Home / Informações / Cacatua: Curiosidades, Fotos, Habitat E Voz

Cacatua: Curiosidades, Fotos, Habitat E Voz

Se você é um fã das mídias sociais, certamente já deve ter visto essa agitada ave realizando alguma peripécia em seu feed. De fato, as cacatuas compõem uma espécie que chama atenção, seja por seu comportamento espevitado ou por seu excesso de energia. Vamos conhecer um pouco mais destas aves?

A Primeira Impressão

As cacatuas, ou catatuas como são chamadas no português de Portugal, em uma primeira olhadela se assemelham bastante aos papagaios que conhecemos. São aves psitaciformes, ordem composta por mais de trezentas espécies e integram a família Cacatuidae.

Seus pés assim como os dos papagaios, são constituídos por dois dedos virados para frente e dois dedos virados para trás. Seu bico igualmente apresenta um formato de banana, de coloração preta.

Apesar de muito similares, os papagaios e as cacatuas possuem diferenças perceptíveis. Para começar as cacatuas possuem a crista móvel e sua coloração é mais simplista que as encontradas nos papagaios, mas nem por isso deixa de ser diversificada entre as vinte espécies de cacatuas.

Aparência Física Da Cacatua

As cacatuas são muito coloridas, agitadas e barulhentas. Estes seriam os melhores adjetivos para denominarmos estes animais. Em relação a sua aparência física, possuem o bico levemente curvado e pequeno. Seus pés são escurecidos e possuem grande capacidade de movimentação, sendo usada para andar, escalar e até mesmo se alimentar. Curiosamente estas aves se alimentam majoritariamente no solo. Sua cauda é curta e são tidas como aves psitaciformes de grande porte. Apresentam ainda um grande penacho que acaba sendo elevado durante o corte.

Cacatua
Cacatua

As cacatuas são originárias do sudeste asiático e também de parte da Austrália. Segundo estudos recentes sua origem e sua distribuição natural ocorreria ainda na Indonésia e também nas Filipinas. Por suas características tão particulares e sua personalidade forte, estes animais acabaram sendo exportados massivamente e hoje são muito comuns como pets de estimação, sendo inclusive facilmente encontrada em nosso país a preço acessível. Em alguns casos é possível ainda encontrar um tutor doando o seu animal por mudanças inesperadas de rotina.

Por falarmos em habitat natural, as cacatuas vivem em regiões de clima úmido. São geralmente lembradas por serem especialistas em quebrar nozes e comerem sementes.

Apesar de termos denotado que a cacatua eleva o seu penacho, ou crista, durante o processo de conquista para o acasalamento, ela também pode fazer a elevação ou contração a depender do seu estado de espírito. Bichinho para lá de invocado, não é mesmo?

Cacatuas Como Pets E Outras Informações

Assim como os papagaios estas aves possuem uma expectativa de vida relativamente alta, podendo chegar aos setenta e cinco anos.

Seu porte é de trinta a setenta centímetros e são consideradas aves muito dóceis e brincalhonas quando adquiridas de criadouros.

Além das características que já mencionamos sobre estes animais, acabam sendo muito requisitados como animais de estimação devido à sua inteligência. Podem facilmente aprender a abrir suas gaiolas e a pegar objetos pequenos como canetas, borrachas e correlatos. Infelizmente este comportamento embora possa parecer engraçado e até mesmo bom, do ponto de vista de alguns tutores, pode acabar expondo o animal a perigos inimagináveis. Por isso, certifique-se de não deixar nada pequeno, ou leve próximo de onde o animal está instalado. Para evitar que a sua cacatua pegue objetos que podem comprometer a sua saúde e o seu bem-estar e para que você não precise ficar incansavelmente de olho nela, deixe brinquedos próprios para a espécie em sua gaiola para que a mesma possa brincar e se entreter. Nozes inclusive são uma excelente opção.

Vale destacarmos aqui que as cacatuas são animais para pessoas que possuem um certo tempo disponível para dispensar aos cuidados ao animal. Caso se sinta abandonada, rejeitada, ou pouco amada, as cacatuas podem acabar arrancando as próprias penas e destruindo o que quer que encontrem pela frente.

Quanto a alimentação, a ração destes animais deve ser comprada em casas específicas e devem ser altamente nutritivas, resultando de um combinado de frutas, sementes e vegetais. Vale ainda considerar, a depender das necessidades nutricionais do animal, suplementos de vitaminas e/ou de frutas.

Para períodos muito quentes, é recomendado borrifar as penas do animal de modo a refrescá-lo. Como são aves que naturalmente habitam regiões de clima úmido, podem sentir-se mal quando expostas ao calor excessivo.

Cacatua
Cacatua

Curiosidades Ainda Não Mencionadas

Se você já está achando que conhece a cacatua, você está enganada, vamos adentrar um pouco mais nas particularidades deste incrível animal.

O seu bico pode acabar se desenvolvendo de maneira exagerada e comprometer seriamente o bem-estar do animal e seu processo de alimentação. Por conta disso, seu bico precisa ser regularmente avaliado por um veterinário de confiança que em alguns casos pode realizar o corte do bico para deixá-lo adequado ao animal.

A gaiola para uma cacatua deve ser ligeiramente mais resistente do que seria para outras aves, não apenas por sua agressividade quando se sentem abandonadas ou estressadas, mas por sua grande força quando a querem utilizá-la.

Além disso, criadores de cacatuas devem se ater quanto as trancas da gaiola que devem ser ainda mais fortes e resistentes para evitar que o animal consiga se soltar.

Como comentamos anteriormente, da mesma forma que estas aves demandam de cuidados especiais quando entramos no verão, a mesma demanda de cuidados específicos no inverno. Durante a época mais fria do ano lembre-se de colocar abrigos para que o animal possa se esconder e se aquecer. Isso evitará que ela desenvolva pneumonia.

São animais muito afetivos e carentes de atenção de seu tutor. E já vimos o que podem fazer caso se sintam deixadas de lado.

O nome cacatua vem do idioma malaio Kakatua e significa literalmente papagaio grande. De fato, como vimos, estes animais apresentam particularidades com os papagaios, assim como apresentam diferenças notórias.

O momento indicado da compra de sua cacatua, se você puder escolher, é por volta dos três meses. Com essa idade você terá mais facilidade para que a cacatua se acostume com você e para que ela consiga aprender a cantar ou a falar.

Outra curiosidade é quanto a sua reprodução. O período de incubação dos ovos é de trinta dias e o macho ajuda tanto na incubação quanto na posterior alimentação dos filhotes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.