Barata Oriental
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterigota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria
Família: Blattidae
Gênero: Blatta
Espécie:B. orientalis
Nome binomial: Blatta orientalis
Linnaeus, 1758
Fonte: Wikipedia
Características
A barata oriental (nome científico: Blatta orientalis), também conhecida como percevejo ou besouro preto, é uma espécie grande de barata, com machos adultos entre 18–29 mm e fêmeas adultas com 20–27 mm.
Sua cor varia entre marrom escuro ou preto e corpo brilhante.
A fêmea tem uma aparência um pouco diferente do macho, aparentando não ter asas à primeira vista , mas é braquíptera, com asas não funcionais logo abaixo da cabeça.
A fêmea tem um corpo mais largo que o masculino. O macho tem asas longas, que cobrem dois terços do abdômen e são de cor marrom, e tem um corpo mais estreito.
Originalmente endêmico da Península da Criméia e da região ao redor do Mar Negro e do Mar Cáspio, sua distribuição é agora cosmopolita.

Habitat
Baratas orientais tendem a viajar um pouco mais devagar que outras espécies. Podem ser encontradas em torno de matéria orgânica em decomposição e em esgotos, drenos, porões úmidos, alpendres e outros locais úmidos.
Podem também ser encontradas do lado de fora em arbustos, sob a cobertura do solo das folhas, sob a cobertura morta e ao redor de outros lugares úmidos ao ar livre. São pragas domésticas em partes do Noroeste, do Meio-Oeste e do sul dos Estados Unidos.
Adaptação
Para sobreviver, as baratas precisam de um lugar para se esconder. Elas preferem lugares quentes e uma umidade relativamente alta.
Também precisam de uma fonte de comida / líquido. A temperatura ambiente ideal para baratas orientais é entre 20 e 29 ° C.
As baratas orientais femininas possuem tegmina vestigial (asas anteriores reduzidas) e os machos uma tegmina mais longa. Estas baratas possuem hábitos essencialmente noturnos.
As baratas orientais podem ser encontradas em locais geralmente úmidos, como canos de esgoto, fossas de drenagem e qualquer outra forma de áreas úmidas em residências.

Ovos
Os ninhos de ovos da barata oriental são de tonalidade marrom e tem entre 10-12 mm de comprimento, com compartimentos de ovos (ootecas) indistintos abrigando de 16–18 ovos.
Esse ninhos são formados um dia após o acasalamento e tipicamente depositados um ou dois dias após a formação, embora possam ser depositadas até 7 dias depois.
São geralmente abrigados ou presos em uma área por um substrato ou secreção oral.
Os ovos são inicialmente de cor branca amarelada, tornando-se depois avermelhados e, em seguida, castanho-escuro. Eles eclodem por conta própria em cerca de 42 dias a 29,5 ° C e 81 dias a 21 ° C.
Controle de Pragas
Baratas orientais podem ser mais difíceis de se livrar do que outras baratas. Embora os adultos possam ser facilmente mortos pela aplicação de inseticida residual, os inseticidas podem ser removidos e, dois meses depois, as fêmeas podem chocar novas ninfas.
Barata Americana
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria
Família: Blattidae
Gênero: Periplaneta
Espécie: P. americana
Nome binomial
Periplaneta americana
Linnaeus, 1758
Fonte: Wikipedia
Características
A barata americana (Periplaneta americana) é a maior espécie de barata comum, e muitas vezes considerada uma praga. Também é conhecida como a barata de navio, kakerlac e canário de Bombaim. Baratas americanas são nativas da África e do Oriente Médio. Apesar de seu nome, acredita-se que tenham sido introduzidos na América somente a partir do século 17 dC em diante, como resultado de padrões comerciais humanos.

Ciclo de Vida
A barata americana tem três estágios de vida: ovo, ninfa e fase adulta.
O ciclo de vida do ovo à idade adulta é de cerca de 600 dias e o tempo de vida do adulto pode ser de outros 400 dias.
As ninfas emergem do ovo após cerca de seis a oito semanas e amadurecem em cerca de seis a doze meses.
Fatores ambientais, como temperatura e umidade, afetam o tempo de desenvolvimento da barata americana. Ao ar livre, a fêmea mostra uma preferência por locais úmidos.
Dieta
A barata americana é um alimentador onívoro e oportunista.
Ela consome matéria orgânica em decomposição e vai comer quase qualquer coisa. Prefere doces, mas também foi observado o consumo de papel, botas, cabelo, pão, frutas e todos os tipos de restos de comida.
Habitat
Embora as baratas tendam a querer encobrir seus rastros e não aparecer ao ar livre, elas não são exatamente uma espécie presumível.
Do seu porão ou do seu espaço para o seu restaurante ou padaria favorito, a Periplaneta americana não se limita a um único habitat especializado.

Baratas são uma espécie comum e adaptável que existe há milhões de anos. Elas preferem passar o dia perto de um lugar escuro, quente e úmido, mas podem surgir em muitos locais, de sistemas de esgoto a outros ambientes ao ar livre.
A barata americana irá muitas vezes preferir lugares onde os alimentos são mantidos e armazenados.
Existem outros lugares onde você a barata americana costuma se esconder:
- Túneis de vapor;
- Sistemas de drenagem;
- Árvores ocas;
- Pilhas de madeira;
- Instalações de lixo;
- Em algum lugar do seu banheiro
Riscos aos Humanos
As secreções odoríferas produzidas pelas baratas americanas podem alterar o sabor dos alimentos. Além disso, se as populações de baratas forem altas, uma forte concentração dessa secreção odorífera pode estar presente.
As baratas podem estar em contato com as bactérias causadoras de doenças, como a Salmonella, e depois depositá-las nos alimentos e causar intoxicação alimentar ou infecção se andarem na comida.
A poeira domiciliar contendo fezes de baratas e partes do corpo pode desencadear reações alérgicas e asma em certos indivíduos.
Comparações entre a Barata Oriental e Americana
Nome Comum | Barata Oriental | Barata Americana |
Nome Científico | Blatta orientalis | Periplaneta americana |
Tamanho | 25 mm a 30 mm | 28 mm a 43 mm |
Habitat – Temperatura ideal | 20 °a 29 °C | 32°C |
Tempo de desenvolvimento da larva | 6 a 12 meses | 4 a 15 meses |
Ciclo de Vida | 200 dias aprox. | 90 a 706 dias aprox. |
É capaz de voar? | Não | Sim |