Home / Informações / Características Da Cobra Cega: Tamanho, Alimentação E Reprodução

Características Da Cobra Cega: Tamanho, Alimentação E Reprodução

Acho que todos nós quando criança já brincamos de cobra cega. É uma brincadeira antiga e tradicional que sempre ou quase sempre está presente nas comemorações de aniversário ou em reuniões de amigos durante a infância. Mas você sabia que a cobra cega além de uma brincadeira de criança é também um animal de verdade e que podemos encontrar em nosso país? Pois é isso mesmo, a cobra cega é um animal que podemos encontrar e que acreditem se quiser nem mesmo é uma serpente apesar do nome que recebe. Você está preparado para conhecê-la?

A Cobra Cega É Um Animal De Verdade

Apesar do nome que recebe a cobra cega não chega nem mesmo a ser uma cobra, uma serpente, na verdade ela é um anfíbio. Isso mesmo, um animal do mesmo grupo ou classificação que os sapos. Os anfíbios são divididos em três diferentes grupos, temos o Anura onde estão os sapos, o Caudata onde podemos encontrar as salamandras e também o terceiro grupo que é o Gymnophiona onde estão agrupadas as cobras cegas que também são conhecidas pelo nome de Cecília.

Cobra Cega
Cobra Cega

Como são animais apodes, que não apresentam pernas ou outros membros e possuem o corpo totalmente alongado mais se assemelham as serpentes do que a qualquer outro animal e por isso o nome com o qual ficou conhecido, cobra cega. São animais raros e atualmente temos apenas cinquenta espécies já catalogadas. Deste total cerca de trinta e seis habitam as matas e florestas brasileiras. O que podemos dizer é que se trata de um número expressivo se levarmos em consideração o todo que é de cinquenta.

Apesar de receber o nome de cobra cega, estes animais possuem olhos mas seus olhos são muito atrofiados o que levou este animal a aguçar outros sentidos e a confiar neles. Outra artimanha que auxilia com que consiga sobreviver na natureza sem o bom funcionamento dos olhos é um tentáculo que permite que sinta as vibrações do ambiente e também os cheiros.

Apesar de seus olhos não serem um dos melhores sentidos que possui os mesmos podem perceber mudanças na luminosidade do local.

Para nós encontrar uma cobra cega não é uma tarefa nada fácil uma vez que elas dificilmente emergem a superfície vivendo quase sempre submersas na terra. Tanto que para encontrá-la somente cavando buracos na terra. Há outras espécies que possuem como habitat ambientes lamacentos ou alagados o que torna ainda mais difícil encontrá-las.

Quando emergem a superfície aquelas que vivem submersas na terra normalmente adotam este comportamento quando há escassez de alimento.

Características Da Cobra Cega

A cobra cega assim como acontece com todos os anfíbios possui a pele úmida. Seu corpo é todo coberto por anéis brancos em contrapartida ao seu corpo que apresenta a coloração preta.

As cobras cegas são animais fossoriais que como comentamos anteriormente nada mais é do que estar submersa na terra onde dificilmente a avistamos. Algumas por vezes também pode ser encontradas embaixo de folhas secas jogadas ao chão.

Justamente por viverem submersas em solo as cobras cegas possuem a característica capacidade de escavar galerias embaixo da terra. Essa capacidade se deve principalmente à sua dura cabeça que facilita e muito este trabalho de escavação.

Cobra Cega Características
Cobra Cega Características

Alimentação, Reprodução E Curiosidades

As cobras cegas se alimentam de invertebrados como cupins, formigas e minhocas. Por vezes a depender das condições do habitat em que se encontram também podem se alimentar de outras cobras cegas.

O seu comportamento alimentar é bem simples de ser entendido. Com os dentes agarram as presas e simplesmente as engolem sem mais nem menos. O que convenhamos é um comportamento típico de algumas serpentes.

Uma curiosidade acerca destes animais é que quando são apenas filhotes as cobras-cegas se alimentam da pele da mamãe cobra. Comportamento que os estudiosos chamam de dermatofagia.

Quanto a reprodução da cobra cega o que acontece é o seguinte: estes animais são ovíparos, desta forma os futuros filhotes se desenvolvem parcialmente no interior da fêmea que posteriormente colocara os ovos. O engraçado é que as cobras cegas não fazem a postura dos seus ovos, o que acontece é que os ovos ficam presos ao corpo da fêmea até que os filhotes façam a sua eclosão.

A partir do nascimento dos filhotes a mamãe cobra-cega faz a alimentação destes pequenos com uma camada de sua pele. Durante o período gestacional a cobra-cega acumula muita gordura e esta gordura é alojada em sua pele que servirá de alimento até que as novas cobras-cegas possam se alimentar, sozinhas na natureza.

Cobra Cega Filhote
Cobra Cega Filhote

Uma interessante curiosidade também é que estes animais são umas das poucas espécies que se reproduzem por meio da partenogênese. Em outras palavras a cobra-cega pode colocar os seus ovos sem a realização de uma cópula e a população deste animal somente é composta por fêmeas que se reproduzem sem a presença de um macho.

Assim como acontece com outras espécies de animais, cobra-cega é um nome genérico para designar anfíbios do grupo Gymnophiona, que apresentam as características que expressamos  anteriormente ao longo deste post, assim sendo, é impossível determinar o nome científico deste animal uma vez que cada espécie recebe o seu próprio nome.

Uma das espécies de cobra-cega é a Siphonops annulatus. Espécie esta que possui uma considerável distribuição geográfica, podendo ser encontrada em nosso país, no Peru, no Suriname, na Venezuela, Argentina, Paraguai, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Equador e também na Colúmbia.

No caso do Brasil esta espécie vive de maneira fossorial em plantações de cacau. Para se defender de eventuais predadores esta cobra-cega produz um muco tóxico excretado em sua pele.

O Perigo Para Seres Humanos

Bom, como comentamos anteriormente as cobras-cegas não são assim tão facilmente encontradas por nós seres humanos, mas estes encontros podem raramente acontecer. E quando o mesmo acontece há algum risco para nós?

Não, não há nenhum risco para seres humanos uma vez que as cobras-cegas são totalmente inofensivas e não apresentam dentição capaz de causar danos aos seres humanos, isso porque essa espécie possui a boca muito pequena.

Em relação ao tamanho normalmente as cobras-cegas possuem em média de cinco a dez centímetros, mas não raramente podem ser encontrados indivíduos com mais de quinze centímetros.

Independente do seu comprimento estes animais apresentam catorze linhas dorsais, os chamados anéis de coloração branca.

Um comentário

  1. Qual e a gestacao da cobra cega

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *