Home / Informações / Camaleão Pantera: Habitat e Peso

Camaleão Pantera: Habitat e Peso

O camaleão pantera é um réptil, da ordem Squamata e família Chamaeleonidae. Pertence à espécie Furcifer pardalis e, como os demais camaleões, o camaleão pantera é facilmente reconhecível pela sua forma corporal, olhos com movimento independentemente e capacidade de mudar de cor rapidamente.

O camaleão pantera é um animal popular como animal de estimação devido à bela coloração e, a partir da década de 1990, uma grande quantidade de animais foi capturada e levada para a Europa e Estados Unidos para ser mantida em cativeiro. Hoje as capturas estão bastante restritas e com leis rigorosas e, devido ao sucesso da criação em cativeiro, os níveis recentes de exportação do animal estão dentro de uma faixa sustentável.

Características do Camaleão Pantera 

A característica mais chamativa do camaleão pantera é a sua coloração extraordinariamente vibrante. Os indivíduos adultos da espécie são sexualmente dimórficos e os machos apresentam um tamanho maior, base da cauda inchada indicando a presença dos hemipênis e apresentam uma ampla gama de coloração e padrões. As fêmeas são uniformemente verde-claras ou rosa, menores em tamanho, com uma base da cauda mais fina e, às vezes, é possível observar seus ovos através das paredes do corpo.

Os adultos podem atingir um comprimento de 23 cm e são animais leves, com os machos podendo chegar a 200 gramas de peso e as fêmeas, 100 gramas. Os camaleões juvenis, com menos de seis meses de idade, apresentam coloração opaca e ausência de protuberância hemipenial nos machos, sendo difícil distinguir os machos das fêmeas.

Camaleão Pantera 
Camaleão Pantera

A coloração e os padrões de cores do camaleão pantera variam significativamente dependendo de sua origem, de acordo com a localização geográfica. Normalmente, os camaleões pantera originários da ilha de Nosy Be, uma pequena ilha a oito quilômetros a noroeste da ilha principal de Madagascar, por exemplo, são azul-esverdeados, verde-esmeralda ou possuem corpos azul-turquesa.

Já os machos da costa noroeste geralmente apresentam uma coloração rosa brilhante, com uma faixa branca amarelada ao longo das laterais do corpo. Os indivíduos que apresentam essa variação de cores são comumente referidos como “as panteras cor de rosa”. Os machos também apresentam coloração laranja, vermelho e verde escuro com uma vasta variação de manchas, listras ou bandas ao redor da cabeça e dos olhos.

Características do Camaleão Pantera 
Características do Camaleão Pantera

Os indivíduos de camaleão pantera não possuem um órgão vomeronasal, ou seja, não possuem um órgão olfativo auxiliar que é encontrado em muitos animais. A espécie também não apresenta ouvido externo ou médio, sugerindo que a espécie possa ser surda.

Apresentam pés especializados com uma aparência semelhante a um zigodáctilo, com alguns dedos virados para trás e outros para frente. Em cada pé, os cinco dedos são fundidos em um grupo de dois dígitos e um grupo de três dígitos. Nos pés dianteiros, o grupo de três dedos está do lado de dentro, e o feixe de dois fica para o lado de fora. Essa característica é invertida nos pés traseiros, permitindo que os indivíduos manobrem horizontalmente ou verticalmente em vários tipos de vegetação ou estruturas.

Distribuição e Habitat do Camaleão Pantera

O camaleão pantera é uma espécie nativa e endêmica da ilha de Madagascar, mas já existem populações introduzidas em ilhas próximas, como as ilhas Reunião e Maurícia, que ficam a cerca de 500 quilômetros a leste da ilha de Madagascar. Os camaleões pantera estão distribuídos por toda Madagascar, mas são abundantes nas áreas costeiras das regiões centro-leste, nordeste, norte e noroeste.

Essa espécie apresenta como habitat principalmente regiões de planície, sendo encontrada em florestas decíduas secas, próxima a cinturões de árvores que margeiam rios e estradas. O camaleão pantera prefere habitats abertos que não são excessivamente sombreados e possivelmente essa preferência se deva à necessidade de colonizar os espaços abertos onde os indivíduos possam se aquecer e os machos possam utilizar usar sinais visuais e displays sexuais durante a época reprodutiva, além do estabelecimento de terrritórios.

Comportamento do Camaleão Pantera 

A estrutura social do camaleão pantera é pouco conhecida. Como a maioria dos camaleões, a espécie apresenta hábito solitário e territorial, independentemente da idade ou sexo. Os machos tendem a ter maiores áreas de vida do que as fêmeas.

Os machos são extremamente territorialistas, sendo muitas vezes agressivos e intolerantes a outros machos que invadem seu arbusto ou árvore residente e defendem seu território por meio de um tipo exibição, perseguindo e possivelmente ferindo gravemente um macho intruso. Essa hostilidade entre os machos do camaleão pantera aumenta durante a época de reprodução. Não se sabe se as fêmeas da espécie são intolerantes a outras fêmeas em geral ou apenas em locais de nidificação.

Camaleão Pantera 
Camaleão Pantera

A espécie apresenta hábitos diurnos, uma vez que seus olhos não contêm hastes e os pigmentos de melanina necessários para a visão noturna. O território de um indíviduo de camaleão pantera é geralmente determinado e limitado a uma árvore ou arbusto específicos. Estudos em cativeiro da espécie mostraram que os machos têm maiores áreas de vida do que as fêmeas. As fêmeas costumam ficar dentro de uma pequena área e são visitadas por machos durante a época de reprodução.

Durante a época de reprodução, o macho do camaleão pantera aumenta a intensidade da coloração, atraindo assim potenciais parceiras. Os machos também se tornam mais vibrantes em cores durante batalhas físicas com machos concorrentes. A comunicação entre os indivíduos da espécie se dá através de gestos físicos e sinais visuais. Ambos os sexos exibem coloração específica de reprodução, indicando prontidão para acasalar.

Alimentação do Camaleão Pantera

O camaleão pantera é considerado um caçador oportunista, uma vez que os indivíduos da espécie esperam que as presas passem ao alcance de suas longas línguas. Eles se alimentam principalmente de invertebrados terrestres, como grilos, baratas, moscas e muitas larvas de insetos e, muito raramente, de material vegetal.

Os camaleões pantera são principalmente caçadores visuais e utilizam um sistema único de percepção visual. Seus olhos em forma de cúpula estão localizados em ambos os lados de suas cabeças, são capazes de movimentos independentes e de uma visão em 360 graus, sendo capazes de girar e focar separadamente para observar dois objetos diferentes simultaneamente.

Alimentação do Camaleão Pantera
Alimentação do Camaleão Pantera

O arco de visão de 360 graus permite que o animal permaneça completamente imóvel e camuflado enquanto observa suas presas. Quando um dos olhos detecta uma possível presa, a cabeça se vira para permitir que ambos os olhos se concentrem.

A espécie apresenta língua especializada em capturar suas presas, com aderência, velocidade e formato que criam um dispositivo de sucção. A língua é lançada do osso hióide por meio do uso de músculos em anel presentes na língua. Essa estrutura altamente complexa é composta de cartilagem, músculos, nervos, glândulas e tecidos, que trabalham em conjunto, criando uma língua incrivelmente rápida e eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *