Home / Informações / Características da Lhama: Alimentação e Tempo De Vida

Características da Lhama: Alimentação e Tempo De Vida

A lhama ou lama como também pode ser conhecido é um animal extremamente popular, principalmente quando buscamos fotos suas pela internet. Muitas destas fotos inclusive podem dar a falsa impressão de que as lhamas ou os lhamas são animais extremamente amigáveis e até mesmo muito dóceis, quando na verdade não são bem assim.

Mas vamos por parte, você deve estar se perguntando, ou ao menos deve ter achado estranho termos mencionado a lhama e o lhama, mas é pelo fato da palavra “lhama” ser um substantivo unissex por assim dizer, ou seja, pode ser usado tanto para se referir ao macho quanto a fêmea do animal. Passado este ponto inicial vamos a desmistificação de que a lhama é um animal muito dócil ou amigável.

Lhama
Lhama

Conhecendo A Lhama Em Suas Particularidades

Quem conhece a lhama, seja por meio de fotos ou pessoalmente deve com certeza achar este animal um tanto quanto simpático e de fato as lhamas podem passar esta impressão quando vemos fotos suas ou temos uma boa experiência conhecendo este animal ao vivo e a cores. Mas segundo um levantamento feito pelo Animal Planet a lama é um dos animais mais irritáveis do planeta, ocupando a oitava posição.

Você com certeza deve ter visto uma manifestação do estado irritado deste animal. A lhama quando irritada tende a jogar o seu muco, ou em termos mais singelos, tende a cuspir na direção daquele que é o motivo de sua irritação. Muitos são os turistas que foram cumprimentados desta maneira tão cordial por este animal. Bom agora que você já sabe que a lhama é um animal um tanto quanto de poucos amigos vamos a outras informações sobre este ruminante. Isso mesmo, a lhama é um animal ruminante o que significa que ela possui quatro estômagos onde o seu processo de digestão é dividido e realizado. Podemos dizer também que os animais ruminantes são aqueles os quais o alimento passa pela boca mais de uma vez e como exemplo conhecidíssimo temos a vaca.

As lhamas também são animais ruminantes da família camelídeos do gênero lama sendo um animal da América do Sul sendo domesticado pelo povo inca, tendo grande importância para o desenvolvimento deste povo. Atualmente além de integrar os zoológicos as lhamas também são utilizadas para o transporte de carga, para o consumo de sua carne, lã e couro.

A Distribuição Geográfica Das Lhamas E Outras Informações

As lhamas apresentam maior população na Bolívia onde os seus indivíduos chegam a mais de dois milhões. Estima-se que a utilização principalmente da lã deste animal contribua para a manutenção de pelo menos em média, cerca de quarenta mil famílias presentes em regiões com escassez de recursos. Isso porque a lhama é um animal que sobrevive bem em regiões onde a criação de outros animais não seria possível. Dentre as localidades onde famílias se utilizam da criação de lhamas e posterior comercialização de sua lã para sua sub-existência temos o Equador, o Peru e a própria Bolívia.

E por falar na lã da lhama este animal possui uma pelagem longa que o permite viver em regiões frias. Sua coloração costuma pairar entre branco e marrom, mas não raro pode atingir tons mais escuros. Sua alimentação, embora seja um animal de grande porte, podendo chegar a pesar até cento e cinquenta quilos se fundamenta apenas em capim e mato. E falando em tamanho, a lhama pode chegar a medir de um metro e quarenta a dois metros e quarenta, contanto com sua cauda que pode chegar aos quase oitenta centímetros. Vivem cerca de vinte e quatro anos e seu pescoço é alongado com a cabeça em formato oval.

Animais De Atitude Estas Tais Lhamas

Uma interessante curiosidade sobre este animal é referente a sua utilização como animal de carga. As lhamas onde são criadas podem ser utilizadas para o transporte de mercadorias, sendo capazes de carregar cerca de trinta e cinco quilos por em média trinta quilômetros em um único dia. Até aqui nada muito surpreendente não é? Mas o melhor está por vir. As lhamas quando se sentem sobrecarregadas em relação ao peso que estão transportando simplesmente empacam ou ainda deitam-se no chão, até que o peso excessivo seja retirado. Outros animais ainda podem sacudir-se ou ainda cuspir até que o excesso de peso seja revisto.

E Por Falar Em Atitude…

Como comentamos anteriormente as lhamas tem o característico hábito de cuspir naquilo que lhe está incomodando. Mas o mais curioso disso é que antes de partirem para este ato gentil, estes animais mostram a língua para o motivo de sua irritação. Caso nada mude ai sim as lhamas partem para o ataque, ou melhor para cusparada. Este cuspe pode atingir a incrível distância de mais de cinco metros, por isso, se alguma lhama lhe mostrou a língua é melhor tomar cuidado heim?

São Verdadeiros Animais De Estimação

Um criador norte americano tem treze lhamas como animais de estimação e o mesmo garante que os animais são como cães, sendo verdadeiros amigos do homem, enquanto a alpaca, animal com o qual é costumeiramente confundido não são assim tão afáveis. De acordo com este criador as lhamas são animais sociáveis e até mesmo dóceis se você respeita o seu espaço.

Diversas fotos inusitadas destas lhamas de estimação circulam pela internet ao lado de seu criador. E por falar em sua semelhança com os cães, estes animais são ótimos “cães” de guarda. Podem ser, desta forma, excelentes para proteger rebanhos e animais de pequeno porte. Curiosamente sua inteligência permite que diferenciem animais dóceis e inofensivos de predadores o que pode garantir a segurança do bando que estão a proteger. E por falar em bando, quando atua como “cão” de guarda a lhama adota o bando como seu e o protege integralmente.

Podem Ser Animais Terapêuticos

Por mais incrível que isso possa parecer as lhamas podem ser treinadas para serem animais terapêuticos, em outras palavras animais utilizados em hospitais e clínicas de reabilitação. Afinal quem não gostaria de acariciar e passar alguns momentos com estes fofos animais não é mesmo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *