Home / Informações / Cachorro Lhasa Apso: Características e Fotos

Cachorro Lhasa Apso: Características e Fotos

Lhasa apso é um cãozinho lindo e que tem sua história envolta em mitos e superstições. Antigamente o cão era propriedade exclusiva dos nobres e religiosos e guardava os templos e mosteiros do Tibet, onde, além de sua função de sentinela, acreditava-se que ele trazia sorte. Era crença geral que após a morte, a alma do dono, o criador do cachorro, encarnava-se em seu cachorro. Por esta razão o lhasa apso era considerado um animal sagrado, vindo daí a origem do seu nome: lhasa – capital do Tibet, e apso – que significa sentinela que late.

O lhasa apso formou-se através do cruzamento entre o terrier do tibet e o spaniel tibetano e esse cachorro de raça foi trazida para o Brasil em 1966 pelo criador Denis Duveen . De estatura pequena, e caráter simpático é um cão perfeito para quem deseja companhia, além do que o lhasa apso não gosta de morar na rua, é um cão de companhia por excelência, gosta de morar dentro de casa, junto com as pessoas. Porém é um cão muito caprichoso e não faz sujeira onde come e dorme. O lhasa apso é um cão calmo e quieto, não é um cão perigoso, podendo ficar por horas deitado ao seu lado, gosta de carinho, tem um temperamento independente , de caráter alegre, cheio de segurança, mas prudente e desconfiado com desconhecidos. Também é um cão de guarda, sua característica original, corajoso e dotado de ouvido finíssimo, percebe sons longínquos e dá o alarme com sua característica voz clara e aguda, que formou seu nome: lhasa apso.

Características do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é muito procurado por ser um cão de pequeno porte, sendo a sua principal característica a sua longa e bela pelagem. A cabeça do Lhasa Apso é mais larga, o focinho de tamanho médio e o nariz preto. Os olhos são pequenos e profundos, de cor escura e estão cobertos pela pelagem da cabeça. As orelhas do Lhasa Apso têm franjas que caem para cada lado da cabeça. O Lhasa Apso tem barba e bigodes compridos e de cor mais escura que o resto da pelagem. O pescoço do Lhasa Apso é curto e guarnecido de uma juba e os membros anteriores são verticais, e tal como os posteriores, que ficam cobertos pelos longos pêlos. A cauda possui franjas e é mantida sobre o dorso.

Os donos devem ter alguns cuidados com seu cachorro Lhasa Apso como escovar o pelo de três em três dias para evitar nós, o banho deve ser dado uma vez por semana, trocar sempre a agua e comida do recipiente, e levar pelo menos uma vez por mes ao veterinário para que ele possa analizar a saude, se está em dia com a vacinação, se a alimentação do cachorro está adequada, entre outra dicas do seu cachorro Lhasa Apso.

Outro fator importante é que a altura da raça pode variar entre os 22 e 25 cm, medidos na altura da canela. Existem muitas opções de cores, mas são facilmente encontrados os tons de branco com manchas na cor caramelo e na cor preta. Sendo assim, vá a um pet shop e escolha o seu novo cachorro de estimação. Cuide bem dele, pois você será retribuído com muito carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *