Home / Informações / Bemisia Tabaci: Curiosidades, Características E Fotos

Bemisia Tabaci: Curiosidades, Características E Fotos

Certamente por este nome Bemisia Tabaci, você nem mesmo deve imaginar que animal vem a ser este. Estamos a nos referir a Silverleaf whitefly e talvez isso tenha dificultado ainda mais para você determinar qual o assunto do nosso post hoje. Bom, vamos direto ao ponto. Estamos falando da mosca-branca de folha prateada, também vulgarmente conhecida como mosca-branca da batata-doce.

Mosca Branca Da Batata Doce Ou Bemisia Tabaci

A mosca-branca da batata-doce é uma das diversas moscas-brancas que atualmente são tidas como pragas agrícolas. Segundo um estudo realizado em meados de dois mil e onze, a mosca-branca da batata-doce seria um complexo de diferentes espécies. De acordo com este ensaio estão neste complexo de moscas mais de vinte e quatro espécies com características impossíveis de serem demarcadas a fim de distingui-las.

Bemisia Tabaci
Bemisia Tabaci

Falando em distinguir, as moscas-brancas de folha prateada por vezes podem acabar sendo confundidas com as moscas de fruta comum, mas com um pouco de conhecimento é possível perceber que as moscas-brancas são ligeiramente menores e com uma coloração mais particularmente única em suas asas.

Estas moscas estão presentes em praticamente todo o mundo, sendo facilmente adaptável a ambientes tropicais e semitropicais. Em regiões de clima frio dificilmente sobrevivem uma vez que as baixas temperaturas podem matar os adultos da espécie.

Curiosamente, enquanto se percebia populações de mosca-branca nos Estados Unidos em meados dos anos de mil oitocentos e noventa, na Flórida, em torno dos anos de mil novecentos e noventa houve um aparecimento expressivo de uma variedade muito grande de moscas-brancas. Estas moscas que apareceram na Flórida foram denominadas de biótipo B, com o intuito de diferencia-las das inicialmente encontradas nos Estados Unidos.

Ao que se sabe, as moscas-brancas teriam dado ao Texas um prejuízo de mais de cem milhões de dólares para o ramo agrícola.

Curiosidades Reprodutivas

Já vimos que estas pequenas possuem alto poder destrutivo, não é mesmo? Vamos falar agora um pouco sobre suas particularidades durante a reprodução e o seu posterior nascimento. As fêmeas colocam os ovos em grupos. Podem colocar de cinquenta a mais de quatrocentos ovos de uma única vez. Estes ovos são brancos e quando estão perto de eclodirem passam para um tom de marrom escurecido. São cerca de cinco a sete dias de incubação.

Os ovos são colocados na parte inferior das folhas e são relativamente muito pequenos. As fêmeas, por sua vez, se desenvolvem de ovos fertilizados, enquanto os machos veem ao mundo por meio de ovos não fertilizados.

Quando nascem, as ninfas da mosca-branca passa por quatro estágios até atingir a fase adulta. O primeiro estágio do instar é o chamado rastreador e é o único estágio móvel da mosca. Neste estágio a mesma possui a coloração esverdeada e corpo mais plano.

Durante este estágio ela pode atingir até três milímetros de comprimento. É neste estágio que ela procura uma região mais adequada da folha para os estágios seguintes que são imóveis. A mosca-branca passa os próximos quarenta a cinquenta dias até se transformar em uma mosca-branca de folha prateada adulta. Quando finalmente atingem a fase adulta, podem chegar a medir cerca de nove milímetros e este tamanho corresponde a quatro vezes o tamanho do ovo de onde vieram.

Uma particularidade interessante destas moscas na fase adulta é que quando se alimentam ou estão a descansar dobram as próprias asas como tendas. Incrível, não é?

Origem Controvérsia

Pesquisas foram realizadas tentando determinar de onde teria surgido a mosca-branca de folha prateada e ao que tudo indica esta mosca teve origem na Índia. Com sua origem em um país notoriamente de clima tropical começou-se a investigar como então esta espécie teria facilmente migrado para regiões de clima semitropical e temperado. Foi possível estabelecer que essa migração e rápida disseminação das moscas da espécie teria início a partir da exportação de flores decorativas. Ao que tudo indica, infelizmente estas moscas auxiliam na propagação de vírus realmente perigosos e saber uma forma de contê-las é importantíssimo.

As plantações mais afetadas, como comentamos, são as plantações de tomate, feijão, algodão, pepino, berinjela e quiabo, para citarmos apenas algumas.

Outras Informações Interessantes

Esta mosca é considerada uma invasora nos Estados Unidos, na África, na Austrália e em incontáveis países europeus. Foi considerada uma praga inicialmente na Grécia em meados dos anos de mil oitocentos e oitenta e nove, quando causou grandes prejuízos na produção de tabaco de todo o país. Nos Estados Unidos foi primeiramente encontrada em uma plantação de batata-doce e justamente por isso este é um dos nomes pelo qual é conhecida.

Agora você deve estar pensando porque esta mosca é tão prejudicial às plantações, nós vamos explicar. As moscas-brancas da folha prateada podem diminuir consistentemente a produção da planta e também a qualidade de seus frutos. A mosca-branca se alimenta de todos os nutrientes presentes na planta e em troca deixa para trás uma substância pegajosa denominada de melada. Este composto fica no hospedeiro e pode facilitar a proliferação de fungos que ai sim acabarão de vez com a plantação, trazendo muito prejuízo ao agricultor.

Essa mosca também é muito conhecida por transmitir doenças para as plantas, como mencionamos anteriormente, estas são depósitos de vírus perigosos. Dentre estes vírus transmitidos por estas moscas temos o vírus infeccioso do alface e o vírus de enrolamento das folhas do tomate.

São pragas consideradas altamente devastadoras uma vez que podem se alimentar de mais de quinhentas plantas diferentes. Isso que chamamos de alimentação rica. Brincadeiras a parte, muitas das plantações que consumimos está em risco por conta justamente desta praga, como a do brócolis, do couve-flor, do repolho, do melão, e as que já mencionamos anteriormente.

Felizmente temos recursos para enfrentar esta mosca. Normalmente as opções mais utilizadas são o controle biológico sendo uma solução sustentável, embora especialistas ressaltem que os resultados podem ser imprevisíveis e também o controle populacional das moscas-brancas que igualmente tem sido adotado. Estamos falando da utilização de predadores a fim de combater o crescimento exponencial das populações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *