Home / Informações / Cães Para Adoção em São Paulo-SP

Cães Para Adoção em São Paulo-SP

A compra de animais de estimação faz parte de uma cultura e de uma sociedade de consumo. Muitas vezes, uma família adquire um animal de estimação impulsionada pela mídia, com base em filmes, novelas e animais “da moda”.

A indústria britânica de animais de estimação, por exemplo, vale cerca de 10.6 bilhões de libras. Já os americanos gastaram mais de 66 bilhões de dólares com seus animais de estimação no ano de 2016. No Brasil, a criação e a comercialização de animais de estimação gerou 34.4 bilhões de reais em 2018, sendo o segundo maior mercado de animais e produtos para pets do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Cães Para Adoção em SP
Cães Para Adoção em SP

As Tristes Condições das Fábricas de Filhotes

Não é um problema querer comprar um cão como animal de estimação e realizar o sonho de cuidar e amar uma determinada raça de cão. No entanto, precisamos estar atentos e pesquisar a origem dos animais que estamos adquirindo, para que tudo esteja de acordo com normas de ética e bem-estar animal. As fábricas de filhotes e as instalações comerciais que criam cães para vender em lojas de animais muitas vezes não prezam pelo bem-estar dos animais. Os filhotes nascem em condições de superlotação, em locais sujos, mal ventilados e insalubres. Os cães adultos reprodutores também são mantidos em gaiolas separadas e confinadas e as fêmeas são forçadas a procriarem.

Muitos cães vendidos em lojas de animais são originários dessas fábricas de filhotes com condições precárias, mesmo que as lojas digam que compram seus cães de criadores responsáveis. Devido a essas condições, muitos filhotes vendidos em lojas de animais trazem problemas de saúde e muitas lesões ao seu novo lar. Doenças genéticas e muitos parasitas estão presentes nas fábricas de filhotes e podem ser contagiosos para os seres humanos.

Além disso, os cães criados por criadores não responsáveis geralmente apresentam mais problemas psicológicos quando adultos, sendo mais agressivos. Assim, muitas vezes, o comprador desiste de manter aquele animal que não estava esperando e que não houve adaptação, abandonando-o, devolvendo-o ou o sacrificando.

O Abandono e a Superpopulação de Cães de Ruas

Muitos desses animais encontram-se abandonados nas ruas, juntamente com outros cujos ex-donos não quiseram manter a responsabilidade do cuidado. Atualmente existe uma superpopulação de cães abandonados morando nas ruas do Brasil e em situações de risco. Ao andarmos pelas ruas, podemos nos deparar com muitos cães vivendo embaixo de pontes, em terrenos baldios e, como não são castrados, novas gerações de cães são adicionadas todos os dias.

Por sorte, muitas instituições resgatam os animais de ruas e absorvem os custos de abrigar, cuidar e reabilitar os animais. Existem muitos abrigos, ONGs e lares temporários que recebem tanto os animais abandonados, quanto aqueles que são resgatados de fábricas de filhotes. A maioria dos abrigos fazem exames e vacinações de cães, além de castrá-los antes de serem adotados.  No entanto, ao absorverem os custos dos cuidados com os animais resgatados, muitos abrigos não têm condições de receberem novos animais e por isso a adoção é tão importante.

A Importância da Adoção de Cães

Ao adotar um animal de abrigo, contribui-se para o combate da superpopulação de animais de rua. Adotar um animal de estimação é um grande passo e deve ser feito com responsabilidade e apenas se tivermos condições financeiras, psicológicas e espaço. Ao adotar um cão, deve-se ter em mente a quantidade de anos que ele ainda pode viver, bem como suas necessidades de alimentação, de saúde, de bem-estar e diversão.

Proporcionar um novo lar para um animal em necessidade é uma experiência incrivelmente recompensadora e aqui listaremos alguns abrigos na cidade de São Paulo, SP, onde podemos encontrar cães e gatos esperando pela adoção. É importante lembrar que muitos abrigos não divulgam publicamente seus endereços para evitar abandonos na porta.

Adote Um Focinho

A Adote um Focinho publica em seu site os cães que estão prontos para serem adotados e acolhidos em um novo lar. Os animais permanecem em um abrigo, a Associação “Casa da Passagem São Lázaro”, uma instituição sem fins lucrativos e que mantém aproximadamente 150 animais. Os animais são mantidos com recursos próprios e com doações e a casa é responsável por resgatar, cuidar, vacinar e castrar os animais que lá chegam. Por meio do site, podemos encontrar informações de contato para adoção e como é possível ajudar o abrigo. (adoteumfocinho.com.br)

Cão Sem Dono

A Cão Sem Dono é uma ONG que existe há sete anos e mantém dois abrigos com mais de 370 animais bem alimentados, cuidados e tratados por veterinários. Muitas pessoas dentre empresários, funcionários de grandes empresas e profissionais liberais contribuem com as despesas que somam mais de 30 mil reais mensais. A casa resgata, trata e doa os animais e, por meio do site da instituição, é possível encontrar os contatos para adoção e encontrar uma forma de ajudar.  (www.caosemdono.com.br)

Instituto Luisa Mell

O Instituto Luisa Mell existe desde 2015 e atua no resgate de animais abandonados, feridos, no cuidado, recuperação e adoção. O abrigo tem cerca de 300 animais e realiza dezenas de eventos de adoção ao ano, que são divulgados nas mídias sociais. O instituto também se preocupa em fiscalizar os órgãos públicos e denunciar crimes de maus-tratos. Por meio do site da instituição é possível buscar informações de contatos para adoção e doação de produtos e valores. (ilm.org.br)

Amigos de São Francisco

O abrigo Amigos de São Francisco é uma ONG localizada em Ibiúna, SP, e que abriga mais de cem cães. O lar realiza eventos e feiras de adoção na cidade de São Paulo e divulga as datas e locais por meio de seu site e mídias sociais. O site do instituto fornece informações para quem deseja adotar, contribuir com ajuda financeira ou apadrinhar um animal. (amigosdesaofrancisco.com.br)

Centro de Controle de Zoonoses

O Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo fica em Santana e acolhe os animais que são resgatados pela prefeitura, abrigando cerca de 150 cães. É possível adotar um animal que esteja abrigado lá pagando uma taxa municipal.

Hospital Sena Madureira

O hospital veterinário Sena Madureira fica na Vila Mariana e apresenta um espaço com animais abrigados, em parceria com a ONG Proadoção Pet. É possível adotar um animal resgatado doando-se três kg de ração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *