Home / Informações / Características da Baleia Azul

Características da Baleia Azul

Quando falamos em animais pesos pesados é quase impossível que certas espécies não surjam em nossas cabeças de primeira. Podemos falar dos elefantes, dos rinocerontes e, sem dúvida alguma, das baleias. Mas não qualquer uma, mas a maior de todas: a baleia-azul. Esse mamífero da espécie balaenoptera musculus é dona do título de maior indivíduo do planeta, podendo chegar a assustadores 30 metros de extensão. Imagina se deparar com um bicho desse tamanho? Seria, no mínimo, um momento para guardar na memória. 

Características da baleia azul

Conhecida pela sua coloração, a baleia tem seu torso todo coberto de tons de azul acinzentado juntamente com algumas marcas em tonalidade clara, que são usados para identificação desses indivíduos. Em sua parte inferior, observa-se uma coloração mais clara. Na pele dessas baleias, podem ainda ser encontradas organismos unicelulares chamados de diatomáceas, dando uma aparência marrom a pele desde bicho.

A cabeça da baleia-azul é larga, ela se parece com um U e chega a pesar algo em torno de um quarto do tamanho total do torso da baleia. Da garganta partem pregas ventrais, que vão até a metade da extensão total do bicho. A baleia-azul possui nadadeiras em seu peito de pequeno porte, que representa algo em torno de 10% do comprimento total do corpo dessa espécie. A nadadeira dorsal também é relativamente miúda e está localizada na região posterior do corpo do animal. Sua cauda é bem grande e larga, e é dotada de um pedúnculo caudal grosso.

Baleia Azul
Baleia Azul

Este indivíduo não tem dentição, em seu lugar existe  um arranjo  que  se parece muito com uma franja, e possibilita que este filtre a água e, retire daí, sua comida. No que diz respeito à respiração, assim como todos os mamíferos, as baleias-azuis respiram por meio de pulmões. Esses animais, portanto, precisam ir até a superfície para respirarem. Durante a expiração, a baleia produz uma parede de água que pode alcançar os 6 metros de altura, em alguns casos ele chega a 12.

As baleias apresentam algumas diferenças entre sexo masculino e feminino, mas que são pouco evidentes. Na grande maioria das vezes a baleia masculina tem um corpo menor que a fêmea, que também é muito mais pesada que o seu companheiro do sexo oposto. A maior baleia já registrada era uma fêmea que girava em torno de 34 metros de comprimento. 

Costumam viver sozinhos ou em pequenos grupos, de dois ou três integrantes, sendo encontrado em maior quantidade nas áreas de reprodução e alimentação. Nestas regiões é possível encontrar até 50 baleias juntas. 

São bichos migratórios, mas de forma variada. Durante o período de refeição, que acontece entre o verão e vai até o começo do outono, por exemplo, muitas baleias deslocam-se para regiões polares ou subpolares. Já no período reprodutivo, que se estende do inverno à primavera, as baleias-azuis migram para águas mais quentes. Elas podem ser encontradas, principalmente, ao norte dos oceanos Pacífico e Atlântico, assim como na Antártida. 

Classificação

Como já dito aqui, apesar de dar indicações de ser um peixe, a baleia faz parte do grupo dos mamíferos, com adaptações para viver na água. Ela pertence a ordem cetartiodactyla, do gênero balaenopter e da família balaenopteridae. 

A dieta da baleia-azul

Apesar de seu tamanho, a baleia-azul não come grandes presas Esse mamífero consome principalmente animais pequenos, tais como pequenos crustáceos, zooplâncton e pequenos peixes e moluscos. Podem alimentar-se tanto em área da superfície ou em águas profundas 

Na região do Hemisfério Sul, a baleia-azul consome, principalmente, krill (nome dado a um conjunto de animais invertebrados que lembram o camarão). Acredita-se que uma  única espécie desse animal consegue comer diariamente cerca de 4 toneladas de krill.

Reprodução e gestação

Após o acasalamento, o filhote leva de 11 a 12 meses para nascer. Eles já nascem grandes, pesando 2 toneladas e com 7 metros de comprimento. Nos primeiros dias de vida, o bebê pode consumir 130 litros de leite, fazendo com que ele ganhe até 90 quilos por dia nos seus primeiros meses. 

O tempo de uma gestação a outra é de 2 a 3 anos, mas devido a caça, acredita-se que esse tempo diminuiu como uma forma de manter a população em equilíbrio. 

Sua vida sexual começa tardiamente, por volta dos 10 anos de idade. 

Ameaças

Infelizmente os baleias sofreram muito com a caça, algo comum no Japão, por exemplo. Essa prática reduziu drasticamente a população desses indivíduos, que correu grande risco de extinção. Por este motivo, hoje esse animal é protegido por lei, que entrou em vigor em 1960. Mas, mesmo estando protegida da caça, essa espécie ainda corre certos riscos, tais como alterações no habitat e mudanças climáticas.

Atualmente, esse bicho encontra-se com um status de “em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da ONU.

Curiosidades da baleia azul 

  • São animais difíceis de se estudar, isso porque além de não existirem em grande número, costumam viver em regiões de águas profundas.
  • Seu coração pode pesar mais que 150 quilos. 
  • Tem o maior osso do mundo, medindo 7 metros e este se encontra em sua boca. As pregas ventrais existentes nessa região permite que baleia azul consuma mais água e comida. 
  • Em sua parte traseira existe a presença de pequenos ossos que, segundo pesquisadores, são vestígios de patas traseiras dos quadrúpedes responsáveis pela origem do animal. 
  • Se fosse uma espécie terrestre, a baleia não suportaria o próprio peso, assim acreditam os especialistas. Para se ter uma ideia, o maior animal terrestre, o elefante africano, pesa 30 toneladas, enquanto esse mamífero chega às 200 toneladas. 
  • São os ossos das costelas que auxiliam o animal a suportar seu peso e a se movimentar na água. 
  • Sobrevive e cresce de maneira saudável graças a densidade da água e da diversidade alimentar. 
  • Acredita-se que nos anos 30 cerca de 29 mil baleias-azul foram mortas devido a caça. 
  • Seu peso não para de surpreender. Ela é tão grande que 50 pessoas poderiam ficar na sua língua, assim como um bebê humano poderia engatinhar tranquilamente por suas principais artérias. 
  • O pulmão da baleia azul pode conter cerca de cinco mil litros de ar. O volume total de um adulto chega aos 6 mil. 
  • São animais extremamente barulhentos. Emitem sons de baixa frequência que atingem 188 dB, mais forte que o barulho de um avião a jato. Esses sons podem ser ouvidos a mais de 800 km de distância. 

A baleia azul é “grande” em vários aspectos. O que mais gostou de saber sobre o maior animal do planeta terra? Venha nos contar nos comentários e não esqueça de compartilhar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *