Home / Informações / Características da Cobra Cipó Marrom: Alimentação e Reprodução

Características da Cobra Cipó Marrom: Alimentação e Reprodução

Existem tantas cobras que, muitas vezes, não conseguimos nem notar a existência de cada uma delas. Com diversas características, habitats e estilos de vida diferentes, as cobras fazem parte do ciclo da vida e compõe uma parte importante dos animais, ainda que muitas vezes temidas, elas cumprem seu papel e equilibram a cadeia alimentar onde estão. Você já deve ter ouvido falar da cobra cipó marrom, mas, afinal, por que ela carrega essa nomenclatura e onde essa animal habita? Entenda tudo isso conosco:

Características da cobra cipó marrom

A cobra cipó marrom é uma espécie das conhecidas Cobra-cipó, que são pertencentes a família Colubridae. No Brasil elas são muito encontradas nas regiões onde prevalece o ecossistema do Cerrado, nos estados de Mato Grosso, Bahia, Goias, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Também no Paraguai e Bolívia. 

Essa cobra costuma passar grande parte do seu dia em árvores, sendo fácil confundi-lá como parte da vegetação, e por essa característica é chamada de “cobra cipó”. Essa espécie pode chegar a um comprimento de 1,2 metros e é muito ágil. 

A cobra cipó também é uma cobra medrosa, opta por fugir sempre que se inicia uma briga. Entretanto, se ela se sentir coagida e ameaçada por sim dar o bote. 

Cobra Cipó Marrom Características
Cobra Cipó Marrom Características

Se ela é confundida com a vegetação, por que ela possui a cor marrom?

Pela simples razão de que nem toda a vegetação é verde. Muitas partes de plantas e árvores são marrons e, nesse tipo de vegetação, uma serpente marrom é obviamente muito melhor camuflada que uma verde.

A cobra cipó marrom serve como um exemplo do fato de que não há apenas uma solução para enfrentar os desafios de um determinado ambiente. A qualquer momento, uma estratégia pode ter uma vantagem sobre a outra, e a marrom se adapta e se camufla em muitos ambientes dos quais a verde não conseguiria se camuflar, o que auxilia muito na sobrevivência desse animal.

Outras características 

Uma cobra longa e excepcionalmente fina que se assemelha a uma videira. A coloração varia de cinza a cinza prateado ou cobre, com linhas curtas, escuras e parecidas com traços no meio do corpo. A cabeça é muito estreita, pontiaguda e alongada.Uma linha escura corre do focinho, através do olho e para o pescoço.Um sulco vai do olho ao focinho de cada lado da cabeça. O rosto, muitas vezes, possui uma coloração amarelo brilhante para verde-amarelo. Esta coloração amarela se estende para o lado de baixo do pescoço e, em seguida, notas em uma planície, de cor creme barriga os alunos são redondos e as escalas são lisas…

Hábitos do animal

A cobra cipó marrom possui hábitos diurnos, e como já foi dito, elas costumam passar grande parte do dia e da vida em cima de árvores. Elas possuem muitas habilidades para viver em meio às folhas, galhos e tudo o que compõe um ambiente desse tipo. 

Ela usa seu veneno leve, injetado por dentes traseiros ranhurados, para subjugar lagartos que compõem a maior parte de sua dieta. Um excelente alpinista, esta cobra passa muito tempo em árvores e arbustos, onde pode ser difícil de identificar. Quando capturada ou ameaçada, muitas vezes mantém a boca aberta, expondo amplamente o revestimento escuro da cavidade oral e da garganta.

Hoje a espécie se encontra sob ameaça de extinção, e sofre muito com o tráfico ilegal para venda de animais silvestres. Quando acontecem situações desse tipo geralmente elas não sobrevivem, ou morrem durante o transporte para fora de seu habitat ou posteriormente, tendo em vista que elas não se acostumam com novos ambientes. Além disso, elas também poderão sofrer com a degradação do ambiente onde vivem, se não passarmos a viver de forma que diminua os impactos das nossas ações no meio ambiente. 

Alimentação 

A cobra cipó marrom se alimenta de alguns sapos, pererecas, rãs e já foram registrados casos de se alimentar de outras serpentes. Ratos, lagartos de menor porte e até alguns pássaros não conseguem fugir rapidamente e podem entrar no cardápio da cobra cipó marrom. 

A cobra cipó marrom é venenosa?

Como outras cobras, a cobra marrom produz um veneno leve que ajuda a subjugar pequenos pássaros e lagartos. O veneno é leve demais para afetar os seres humanos em qualquer grau perceptível e, portanto, a cobra é considerada inofensiva. A cobra cipó marrom compartilha da pupila horizontal e da visão binocular da serpente verde. É excepcionalmente sensível aos movimentos e caçadas durante o dia.

Como todas as cobras, a cobra cipó marrom é vivípara e dá à luz a outras vidas ainda bem jovem.

Cobra Cipó Marrom Olhos Grandes
Cobra Cipó Marrom Olhos Grandes

Reprodução

Essa espécie possui sexos definidos, tendo machos e fêmeas dentro da espécie. O acasalamento ocorre como nas demais cobras, se enrolando. A fecundação se dá dentro da fêmea, normalmente, e depois do tempo de incubação (de dez a quinze dias), ela põe seus ovos.

Com seu tipo de reprodução ovípara, elas produzem em média 8 até 12 ovos a cada ninhada, e sempre se mantém ao redor de seus ovos, vigiando e protegendo seus bebês. Isso porque, muitas outras espécies podem se alimentar dos ovos da cobra cipó marrom.

Provavelmente você se encontrará uma cobra cipó marrom em áreas com muitas árvores e muita vegetação, isso se você conseguir notar a presença dela em meio a tantos galhos e folhagens com coloração marrom, já que ela se camufla de forma muito eficiente. Elas também podem viver em cativeiros, o que é o caso de diversas cobras dessa espécie. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *