Home / Informações / Características da Aranha Marrom: Picada e Veneno

Características da Aranha Marrom: Picada e Veneno

A aranha marrom ou Loxosceles é uma espécie de aranha araneomórfica da família Sicariidae. Sua maior distribuição é no leste dos Estados Unidos. O veneno é perigoso para a saúde humana, causando Loxoselismo (extensa necrose da pele e tecido subcutâneo).

Aranha Marrom
Aranha Marrom

Aparência

A extensão da perna é de 6 a 20 mm; as fêmeas são um pouco maiores. O corpo é pintado em tons de marrom, cinza ou amarelo escuro. O lado dorsal do cefalotórax geralmente apresenta um padrão escuro semelhante a um violino (a barra é direcionada para a extremidade traseira do corpo). A presença de tal padrão não é exclusiva dessa espécie e é difundida não apenas entre formas intimamente relacionadas, mas também entre representantes de outras famílias (por exemplo, aranhas do fogo do feno).

Ao contrário da maioria das aranhas com oito olhos, esta espécie é caracterizada pela presença de seis olhos organizados em três pares: um medial e dois laterais. De outras aranhas com seis olhos (a família Scytodidae ), destaca-se a ausência de padrões coloridos no abdômen e nos membros. Seu abdômen é coberto de pelos curtos e as pernas são ligeiramente mais leves nas articulações.

As pernas da aranha marrom são amplamente espaçadas se estiver em uma superfície plana, porém, alarmada, assume uma posição de proteção: puxa as pernas dianteiras, eleva os pedipalpos e puxa as pernas traseiras para empurrões.

Ciclo de vida

A aranha põe ovos em casulos brancos e os armazena em lugares bem escondidos. Cada casulo tem um diâmetro de aproximadamente 7,5 mm e contém de 40 a 50 ovos. Os filhotes de aranha soltam quitina cinco a oito vezes antes de crescer. A aranha eremita marrom vive entre dois e quatro anos.

Estilo de vida

À tarde, a aranha-eremita marrom se esconde sob pedras e obstáculos, em fendas e tocas de pequenos animais, e à noite caça outras aranhas e insetos. Em suas vítimas, ele injeta veneno, que tem um efeito hemolítico e necrotóxico. Ao contrário da maioria das aranhas, a aranha marrom eremita deixa sua teia à noite. Os machos passam a maior parte do tempo caçando, enquanto as fêmeas preferem estar mais próximas de suas redes.

Habitat

A aranha-eremita marrom se sente bem em um ambiente modificado pelo homem. Tece redes bagunçadas em braçadas em galpões, garagens, porões, sótãos, banheiros, cavidades e em outros lugares onde há árvores e crepúsculo. Elas também podem ser encontradas em caixas vazias, sapatos, roupas, roupas de cama e rodapés – enfim, em locais idênticos ao habitat natural da aranha eremita – casca de árvore, tocas, fendas, etc. aranha de temperatura tende a fontes de calor.

Distribuição

A distribuição desta espécie é do sul do centro – oeste dos Estados Unidos até o Golfo do México . O intervalo se estende ao longo de uma linha do sudeste de Nebraska , passando pelo sul de Iowa , Illinois , Indiana até o sudoeste de Ohio . Nos estados do sul – do centro do Texas ao oeste da Geórgia e ao norte da Virgínia. Uma espécie relacionada da aranha eremita marrom – a aranha vermelha ( Latin  loxosceles rufescens ) – é encontrada no Havaí. Ao contrário da crença popular, uma aranha eremita marrom não é comum na Califórnia – No sudoeste dos Estados Unidos e Califórnia, são encontradas outras espécies do gênero Loxosceles.

Perigo para os seres humanos

A aranha eremita marrom não é agressiva e raramente ataca uma pessoa. Geralmente ele morde as pessoas quando elas invadem sua vida e território. A maioria das pessoas é mordida devido ao descuido e desatenção no processo de limpeza das instalações. Isso geralmente acontece quando uma aranha fica embaixo da roupa ou na cama. Algumas pessoas levam uma picada de aranha na cama, outras quando calçam sapatos ou roupas nas quais esse representante dos aracnídeos se esconde. As mãos, pescoço e abdome inferior são geralmente afetados.

Picada e veneno

A picada de uma aranha muitas vezes passa despercebida, mas na maioria dos casos, as sensações são semelhantes às quando injetadas com uma agulha. Então, dentro de 2-8 horas, a dor e a coceira se fazem sentir. Além disso, a situação se desenvolve dependendo da quantidade de veneno que entrou na corrente sanguínea.

A picada de uma aranha eremita marrom causa uma série de sintomas, conhecidos como loxoscelismo . É caracterizada por uma crosta de gangrena no local da picada, náusea, mal-estar, febre, hemólise e trombocitopenia. Na maioria dos casos, uma picada de aranha é insignificante e pode ocorrer sem necrose, mas em grandes doses pode provocar a formação de uma úlcera necrótica que destrói os tecidos moles. No diâmetro da úlcera pode atingir 25 cm ou mais e, após a cicatrização, que leva de 3 a 6 meses, permanece uma cicatriz recuada.

Aranha Marrom
Aranha Marrom

O veneno viscoso transparente desta aranha contém esterase , fosfatase alcalina, protease e outras enzimas que causam necrose tecidual e hemólise. O principal papel no desenvolvimento da necrose pertence à esfingomielinase D, que se liga às membranas celulares e causa quimiotaxia de neutrófilos , trombose vascular e o fenômeno de Arthus. No caso de necrose de tecido subcutâneo, a cicatrização pode durar 3 anos.

Em casos raros, os sintomas sistemáticos são característicos: danos aos órgãos internos e, em casos especialmente raros, até a morte; a maioria das mortes ocorre em crianças menores de sete anos, pessoas com um sistema imunológico fraco e pessoas mais velhas. Anemia hemolítica , hemoglobinúria e insuficiência renal podem causar morte .

Na literatura médica existem várias aranhas, cuja picada leva à necrose. Estes incluem, por exemplo, a aranha-vira-lata americana ( lat.  Tegenaria agrestis ) e a aranha de costura de soma amarela ( lat.  Cheiracanthium punctorium ). No entanto, as picadas dessas aranhas, ao contrário da picada de uma aranha eremita marrom, não produzem sintomas tão graves.

Primeiros socorros para uma mordida

Ao sinal de uma picada de aranha marrom, você deve procurar socorro médico de forma imediata, que deve ministrar o tipo correto de medicação para o caso.

Medidas de Precaução

Para evitar uma picada de aranha, você deve:

  • sacuda completamente as roupas e os sapatos antes de usá-los;
  • verifique roupa de cama e banheiro antes de usar;
  • use luvas durante a transferência de lenha, madeira e pedras (antes disso, você deve verificar as luvas);
  • remova as caixas de debaixo das camas; empurre as camas para longe das paredes;
  • estar atento às caixas – as aranhas costumam se esconder nelas.
  • oportuno se livrar do lixo, caixas e roupas velhas, pilhas de pedras e outras coisas desnecessárias;
  • limpar o banheiro, porão, garagem, sótão e dependências;
  • não empilhe madeira em frente à casa;
  • impedir a presença de insetos mortos que se alimentam da aranha;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *