifres pequenos e curvos para trás. A altura média do gado Vechur é de cerca de 90 cm. E seu peso corporal é de cerca de 130 kg.

Outras características da vaca indígena indígena

1) Corcova – Para vacas, a corcunda não é muito proeminente (no caso do bezerro, deve ser pelo menos visível), mas os touros são enormes e claramente visíveis logo após o nascimento.

2) DewlapQuanto maior a descamação, melhor o poder de resistência da vaca contra parasitas e doenças.

3) Cor da pele – (a cor uniforme era preferida mesmo nos tempos antigos, a maioria das raças indianas tem, por padrão, cor uniforme).

4) Testa – a testa de vacas indianas se projeta ligeiramente na área dos olhos. Também será estreito e sulcado no meio. É claramente visível nos touros. A vaca Gir é a única exceção, pois possui uma testa convexa maciça.

5) Cascos – os cascos das vacas indianas são pequenos e os cascos traseiros divididos devem estar muito próximos um do outro. Não deve estar bem aberto. O gado indiano desenvolveu cascos fortes para andar em terrenos irregulares e rochosos.

6) Cauda – a cauda deve quase tocar o chão, no entanto, se for uma panturrilha, a cauda será pequena, mas deverá estar pelo menos abaixo do joelho.

7) Estrume – Todas as vacas indígenas indígenas têm forma semi-sólida de esterco. O esterco será coberto por mucosas finas, o que faz com que o esterco não grude na pele das vacas e até nas mãos humanas durante o manuseio. Deve ter um cheiro agradável e não odor desagradável.

Vaca Vechur
Vaca Vechur

O gado Vechur é um animal ativo e forte. As vacas são muito boas produtoras de leite, produzindo até 3 litros de leite por dia. Eles exigem menos cuidados, alimentação e manutenção. Acredita-se que o leite das vacas Vechur tenha qualidades medicinais e é fácil de digerir devido ao tamanho menor do glóbulo de gordura. Os touros são fortes em comparação com o tamanho do corpo e usados ​​anteriormente para o trabalho.

Acreditava-se anteriormente que a vaca vechur havia sido extinta de seu local de nascimento devido ao alto cruzamento. Mas, para surpresa de muitos, eles sobreviveram a esse futuro condenado. Graças aos esforços extraordinários realizados pela Dra. Sosamma Iype, professora de genética e criação de animais, juntamente com uma equipe de seus alunos. Sob a orientação do Dr. Sosamma Iype, foi criada em 1989 uma unidade de conservação que cuida da conservação não apenas das vacas Vechur, mas de todas as outras raças indígenas de Kerala.

Nomeado após a vila onde se acredita ter evoluído, essa raça de gado anão está bem adaptada ao clima tropical quente e úmido de Kerala. Eles exigem comida mínima e são altamente resistentes a doenças. Os fazendeiros são da opinião de que esse gado fofo de Kerala é mais inteligente e amável em comparação com as outras raças comuns em Kerala. Os touros Vechur, apesar de seu pequeno tamanho, são muito fortes e foram usados ​​nos primeiros tempos para arar os campos pantanosos de arroz.

Propriedades medicinais do leite de Vechur

A propriedade medicinal do leite de vaca Vechur também foi aceita pela Ayurveda. Seu leite é facilmente digerível devido ao tamanho menor do glóbulo de gordura e, portanto, alimento ideal para crianças e convalescentes. Estudos recentes comprovaram a propriedade medicinal da proteína Lactoferrin no leite da vaca Vechur. Diz-se que o leite contém arginina, um aminoácido com funções terapêuticas específicas, como cicatrização de feridas, proliferação celular, sinalização celular e tratamento de doenças cardiovasculares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *