Home / Informações / Cachorro Poodle: Características e Fotos

Cachorro Poodle: Características e Fotos

O Cachorro é popularmente conhecido como o melhor amigo do homem, e esse título se enquadra perfeitamente para o Cachorro Poodle, pois a melhor de suas características é justamente ser muito amigo do homem, seu dono. O cachorro poodle, tem entre todas as suas qualidades e características o predicado de ser considerado um dos Cachorros de Raça mais dóceis e apegados aos seus donos. Também conhecido como Caniche ou Bardone o cachorro poodle é extremamente inteligente, obediente, dócil, versátil, além de ser muito charmoso. Com essas qualidades o cachorro poodle é um dos cães preferidos como cão de estimação, sem outra função, porém nem sempre foi assim.  O cachorro poodle é reconhecido como exímio caçador, e rastreador, sendo também capaz de proteger e entreter, pois aprende com muita facilidade diversos truques.

Qualidades do Poodle

Assim, apesar de sua aparência doce e inofensiva, na França são utilizados fará farejar drogas e outras substancias ilegais em aeroportos e alfândegas, pois é um cão de porte muito menor do que o pastor alemão utilizado pelos brasileiros e assim tem acesso mais fácil a pequenos compartimentos dos trens e carros particulares. O cachorro poodle, por sua versatilidade e inteligência também é muito usado em apresentações circenses e também na pratica de esportes e competições caninas, como por exemplo, o agility.  Nessa ultima pratica, porém, apesar do cachorro poodle ter excelente desenvoltura seu dono precisa chamar a atenção dele permanentemente, pois costuma se distrair muito e assim prejudica o desempenho no esporte.

Muito se discute a respeito da origem do cachorro poodle, e diferentemente de cachorros de outras raças, não se sabe ao certo sua procedência, que pode ser francesa, alemã, russa ou ibérica, existe inclusive uma teoria a respeito da origem da sua tosa tão característica. Estudiosos afirmam que ela teve inicio com as caçadas na neve, quando então o cachorro poodle teria o pelo das pernas tosados para facilitar sua locomoção no gelo, porem o pelo era deixado comprido em volta dos órgãos vitais, como rins e pulmões para proteger o cão.

Características do Poodle

Assim, como se pode perceber o cachorro poodle é um Cães de Raça muito versátil, sendo excelente para quem mora na cidade em casa e até mesmo em apartamento, pois é tranquilo, gosta de passear e é obediente, sendo perfeito para companhia de crianças e adultos, também se adapta a locais rurais, com espaço, onde pode ser como Cão de Caça. Porém qualquer que seja o local e as circunstancias em que o cachorro poodle vai ser criado, é preciso ter uma atenção especial com sua saúde e com as condições do seu pelo. A saúde do poodle costuma ser boa, sem predisposição a Doenças de Cães, porém quando eles começam a ficar mais velhos podem aparecer alguns problemas e o veterinário deve ser consultado. Quanto ao pelo do Cachorro Poodle, ele precisa ter seu pelo penteado e tosado periodicamente, para manter uma aparência bonita.

Reconhecidamente inteligentes, os poodles são adestráveis ,alegres e sensíveis já foram os campeões absolutos em número de nascimentos no Brasil, entre as oitenta raças registradas. Além de obediência e docilidade, os poodles também se destacam pela versatilidade. Acompanham o ritmo de vida do dono. A pelagem do poodle pode se cacheada ou cordada, sempre muito cheia. Podem ser pretos, brancos, cinza ou abricó.

Tamanho do Poodle

Os poodles são classificados em 4 tamanhos: Poodle Grande, entre 45 e 60cm de altura; Poodle Médio, entre 35 e 45 cm; Poodle Anão, de 28 a 35cm e, finalmente, o Poodle Toy, menores que 28cm.

Cuidados Especiais com o Poodle

É preciso tosar os pêlos periodicamente. O Poodle é também um cachorro de pele sensível, devendo-se ter cuidados com dermatites. A tosa do Poodle pode ser uma escolha difícil. Existem várias formas de se “moldar” a pelagem de um Poodle. Vamos destacar as mais conhecidas:

Pêlo do Poodle

  • Tosa Leão: a tosa vai das patas traseiras até as costelas do poodle, e passa também em volta do focinho, desde as pálpebras inferiores. Na cauda do poodle é deixado um pompom bem na ponta. Pode-se deixar, também pompons – ou braceletes – nas patas dianteiras. Essa tosa assemelha-se a Tosa Inglesa, tendo como única diferença os pompons também nas patas traseiras. O bigode e o topete do poodle ficam ao gosto do dono.
  • Tosa Moderna: nessa tosa é permitia a conservação da pelagem das patas do poodle, como um calção. No entanto, alguma regras devem ser observadas:
    1. Pelagem Tosada: patas dianteiras. A barbicha de bode do poodle, ou a total falta do pompom da cauda não é permitida.
    2. Pelagem Aparada: ao longo do tronco. O comprimento dos pêlos do poodle vai aumentando em volta dos ombros e região da cernelha.
    3. Pelagem Comprida: em volta da cabeça, como um capacete, a pelagem deve estar a uma altura razoável, também no pescoço. As orelhas do poodle, desde a ponta até um terço de seu comprimento, podem ser aparadas com a tesoura. Já a pelagem da região inferior do poodle deve ficar coberta de pêlos, e seu comprimento cresce progressivamente de cima a baixo, finalizando com franjas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *