Home / Informações / Cachorro Cocker: Características e Fotos

Cachorro Cocker: Características e Fotos

O Cocker Spaniel pertence a uma ancestral família, utilizada na falcoaria que era um esporte muito apreciado pela dinâmica estabelecida entre o caçador, o cachorro que levantava a ave e o falcão que era quem a caçava.

Quem olha hoje um atraente e bem tratado Cocker com seu pelo sedoso e suas longas orelhas quase arrastando no chão, não consegue imaginá-lo como um cachorro disposto ao trabalho, contudo o Cocker ainda tem essa habilidade e desfruta com muita satisfação um dia no campo.

O Cocker ficou popular em Gales e no Sul da Inglaterra, como Cães de Caça, devido ao tamanho compacto que fez dele mais ágil para trabalhar em mato baixo, onde descobria com rapidez a ave e as obrigava a levantar vôo, facilitando assim a sua caça. Dotado de ótimo olfato e mordedura delicada o Cocker revelou-se ótimo também no cobro, ou seja, no recolhimento da caça.

Cocker
Cocker

Personalidade do Cocker

O que não falta ao Cocker são atributos que contribuem para a sua grande popularidade, começando por sua personalidade feliz que faz dele um alegre cão de caça. Além disso, o tamanho compacto e a aparência agradável, junto com a ansiedade que ele tem em agradar e a facilidade de ser treinado, fazem desse lindo cão, um ótimo trabalhador e um companheiro doméstico maravilhoso. Além de tudo isso acariciar o pêlo de umCocker  é um eficiente tônico contra as tensões do dia a dia.

História do Cocker

A história da origem do Cocker spaniel remonta de muitos séculos, onde seus ancestrais teriam vivido na península Ibérica. Chegaram à América junto com as rotas comerciais de importação, e eram muito estimados por serem exímios caçadores, levantando as aves para o tiro e adentrando locais com mato fechado e vegetação densa e alagados, sendo muito veloz e ágil. Como referimos, a partir do século XX a raça de cachorro cocker passou a se denominas cocker spaniel americano e cocker spaniel inglês, cada uma delas com características próprias, apesar de terem muitas características em comum.

Características do Cocker

O cachorro cocker americano é um cachorro de muitas qualidades que fazem ser ele um dos cães preferidos pelas crianças, ele é: sociável, afetivo, dócil, ativo, equilibrado, muito alegre, e apesar de muito ativo é também preguiçoso, quer dizer, gosta muito de brincar e de se exercitar, mas fora isso gosta de ficar calmamente recebendo um carinho dormitando.

É muito amigo do seu dono e tem uma boa saúde, se adaptando bem a viver junto com o homem, aceita bem as regras e as obedece. O Cocker ingles, apesar de ter muitas qualidades em comum com seu primo americano, possui algumas peculiaridades que o distingue muito bem. São cães menores e com pelo muito mais farto, que fazem dele um cão próprio para participação em competições e exposições de beleza. O cachorro cocker inglês também tem uma personalidade menos social, apreciando mais seu sossego. Os filhotes de Cocker são saudáveis e fortes, não necessitando de cuidados especiais e por sua aparência desprotegida as crianças especialmente se apaixonam imediatamente.

Quando filhotes são muito brincalhões e bagunceiros, e se for permitido que eles entrem dentro de casa é muito bom delimitar desde cedo o espaço deles, para não ter problemas mais tarde, pois os cachorros cocker são obstinados, e se eles aprenderem que um território é seu, depois vai ser difícil fazer com que eles mudem de ideia. Se você for comprar cães da raça cocker é importante procurar um lugar o que possa dar referencias da procedência do cachorro, mesmo que seja de uma pessoa física, pois cachorros de raça possuem documentação, então é importante averiguar, além de conferir as vacinas do filhote se estão todas em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *