O beija-flor por si só já é um animal que encanta muita gente. Não é à toa que várias pessoas compram filtros próprios para o bicho para atraí-los até em casa e poder desfrutar um pouco de sua beleza. Com asas que batem super rápido e se parecem com um borrão a olho nu, e um corpo bem colorido, é quase impossível não se render a beleza dessa criatura.
Agora, imagina ver uma miniatura da espécie? Não tem jeito, indivíduos menores sempre atraem mais atenção devido a aparência fofa que quase todos tem, e o mesmo podemos dizer do beija-flor abelha.
Características do beija-flor abelha
Chamado cientificamente de Mellisuga helenae ou Zunzuncito, este animal é uma ave endêmica da Isla de la Juventud e de Cuba. Aliás, ele é o menor pássaro do mundo, medindo apenas 5 centímetros de comprimento e pesando 1,8 gramas. Normalmente o macho é menor que a fêmea. Sua coloração também é diferente. Neste, sua parte superior é verde, com pelos brancos na região inferior, até a cauda. Já a fêmea tem um tom de verde-azulado com o ventre em cinza-claro.
Enquanto as outras espécies tem um corpo mais alongado e fino, este exibe um torso redondo e robusto, deixando ele ainda mais irresistível, fisicamente falando. Ela realmente se parece com uma abelha, sendo apenas alguns centímetros maior do que esse inseto.
Assim com seus primos, é forte e bem rápido. Ele bate suas asas cerca de 80 vezes por segundo, o que faz ele parecer apenas um borrão aos olhos dos humanos.

Alimentação
O principal alimento do beija-flor abelha é o néctar. Ocasionalmente ele consome insetos e aranhas.
Curiosidades sobre o beija-flor abelha
- A fêmea coloca apenas dois ovos por vez.
- Tem cores incandescentes, mas nem sempre são vistas dependendo do ângulo em que ele está. Essa coloração faz o bicho parecer uma jóia.
- Ele come movendo sua língua para dentro e para fora da boca, rapidamente.
- O beija-flor pode visitar, por dia 1500 flores. Fazendo com que ele tenha um papel bem importante no ecossistema, já que ele acaba carregando o pólen para outros lugares.
- Ele também é chamado de Colibri-abelha-cubano.
- É menor que o dedo indicador de uma criança.
- Passa a maior parte da sua vida voando.
- Gosta de habitar florestas, jardins, vales e pântanos.
- Seus predadores naturais são: águias, falcões e algumas espécies de sapos. Para fugir deles, a ave é capaz de realizar manobras perigosas em pleno ar. Parando bruscamente ou voando para trás.
- Como se alimenta de néctar, sua língua tem um forma de “w”, o que facilita a drenagem do líquido.
- Ele come várias vezes ao dia.
- Em 24 horas, o beija-flor consegue comer oito vezes o peso do seu corpo.
- O animal pode alcançar 70 quilômetros por hora enquanto voa.
- A criatura tem a capacidade de pairar no ar como um helicóptero.
- É conhecido por sua elegância em vôo.
- Usa pedaços de teia de aranha, líquen e cascas para construir seu ninho, que tem um formato de taça e mede cerca de 2,5 centímetros de diâmetro.
- Seu ovo é do tamanho de uma ervilha.
Os 7 menores pássaros do mundo
E já que estamos falando dos menores pássaros do mundo, vamos conhecer outros seres voadores com apenas alguns centímetros de comprimento.
07 – Crimson chat

O Crimson chat mede em torno de 10 a 13 centímetros de comprimento e tem um peso de 10 a 11 gramas. É um pássaro de pernas longas e um bico curvado para baixo. Ele exibe uma língua que parece uma escova e esta ajuda ele a comer aranhas, insetos, sementes e néctar. Os machos costumam ser mais brilhantes e coloridos que as fêmeas, o que é de grande ajuda durante o período de reprodução.
O animal é encontrado em maior número na Austrália.
06 – Mariquita

Com apenas 8 gramas e 11 centímetros de envergadura, a Mariquita é visto na bacia amazônica. O macho adulto tem a cabeça azul e cinza, como o resto da parte superior. Já a inferior detém um tom de amarelo vivo. Existem cerca de 14 espécies dessa ave.
05 – Cambacica

Esse pequenino de apenas 11 centímetros e 9 gramas é habita as Índias Ocidentais, Caribe e na parte sul do Brasil.
É um indivíduo muito sociável e costuma ficar em jardins com flores e frutos a procura de comida. Tem um bico curvado que auxilia na hora de pegar o néctar das flores.
No período de reprodução, ele bota de dois a quatro ovos, que levam de 12 a 14 dias para chocar.
04 – Pintassilgo-americano

Da família do tentilhão, o Pintassilgo-americano pesa 11 gramas e tem o mesmo número em comprimento. Ele é visto com frequência nos Estados Unidos, na parte sul do Canadá e ao norte do México.
Sua coloração muda no verão, com o machos adotando um de amarelo vivo, com as asas e a coroa da cabeça em preto. Ele faz essa mudança duas vezes ao ano: verão e inverno.
Tem uma expectativa de vida de 10 anos, e isso é possível graças a sua dieta vegetariana. Coloca de dois a sete ovos em tom de branco azulado.
03 – Estrelinha-de-poupa

O Estrelinha-de-poupa pode chegar aos 9,5 centímetros de envergadura e pesar 15,5 gramas. É considerado o menor pássaro da Europa, mas ele também é encontrado na Ásia, Reino Unido, país de Gales, China, Himalaia e Rússia.
No folclore europeu ele é conhecido como rei dos pássaros.
02 – Cisticola exilis

Habitando o oeste da Austrália, China e Índia, essa ave tem um diâmetro de 10 cm e um peso de 10 gramas. Ele também é chamado de Cisticola de cabeça brilhante, assim como pássaro alfaiate, por ser capaz de costurar assim como nós.
Sua dieta é composta de sementes e insetos. Ambos os sexos trabalham na construção do ninho, mas a normalmente a fêmea passa a maior parte do tempo incubando seus ovos.
01 – Geringono-de-bico-curto
Ele é o próximo que está atrás do beija-flor abelha. Mede até 9 centímetros de comprimento. É australiano e passa a maior parte do seu tempo caçando insetos e larvas em árvores e madeiras.