Home / Informações / Características da Mosca Varejeira: Alimentação e Nome Científico

Características da Mosca Varejeira: Alimentação e Nome Científico

Quem nunca se deparou com uma mosca? Elas incomodam, marcam presença. Estão em casas, quintais, jardins, restaurantes, comércios no geral. Onde há alimento para nós, ou muito alimento para elas (como lixeiras, lá elas estarão. 

O processo de urbanização aumentou muito a presença de moscas e a proliferação delas nas cidades. As moscas são muitas vezes encontradas em lixos, restos de alimentos e lugares onde elas podem conseguir alimento, se esconder e de reproduzir. Assim, as moscas são, atualmente, vistas como pragas urbanas, capazes de transmitir doenças, servindo de hospedeiras para agentes patogênicos, causando e proliferando doenças, devendo ser evitadas. Hoje vamos falar da mosca varejeira.

A mosca varejeira, cuja principal espécie é a Cochliomyia hominivorax, faz parte de uma família de moscas que possuem como uma das centrais características a cor azul ou um verde-metálico. Esse animal utiliza a presa, que pode ser qualquer animal com sangue quente (incluindo os seres humanos) como hospedeiros, nesse processa a mosca deposita seus ovos onde existir alguma ferida aberta. 

Mosca Varejeira
Mosca Varejeira

Ciclo de vida:

  1. Primeiro, os ovos são depositados, especialmente em áreas de feridas ou em torno de aberturas, como olhos, ouvidos e nariz.
  2. Em seguida, os ovos eclodem em larvas de primeiro estágio (larvas) dentro de 24 horas.
  3. As larvas se alimentam e se transformam em larvas de segundo estágio.
  4. Depois de mais alimentação, eles se transformam em larvas do terceiro estágio.
  5. Finalmente, eles se tornam pupas no chão.
  6. Por fim, surgem moscas adultas para iniciar o processo novamente.

Quando os ovos eclodem e as larvas nascem, elas permanecem na pele e corroem, aos poucos, os tecidos vivos que encontrarem pela frente, danificando muito a saúde do hospedeiro dependendo da situação. Esse tipo de infecção possui a nomenclatura de “miase”, que pode ser muito grave dependendo das circunstâncias.

Características das moscas varejeiras:

  • Cor : As moscas adultas são geralmente metálicas, enquanto as larvas são de cor pálida;
  • Características : Os adultos têm partes bucais semelhantes a esponjas, com pelos emplumados nos segmentos terminais das antenas dos machos. As larvas têm partes da boca em forma de gancho;
  • Larvas : As larvas de moscas medem, em média, 9 a 22 mm de comprimento, as larvas são equipadas com peças bucais em forma de gancho e espirais para respirar. Cada segmento do corpo da larva da mosca de sopro possui uma fileira mediana de tubérculos carnudos que se assemelham a cabelos.

Essas pragas entram nas casas por portas abertas, janelas ou pequenas rachaduras nas paredes em busca de comida. Uma vez dentro, as moscas encontram uma refeição e começam a depositar ovos em sua superfície.

Mosca Varejeira de Perto
Mosca Varejeira de Perto

Quão sérias são as moscas?

Transmissão de Doenças

Essas moscas transferem infecções para seres humanos através da contaminação de alimentos e superfícies de preparação de alimentos. Também é possível transferir a doença quando a mosca entra em contato com uma ferida aberta ou lesão em pessoas, animais silvestres ou animais de estimação. Quando os insetos se alimentam, os patógenos se prendem aos seus corpos. Essas pragas podem espalhar disenteria, infecções oculares e outras doenças.

Fatos

Moscas varejeiras provaram ser muito bons sobreviventes. Se as larvas da mosca s se encontram em uma área iluminada, elas se retiram imediatamente para locais mais escuros, o que é feito para que os predadores não possam vê-las e interromper o fornecimento de alimentos.

As larvas de uma mosca soprada têm apenas 1 a 2 mm quando nascem. No entanto, no dia 3 ou 4, eles têm 1 cm de comprimento. As larvas secretam uma enzima que pode quebrar a proteína, e isso lhes permite consumir material semi-líquido de uma carcaça!

Comportamento

As moscas varejeiras são mais ativas durante o dia, e menos durante a noite, quando entram em repouso. Podemos identificar uma contínua presença de moscas em lugares onde achamos manchas escuras, causada pelas fezes, ou manchas mais claras, que podem significar a saliva que o inseto produz e lança sobre o alimento antes de ingeri-lo, facilitando o seu processo de digestão. 

Curiosidades sobre as moscas:

  • As moscas têm apenas 2 olhos, mas cada um deles tem mais de 4.000 lentes (permitindo que as criaturas vejam 360 graus);
  • A visão de uma mosca é nítida por apenas 61 – 91 cm.;
  • A maioria dos insetos têm quatro asas, mas as moscas têm apenas duas, e suas asas podem bater cerca de 200 vezes por segundo;
  • Como todas as moscas têm apenas duas asas, elas são agrupadas como insetos da ordem Diptera (que literalmente se traduz em “duas asas”). Esta família também inclui mosquitos, moscas de veado, moscas de cavalo, borboletas e moscas de sopro;
  • Ao iniciar sua decolagem, todas as moscas saltam para cima e para trás antes de avançar;
  • Muitas das doenças mortais do ser humano foram transmitidas por moscas, como guinadas, cólera, disenteria, febre tifóide, hanseníase, antraz e tuberculose;
  • Uma mosca pode transportar entre 5 e 6 milhões de bactérias;
  • Uma mosca pode infectar os alimentos simplesmente pousando neles;
  • As moscas caçam à vista, é por isso que só caçam durante o dia;
  • A maneira mais fácil de manter moscas fora de nossa casa é manter as coisas limpas;
  • As moscas defecam a cada 4 a 5 minutos.

Sinais de infestação

Os adultos podem ser vistos descansando em superfícies ou verificando possíveis fontes de alimentos ou odores. A detecção de larvas geralmente acontece quando elas saem das fontes de reprodução para o filhote.

  • O que fazer em caso de infestações?
  • Chamar uma empresa profissional, que faça dedetizações, pode ajudar.
  • Manter a casa limpa;
  • Colocar telas nas portas e janelas.
Mosca Varejeira
Mosca Varejeira

Benefícios?

Certas espécies de mosca são usadas em experimentos, isso acontece principalmente em estudos e pesquisas na área da genética. Enquanto isso, no setor da agricultura elas podem ser usadas como agentes para controle natural de plantas daninhas e até mesmo para o controle de outras pragas. Além disso, algumas moscas possuem um importante papel no meio ambiente, atuando como agentes polinizadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *