Home / Informações / Bulldog Francês Para Adoção ou Compra

Bulldog Francês Para Adoção ou Compra

O bulldog francês é um dos cachorros que mais fazem sucesso nas redes sociais. Ele contagia todo mundo por onde passa com seu focinho engraçado e dificuldade de subir nas coisas por conta de suas patas curtas. Com seu olhar grande e gracioso, ele só parece pedir por carinho e atenção. Assim como qualquer outro animal, o bulldog francês precisa de cuidados. Mas esta raça precisa de um cuidado ainda mais especial.

Você pode ter um bulldog francês através da compra em petshops ou através de adoção. Poucos sabem que se pode adotar cachorros de raça, mas hoje em dia isso já é possível. Com uma certa burocracia, mas já é uma realidade. Curioso para saber como é ter essa fofura em casa? Confira a seguir mais detalhes sobre esta incrível raça e veja também as possibilidades de adoção e compra.

Bulldog Francês
Bulldog Francês

Características e temperamento

Os bulldogs são cães companheiros, adoram fazer companhias e executar tarefas relaxantes como deitar e assistir TV com seu tutor. São cachorros de pelo curto e liso, com diversas tonalidades. Podemos encontrar bulldogs brancos, preto, tigrado e fulvo.

Eles adoram mastigar as coisas, por isso é importante que você deixe brinquedos próprios para isso, para que ele não morda seus móveis. São sempre gordinhos e parrancudos. Os bulldogs podem chegar de 8 a 14 quilos facilmente, atingindo até os seus 14 anos.

A energia do bulldog é momentânea, já que seu folego acaba rápido  por conta de seu focinho. Quando filhote, é difícil controlar ele quieto e apenas após os 18 meses de vida, que ele passa a ficar mais calmo e obediente.

Os bulldogs não são cães de acompanhamento de caminhadas, são cães para acompanhamento de momentos calmos e relaxantes. É um animal carente e que precisa de pessoas sempre por perto. Há diversos relatos de bulldogs que adoeceram por passar muito tempo sozinho, sem companhia. É o famoso “cachorro de pé”, onde você for, ele sempre vai estar por perto para ter sua atenção.

Ao receber visitas em casa, essa raça é uma das melhores para recebe-las. Muito animado e carinhoso, ele interage e logo faz com que as pessoas se sintam em casa brincando com ele. Mas cuidado com as mudanças de temperatura do interior de casa para fora, qualquer mudança inesperada já é motivo para ficarem doentes. É um cachorro excelente para apartamento. Ele não tem o hábito de latir, apenas faz alguns barulhos roucos (o que seria o latido dele) quando vê alguém desconhecido para dar o alerta ao seu tutor.

A fragilidade da raça

Nem tudo são flores quando se trata de ter um bulldog francês. É necessário que você conheça bem as características deste animal para cuidar dele com bastante cuidado. É importante saber, que ao adquirir um bulldog, você terá que ser “conveniado” aos seus veterinários de confiança. O bulldog francês é uma das raças de cães que são chamadas de frágeis.

Não adianta adquirir o seu bulldog francês, seja através de compra ou de adoção, e não realizar os cuidados necessários para a saúde de seu pet. Os bulldogs francês são considerados cães de raças nobres. Além de alto valor quando adquirido em petshop, ele vem de “brinde” uma série de gastos extras, vindas dos cuidados que você precisará conter.

Algumas pessoas, que não estudam o caso antes de adquirir um bulldog francês, até desistem de manter o animal e o põe para adoação. Tudo isso se dá por conta de os bulldogs serão cães braquicefálicos.

Os bulldogs são cães braquicefálicos

Braquicefálico é considerado no mundo animal o sinônimo de problemas e cuidados a serem tomados com seu bichinho de estimação. Os bulldogs franceses são cachorros braquicefálicos. Isso é uma característica de cães que possuem o focinho achatado de forma amassada. O Pug também é outro cão desta categoria.

Essa característica genética de sua estética, é o que as pessoas julgam e os deixam fofos. Mal sabem eles que isso é o que causa os maiores problemas de saúde nesta raça de bichinhos.

O fato focinho dos bulldogs serem amassados, faz com que sua respiração seja comprometida, deixando sua traqueia estreita e palato alongado. Por isso os bulldogs ficam tão ofegantes, na verdade o que eles sentes, é insuficiência respiratória. Como consequência disso, os bulldogs ainda ficam sujeitos a hipertermia, causando problemas oculares.

Dificuldades provocadas

  • Em alguns casos, são necessários cirurgia para que se possa abrir um pouco mais as narinas do bichinho para melhorar a sua respiração.
  • Não são cães que se pode levar para nadar. Eles não possuem folego para isso.
  • Os bulldogs são cães que se cansam facilmente por conta de seu sistema respiratório falho. Por isso não insista em corridas e exercícios com ele, você só o deixará com mais problemas de saúde que o normal.
  • É comum a falta de cuidado com a questão do calor para estes cães. Diferentes das outras raças, os bulldogs não conseguem ter sucesso na troca de temperatura com o ambiente. Eles podem ter um ataque e morrerem em dias de muito calor.
  • Por conta do seu focinho, é normal que eles ronquem e engasguem frequentemente. Outro problema também é hipertermia e espirros reversos.
  • Suas dobras na pele devem ser limpadas frequentemente, afim de evitar infecções de pele.

Quanto custa ter um bulldog francês

Ter um bulldog francês não é nada barato. Um filhote de bulldog pode variar de 3 mil a 12 mil reais, isso varia de acordo com o sexo do cachorro, se ele tem pedigree, se suas cores são diferencias, se são filhotes de campeões, a sua idade, etc.

Na hora de adquirir o seu bulldog francês, fique de olho no seu vendedor. A origem deste animal é de suma importância a você. Ela deve ser confiável.  Há pessoas que criam bulldogs para acasalamento e, quando feito de forma errada, para realizar combinações de cores diferente de pelagem, por exemplo, o bulldog pode nascer com ainda mais problemas de saúdes que o normal, e isso só irá te trazer ainda mais dores de cabeça.

Como adotar um bulldog

Há varias comunidades que envolvem centro de adoções específicos. Uma delas é o Adopta Pet Br, que utiliza recursos de doações e das lojas virtuais e físicas dessa rede.

Nesta comunidade, é possível adotar bulldogs franceses que foram resgatados por abandono ou maus tratos. A rede oferece tratamento veterinário e entregam os cães a nova família adotiva.

Os tratamentos veterinários oferecidos por essa rede, geralmente são bem caros. Mas você pode estar contratando outro veterinário de sua confiança para realização do serviço de cuidados no seu novo bulldog.

Como funciona o processo de adoção

A primeira fase para o processo de adoção é o questionário. Nesta etapa, a comunidade entrega a pessoa interessada na adoção uma lista de perguntas para serem respondidas, de forma a saber se a pessoa está realmente disposta e se possui condições de cuidar do bulldog a ser adotado. As perguntas variam de animal par animal, já que cada um possui características e necessidades próprias.

A segunda etapa é a visita. Aqui, são analisado o local onde o bulldog irá ficar e a característica da família. Em seguida, entramos para a fase do acompanhamento. Nesta etapa, a comunidade realiza todo o acompanhamento do bulldog para garantir que ele não passará por problemas novamente, seja de cuidados como de saúde também. Por conta deste acompanhamento, esta comunidade permite adoções apenas no estado de São Paulo e algumas cidades próximas.

Tanto comprar como adotar um bulldog, requer os mesmos cuidados com o bichinho, por isso a compra ou adoção deve ser consciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *