Home / Informações / Características da Aranha Vermelha: Reprodução, Alimentação e Habitat

Características da Aranha Vermelha: Reprodução, Alimentação e Habitat

Quando falamos em aranhas, um frio na espinha dorsal surge, passando na hora pela nossa mente, a imagem daqueles aracnídeos gigantes, peludos, de pequenos olhos e com presas ameaçadoras. Pois é, estes seres de tamanhos e formatos variados não são muto bem vistos pela sociedade, mas é importante ressaltar que as aranhas no geral, tem papel muito relevante para o controle, principalmente, de outros insetos, como moscas, mosquitos e até baratas. Muitas destas aranhas se escondem e vivem em algum canto de nossa casa, ou então se estabelecem no jardim. Para hoje a aranha da vez é a chamada de “Red house spider”, que traduzindo do inglês, seria denominada popularmente como “Aranha vermelha de casa.” Vamos conhecer um pouco mais de suas características, já que está pode ser facilmente confundida com a aranha marrom e também com a mais temida aranha pelo mundo, a viúva negra.

Características da Aranha vermelha:

Vamos começar com as características gerais que compõem o grupo dos aracnídeos. Aranhas fazem parte Ordem Arthropoda, termo este derivado do grego, que significa arthron que quer dizer articulação e pódos que seria pernas. Portanto estamos falando de animais de pernas articuladas. Seu corpo é divido em cefalotórax e abdômen, tem 4 pares de patas, um par de pedipalpos, número variado de olhos simples e fiandeiras em sua base posterior abdominal. Cada espécie de aranhas tecem teias em formatos diferentes, algumas sendo bem mais elaboradas e resistentes que outras.

A aranha vermelha, de nome científico Nesticodes rufipes faz parte deste grupo, sendo da família Theridiidae, que compõe mais de 2.000 espécies, inclusive uma das aranhas mais perigosas do mundo, a conhecida viúva-negra. Apesar de pertencerem a  mesma família, enquanto a viúva negra é bem perigosa e venenosa para o ser humano, a aranha vermelha  presente muitas vezes em nossas casas, são consideradas inofensiva.

Aranha Vermelha
Aranha Vermelha 

A aranha vermelha pode chegar a 10 mm (milímetros) de tamanho. Sendo que as fêmeas chegam a medir o dobro dos machos. Elas tem como característica, que inclusive possibilita a confusão com a aranha marrom, uma coloração marrom avermelhada em seu cefalotórax e abdômen globular e pernas de cor mais avermelhadas. A aranha ainda apresenta um estômago, presas, boca, olhos e um cérebro grande. Suas pernas tem 6 articulações cada, totalizando 48 articulações. Os pedipalpos a ajudam a segurar seu alimento.

Um detalhe bastante curioso não só presente na aranha vermelha, mas também em outras espécies de aranhas, é a presença em todo o corpo e membros, de “cabelos” que funcionam como repelente de água. Estes tem a capacidade de aprisionar uma camada fina de ar ao redor do corpo impermeabilizando a aranha e permitindo que ela flutue na água. Este método inclusive é utilizado por muitas espécies de aranhas com o intuito de não morrer, mesmo debaixo d´água por muito tempo. Os cabelos que a envolvem além de tudo isso, ainda possibilitam que a aranha vermelha seja capaz de sentir sua presa por meio da vibração do ar e pela captação de odores.  Ela, assim como outras aranhas, tem a capacidade de produzir fios de teia, e especificamente está espécie produz teias bastante irregulares, quando nos referimos a formato e estrutura.

As aranhas vermelhas sintetizam sim, veneno, mas o mesmo é inofensivo para o homem, causando no máximo, em alguns casos esporádicos, o que chamamos de atopia, uma reação alérgica a picada. Esta reação causa prurido, dor e vermelhidão no local e bastante desconforto. O veneno é importante para sua alimentação, já que é com ela, que a aranha consegue paralisar sua presa e liquefazer seus órgãos para em seguida se alimentar deles. Quando a presa fica presa em sua teia, ela por meio de seus sentidos, prende ela com seus pedipalpos e injeta sua toxina. Em seguida, a substância tóxica, age dissolvendo os órgãos interno do inseto e então, a aranha suga o liquido formado. O cardápio consiste geralmente de outros insetos, como formigas e moscas. Além de ajudar no controle das próprias aranhas marrons.

Sim! Pasmem. A nossa pequena aranha vermelha que é tão confundida com a Loxosceles intermedia, popularmente conhecida como aranha marrom, caça e mata está espécie temida, caso se encontre em seu território. Não é exatamente uma questão de escassez de comida, mas sim, de controle populacional de competidores, já que as espécies convivem, muitas vezes, em um mesmo nicho, e disputam por um mesmo tipo de alimento.

Reprodução da Aranha Vermelha

O período de acasalamento entre o macho e a fêmea acontece geralmente a noite, ao longo de todo ano, quando o macho sai de seu esconderijo em busca de uma parceira. Este apresenta dois apêndices, os “pedipalpos”, um órgão sensorial, no lugar do pênis. Esta estrutura cheia de espermatozoides, então, é introduzida na abertura reprodutiva da fêmea, no período do acasalamento. O saco tesselado  repleto de pequenos ovos é mantido perto da teia da mãe, para proteção, até os filhotes nascerem.

Habitat da Aranha Vermelha

A aranha vermelha é amplamente distribuída pelo Brasil, e regiões subtropicais e tropicais, porém preferindo locais frios e escuros, ela costuma ser vista frequentemente em nossas casas, escondidas em cantos de paredes, atrás de móveis e em áreas sombreadas de jardins também. Ela tenta evitar contato com humanos, preferindo se esconder, ficar fora de vista, caçando a espreita, insetos e matando ou espantando outros predadores.

Apesar da presença de aranhas não ser nem um pouco agradável para nós, ela é um importante controlador de insetos, sejam moscas, formigas e mosquitos. E acabamos de descobrir que ela também ajuda a manter a aranha marrom afastada de nossas casas. A pequena aranha vermelha merece um crédito não acham?

Por fim, para prevenir possíveis contatos e mordidas, é importante tomar alguma medidas. Inicialmente, apesar de estarmos falando de uma aranha pouco agressiva e inofensiva para o homem, mordidas podem acontecer e elas são dolorosas. Portanto use sempre vassouras para eliminar as teias, evitando usar as mãos. Em seguida, o ideal é eliminar sua fonte de alimento, ou seja, eliminar os insetos presentes em sua casa. É um desafio, mas bastante válido, pois sem comida, não tem como se instalar e prosperar no local.

Referências:

  1. https://animais.culturamix.com/informacoes/insetos-e-aranhas/nesticodes-rufipes-caracteristicas
  2. https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/view/9366/5517
  3. https://www.insetologia.com.br/2012/12/aranha-vermelha-em-santa-catarina.html
  4. https://www.mundoecologia.com.br/animais/aranha-vermelha-domestica-nome-popular-e-curiosidades/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *