Home / Informações / Cachorro Pastor Alemão: Características e Fotos

Cachorro Pastor Alemão: Características e Fotos

O Cachorro Pastor mais conhecido pelos brasileiros é o Pastor Alemão. Mas esta é apenas uma entre tantos tipos de Raças de Cachorros reconhecidamente indicadas para pastoreio que é a lida com animais nos campos; seja do tipo gado vacum ou ovino. Nestes casos os cães são treinados desde muito jovens no manejo de animais e são adaptáveis aos mais difíceis ambientes. Geralmente os melhores cães de trabalho no campo vêm de antigas linhagens. São classificados como cachorros pastores alguns que podem ser facilmente reconhecidos hoje em dia em companhia de pessoas nas cidades, como o border collie, o collie pelo longo, o sheepdog; e pastores belga, suíço, branco e alemão. Cada uma destas raças é muito admirada por ser facilmente adestrável o que permite que sejam muito utilizados inclusive em filmagens cinematográficas e programas de exibição pública como as conhecidas provas de agility.

O que não devemos esquecer, no entanto, é que uma das peculiaridades de um Cachorro pastor é sua grande necessidade de exercício físico e atividades que lhe sejam entendidas como desafios. Geralmente quando adquiridos como animal doméstico desta espécie e o confinamos em pequenos espaços, tornam-se tristes ou até mesmo grandes destruidores em função do grande acúmulo de energia. Cachorro pastor é na verdade cão de trabalho. Alguns deles adaptaram-se bem ao trabalho de guarda-costas de nossas casas, como é o caso do pastor alemão, mas já os border collies sofrem com tédio e falta de exercício físico puxado. Na verdade o que deixa um cachorro pastor feliz é correr livremente e fazer movimentos de cerceamento e direcionamento. Movimentos estes que estão em sua raiz genética e que mesmo que o cachorro pastor nunca tenha trabalhado ao ar livre poderão ser observados por um dono mais atento.

Pastor Alemão
Pastor Alemão

O cão é considerado o melhor amigo do homem, esta amizade remonta a períodos pré-históricos. Alguns sons humanos são definidos por pesquisadores como uma imitação dos sons guturais de lobos e cães. Por isto parece tão atraente ter por companhia um cachorro pastor. E seu grande atrativo está no alto nível de inteligência possibilitando um ótimo convívio e uma sensação de segurança. Pois apesar de quase sempre serem animais de porte médio ou grande convivem bem até mesmo com crianças pequenas. No entanto, é aconselhável antes de Comprar um Cachorro pastor que o futuro dono faça uma cuidadosa pesquisa sobre a raça e suas necessidades e peculiaridades.

Deve-se ter em mente que ao se estar adquirindo um cachorro pastor, além dos cuidados básicos necessários a integridade de qualquer cão, deve-se oferecer algo mais; já que apesar de o cão se moldar à vida daqueles com quem convive, poderá sofrer bastante, é muito importante saber Tudo Sobre Cães dessa raça. E nada pode deixar um Cachorro Pastor mais feliz do que ter, além de carinho, muita atividade que lhe transmita a sensação de ser produtivo.

Curiosidades do Pastor Alemão

Os cachorros da raça pastor alemão são como o nome já diz, originários da Alemanha, de um cruzamento de raças a fim de obter um animal com características que permitissem o trato e pastoreio com as ovelhas. Obediente, tranquilo e destemido são qualidades que tornaram os cães pastor alemães tão populares, de forma que se disseminou por todos os lugares do mundo. Além de ser usado no pastoreio de ovelhas, ele foi muito usado na guerra pelos soldados alemães como cães de caça, e foi quando o mundo ficou conhecendo a capacidade de obediência dessa raça de cachorro. Era usado pelos soldados para perseguir e encontrar prisioneiros e por algum tempo os cães dessa raça foram associados aos horrores da guerra sendo proibida sua criação em alguns países. Porém isso tudo é passado, apesar de fazer parte da história, e hoje o que vemos é uma raça de cães fortes e muito bem vistos pela população de todos os lugares do mundo.

Pastor alemão, cachorro policial ou ainda capa preta são algumas das designações desse maravilhoso cachorro, que até hoje é muito utilizado pela policia militar de diversos países, sendo considerado um soldado nessas corporações por ter uma linhagem de cães inteligentes. Filhotes de cachorro pastor alemão são adestrados desde muito novos e se tornam valiosos soldados, atuando com especial destaque junto às corporações de bombeiros. Valentes, destemidos, ágeis e obedientes. Os cães dessa raça são capazes de ficar parados por muito tempo a espera de um comando, obedecendo prontamente aos comandos, condição essencial para cães que atuam em situações de perigo. Os cachorros pastores alemães são cães de raça que atuam no corpo de bombeiros, treinados inclusive para atender a sirene, assim quando ela toca, eles sabem exatamente onde precisam se posicionar destacando-se, assim, como cão de busca e salvamento.

Pastor Alemão 
Pastor Alemão

Esses cães são tratados como reais soldados dentro da Brigada Militar, onde tem sempre um policial responsável por seu adestramento e por seu cuidado, esse mesmo policial quando aceita a guarda de um cão policial assume o compromisso de cuidar dele quando esse se aposentar, assim os policiais militares passam a ser responsáveis pelos seus colegas de profissão caninos depois de suas aposentadorias. O cachorro pastor alemão apesar de se destacar como um policial valoroso, também é um cão maravilhoso para a companhia da família. Seu temperamento equilibrado e tranqüilo faz dele um amigo muito especial para as crianças. Os cães filhotes do pastor alemão são fáceis de cuidar e não requerem cuidados especiais além das vacinas e alimentação correta, e mesmo que não sejam adestrados são obedientes por suas natureza, aprendem truques e são muito brincalhões, porém defendem seu território, sendo excelentes cães de guarda.

Os criadores de cães afirmam que o pastor alemão é uma das raças de cachorro mais inteligentes e sensíveis que podemos encontrar, sendo, portanto uma excelente opção para quem pretende comprar um cachorro ou mesmo adotar um filhote.

Características do Pastor Alemão

O pastor alemão é um cão de guarda, forte e imponente e ao mesmo tempo dócil, fiel e obediente, essas e muitas outras características, fazem do pastor alemão um dos cachorros mais queridos e criados pelo mundo afora. O pastor alemão que conhecemos hoje teve sua origem no cruzamento de cachorros usados no pastoreio nas regiões alemãs e provoca muitas emoções. Foi usado pelas forças militares alemãs nas duas Grandes Guerras foi odiado pelos aliados, proibido de entrar em alguns países e teve o nome trocado para pastor alsaciano. Felizmente, por suas atividades de guarda, guia de cego, pastoreio, farejador, companheiro, cão policial e estando presente no salvamento em todas as catástrofes que atingem a humanidade, o pastor alemão mudou esta imagem. Hoje é a único cão de raça que está entre os três primeiros lugares em registros de filhotes em quase todos os países com cinofilia adiantada.

A pelagem do Pastor, todas as cores são permitidas, menos o branco…isso pode ser considerado racismo. Quanto ao seu temperamento, o pastor alemão é só qualidade, é um animal nobre, forte e vivaz, substancioso, sem ser grosseiro, personalidade marcante, expressão direta e destemida, sem, contudo se mostrar hostil, confiança própria, firmeza de nervos e uma certa reserva que não o predispõe à amizades imediatas e indiscriminadas; enfim de uma nobreza natural e marcante, seguro de si e que por si só impõe confiança, respeito e admiração. Apesar de ser essencialmente um cão de guarda o pastor alemão é indicado inclusive para quem tem crianças, pois é um animal extremamente dócil, e de inteligência acima da média, não sendo um cão perigoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *