Home / Informações / Besouro Leopardo: Curiosidades e Características

Besouro Leopardo: Curiosidades e Características

Você já ouviu falar sobre o besouro leopardo? Sabia que os besouros, inclusive os besouros leopardos, não são animais cuja fama é sabida, de serem animais a nível de pragas? Os besouros possuem grande importância em nosso ecossistema.

A grande diferença do besouro leopardo dos outros, é a sua aparência (que explica o motivo dele ter esse nome) e sua coloração com manchas pretas lembra muito a pele de um leopardo, sendo bem vívida. Com essa roupagem fica fácil de se esconder pela mata. Outro nome comum para ser usado para essa espécie é besouro serra paus.

Besouro Leopardo
Besouro Leopardo

O formato do corpo do besouro leopardo também é um pouco diferente das outras espécies de besouros. O besouro leopardo acaba tendo um tamanho diferente dos outros besouros, sendo um pouco menor, sendo um pouco mais achatada. Já suas antenas são bem compridas e potentes na questão de sensibilidade.

O besouro é visto como uma praga no meio do ser humano, inclusive o besouro leopardo. Mas o que poucos sabem é quem os besouros são os responsáveis por nos ajudarem no controle de outros insetos (como pulgões e joaninhas) e até mesmo de ervas daninhas.

Conheça no post de hoje curiosidades e características sobre o besouro leopardo. Confira!

Habitat do Besouro Leopardo

O grupo de Coleoptera é visto como um dos grupos mais bem-sucedidos, possuindo mais de 350 mil espécies diferentes já catalogadas. Cerca de 40% de todos os insetos fazem parte deste grupo.

Um dos fatos que mais auxiliam para este sucesso e alta quantidade de animais, é a forma como eles vivem. Um dos principais aspectos se dá ao fato destes insetos serem capazes de conseguirem se adaptar nos mais diferenciados tipos de ambientes. Os insetos, incluindo o besouro leopardo consegue evoluir constantemente sobrevivendo as mudanças mundanas, inclusive as mudanças de temperatura climáticas, fato que já vem acontecendo durante os últimos séculos.

Besouro Leopardo 
Besouro Leopardo

Os besouros em geral podem ser encontrados em diversos locais, tanto em zona urbana como em zonas rurais, regiões desérticas, florestas, águas e costas. Em zonas de frio extremo, não é possível ter a presença de besouros, já que ele é possuinte de asas, que também serve como uma forma de proteção a ele. Além disso a asa serve para que o besouro não se desidrate.

Nome Científico do Besouro Leopardo

O Besouro Leopardo é uma espécie de besouro classificada cientificamente como Penthea Pardalis, faz parte do Reino Animalia, do Gênero Penthea, Filo Arthropoda, da classe dos insetos, da Ordem dos Coleoptera e é integrante da família Cerambycidae.

Ciclo de Vida

O Início da Larva e da Pupa

O tamanho das lavas e sua forma é diferente para cada espécie de besouro. Porém, grande parte dos besouros apresentam cabeças duras e desenvolvidas. Além das seções torácicos e abdominais também serem diferentes. Em algumas famílias de besouros, como Meloidae, é possível encontrar o processo chamado de hipermetamorfose.

As larvas de besouro não possuem abdômen e apresentam algumas penas, geralmente, em seu tórax. Em certas espécies de besouros ocorre o processo de metamorfose.

Besouro Leopardo 
Besouro Leopardo

Ao entrar no processo em que são conhecidas como muda, os besouros passam a ficar mais libertos e a serem mis desenvolvidos, conseguindo se alimentar e a trocar a sua cutícula de proteção. Este processo se repete cerca de 5 vezes até que a muda atinja o estado de pupa, que é o estágio final que antecede a fase adulta do besouro.

Ao entrar no estágio de pupa, o besouro já se parece mais com sua forma adulta. Suas asas já podem ser notadas e seus apêndices estão bem desenvolvidos. Finalizando este processo, o besouro é considerado de pupa para um adulto formado.

O besouro Adulto

É na fase adulta que se passa a notar as maiores diferenças entre as espécies de besouros. Uma das maiores características é o seu tamanho, cores variadas e formatos. Uma outra diferença também, é a posição de suas cabeças. Temos os besouros do tipo prognata e do tipo hipognata. Os besouros prognatas são os besouros que possuem os apêndices da boca voltados para a frente. Já os besouros hipognata são os besouros que possuem os apêndices da boca voltados para baixo da cabeça, de forma a estar perfeitamente alinhada com o seu tronco.

Os besouros adultos também possuem seus órgãos visuais chamados de olhos compostos, ou seja, eles são capazes de distinguir claridade e falta de iluminação facilmente. Suas antenas são bem variadas, mudando de acordo com cada uma de suas espécies. O formato e características de sua mandíbula, por ser um animal de características mordedoras, depende de acordo com seu sexo.

Comportamento Alimentar do Besouro Leopardo

Os besouros possuem diversas espécies. Algumas delas preferem viver solitariamente enquanto outras gostam de viver em grupos. Os besouros leopardos podem se alimentar de plantas (fitófagos), de matéria orgânica (saprófagos), de fungos (micófagos), de parasitas ou de caçadores.

Em se tratando de besouros, fica claro perceber que o seu comportamento alimentar varia de acordo com cada fase do ciclo de vida de cada espécie de besouro. Isso não é diferente para os besouros leopardos. Alguns besouros se alimentam de algumas sementes enquanto estão na fase de larva e quando na fase adulta, se alimentam de néctar.

Com mais de 135 mil espécies de fitófagas, que estão diretamente relacionado a evolução das angiospermas, temos as duas superfamílias mais representativas de Curculionoidea, Coleopterae e Chrysomeloidea.

Certas espécies de uma ampla variedade de famílias de besouros desenvolveram relações do tipo simbióticas com bicho sociais, de forma a viver como seres no ninho destes outros animais que podem ser influenciados a alimentar o besouro ali instalado ou ainda podem ser presas.

O besouro é visto como uma praga no meio do ser humano, inclusive o besouro leopardo. Mas o que poucos sabem é quem os besouros são os responsáveis por nos ajudarem no controle de outros insetos (como pulgões e joaninhas) e até mesmo de ervas daninhas.

Curiosidades Sobre o Besouro Leopardo

Os besouros leopardos apresentam algumas curiosidades e particularidades, conheça a seguir algumas das principais curiosidades dos besouros leopardos.

  • O besouro leopardo possui um sistema de defesa diferenciado. O besouro leopardo quando percebe que não há mais nada que ele possa fazer em casos de perigo, ele simplesmente acena para a morte. Estranho, não?
  • Outra curiosidade é que o Besouro só procura uma fêmea em certas épocas destinadas ao acasalamento, no resto do tempo ele prefere ficar sozinho. As fêmeas exalam um feromônio que serve para atrair o besouro macho, e ele percebe através de suas antenas.
  • Outro fato interessante sobre os besouros em geral e que eles estão evoluindo podendo se passarem por formigas para come-las.
  • O nome do científico besouro leopardo é: Penthea pardalis
Besouro Leopardo
Besouro Leopardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *