Home / Informações / Características da Cobra Cipó Verde: Alimentação e Reprodução

Características da Cobra Cipó Verde: Alimentação e Reprodução

Você conhece a cobra cipó verde? Provavelmente você já ouviu falar ou até mesmo viu em algum filme, mesmo que não as tenha visto pessoalmente. Essas cobras são muito parecidas com cipós, e se camuflam muito bem em meio a natureza. Hoje você vai saber mais sobre essa espécie, sua reprodução, como reconhecer uma cipó verde pela aparência e se elas apresentam algum perigo para nós.

Existem dois tipos de cobras que são chamadas de cobras cipó verde. Um deles é Oxybelis fulgidus, que literalmente se traduz em ‘cobra-de-bico’. Pode ser encontrada no México, América Central e América do Sul e pode crescer até 79 polegadas de comprimento e menos de uma polegada de espessura. O nome científico Oxybelis fulgidus vem da palavra grega oxybeles, que significa ‘ponta afiada’, e a palavra latina fulgere, que significa ‘brilhar’, que é uma das características do corpo dessas cobras.

A outra cobra cipó verde é a Ahaetulla nasuta, que também é conhecida como a serpente de videira verde asiática ou a cobra de nariz comprido. O nome de seu gênero, Ahaetulla , vem de um nome cingalês, o que significa atacante dos olhos, pois acreditava-se amplamente que esta cobra ataca os olhos dos atacantes, atingindo-os com o focinho pontudo e cegando-os. Isso, no entanto, provou ser um mito e ninguém ficou cego devido a um ataque de cobra verde.

Cobra Cipó Verde
Cobra Cipó Verde

Aparência da cobra cipó verde

Como os nomes comuns e científicos dessas cobras de cipó verde implicam, elas são esbeltas cobras verdes amareladas que se parecem muito com cipós, o que lhes proporciona excelente camuflagem quando estão nas árvores. Até suas línguas, que usam para cheirar presas como outras cobras, são verdes. Suas cabeças são um pouco mais grossas que seus corpos e parecem uma folha, achatadas e pontudas.
É verde brilhante dorsalmente e verde amarelado ventralmente e no lábio superior. Há uma faixa branca amarelada estreita ao longo de cada lado da barriga e cauda.
Elas podem chegar a medir 1,7 metros de comprimento.
Ambas as sub espécies de cipó verde têm olhos amarelos com pupilas negras.
Quando se sentem ameaçadas, a maioria das cobras tentam representar sua própria ameaça. Cobras, por exemplo, levantam seus corpos e esticam seus pescoços. A mamba negra abre a boca. As cascavéis erguem seus chocalhos e agitam-no mais rapidamente. Já a cobra cipó verde abre bem a boca e expande o corpo para parecer mais espessa do que o habitual e, à medida que a pele se estende, passa de verde claro para verde com manchas em preto e branco, parecendo quase uma cobra diferente.

Há quem diga que a cobra cipó verde foi a responsável por enganar Eva no Paraíso. Se é verdade mesmo? Ninguém sabe.

Habitat

Encontrada em arbustos baixos, arbustos e árvores em terrenos florestais de várzea a altitudes de até 1000 metros, particularmente perto de riachos e frequentemente encontrada perto de assentamentos humanos, desde que haja lugar para que ela se camufle.

Alimentação da cobra cipó verde

Elas geralmente se alimentam de ratos, lagartos, sapos ou pássaros. Elas são diurnas Ambos são e ativas durante o dia, aproveitando sua camuflagem enquanto deslizam pelos galhos em busca de comida. A cobra cipó verde fica no alto das árvores e olha para o chão. Quando um rato, lagarto ou ninho é encontrado, a cobra segue a presa a uma curta distância e a cheira com cuidado. Se a cobra se contentar com ela, ela morde a cabeça e levanta a presa a 20–40 cm do chão. Com isso, a cobra impede que a presa use sua força física. A cobra possui dois dentes superiores maiores na parte posterior da boca; esses dentes permitem que a saliva tóxica penetre nas feridas e imobilize a presa. Então é rapidamente engolido. Uma vez que a presa está completamente no corpo da cobra, ela procura um local de descanso, geralmente no ponto mais alto de uma árvore.

Reprodução das cobras cipó verdes

As cobras de videira verde são ovíparas. O que isto significa é que os óvulos permanecem dentro do corpo da fêmea até que estejam completamente desenvolvidos, depois eclodem e nascem os filhotes, capazes de caçar a partir do momento em que nascem. Quantos filhotes nascem e quão grandes são ao nascer ainda não se sabe, pois essas cobras não foram criadas com sucesso em cativeiro.

A cobra cipó verde é venenosa?

Ambas as cobras de cipó verde, como outras cobras, são consideradas levemente venenosas. O que isso significa é que o veneno pode causar complicações à saúde, mas não é tóxico o suficiente para matar, a menos que a vítima seja muito jovem, idosa ou tenha alguma doença.

Porém, para que o envenenamento ocorra, uma cobra deve enterrar suas presas na pele de uma pessoa primeiro e é improvável que isso ocorra no caso da cobra verde. Por quê? Porque as cobras cipó verdes têm dentes traseiros. Isso significa que suas presas estão na parte de trás de suas mandíbulas. Para liberar veneno, eles devem mastigar a presa ou a mão de uma pessoa. Não é provável que o último aconteça, já que a maioria das pessoas geralmente consegue se livrar de uma cobra e fugir após a primeira mordida.

Cobra Cipó Verde
Cobra Cipó Verde

Se ocorrer envenenamento, cujo sintoma é a dormência do local da picada, deve-se procurar tratamento imediatamente para evitar complicações graves.

Infelizmente, a cobra de cipó verde, como outras cobras e animais silvestres, estão sendo capturadas na natureza para serem vendidas no comércio de animais de estimação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *