Dados e Nome Científico da Baleia Beluga
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Monodontidae
Gênero: Delphinapterus
Espécie: Delphinapterus leucas

A beluga, também conhecida como baleia-branca, foi descrita pela primeira vez pelo zoólogo Peter Simon Pallas, em 1776. Apesar de ser chamada de baleia, a espécie Delphinapterus leucas pertence à família dos golfinhos.
As baleias beluga habitam as águas geladas do Oceano Ártico e são animais altamente sociáveis, vivendo em grupos de 30 a 100 indivíduos. Pesquisadores calculam que há cerca de 50 mil baleias-branca em todo o mundo.
No século passado, a população diminuiu muito por causa da caça. Além de utilizar a carne e a gordura do animal, os caçadores ganham muito dinheiro também com a pele da beluga, pois este é o único cetáceo cuja pele pode ser utilizada como couro.

Características
As baleias belugas possuem dimorfismo sexual: os machos têm um corpo mais alongado do que o das fêmeas. Enquanto as fêmeas pesam de 1,4 a 1,6 toneladas, os machos pesam de 1,7 a 1,9 toneladas. Ambos tem de oito a 10 dentes em cada maxilar.
Indivíduos dessa espécie de baleia não possuem nadadeira dorsal e são capazes de atingir a velocidades de 55 km/h, podendo mergulhar a profundidades de 425 metros.
A Delphinapterus leucas é bastante inteligente. Elas comunicam entre si através de sons agudos ou por sinais.
Alimentação da Baleia Beluga
As belugas caçam as suas presas em grupo e geralmente são bem sucedidas, tendo um percentual de acerto de 76,4%. Ou seja: quase sempre conseguem obter o seu alimento.
Esses animais são caçadores oportunistas e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos. As baleias beluga utilizam a ecolocalização para encontrar os seus alimentos e para vagarem pelo oceano sem se perder.
Reprodução
A Delphinapterus leucas vive entre 25 e 30 anos. As fêmeas têm, no máximo, cerca de oito filhotes durante toda a sua vida.

A gestação da fêmea da baleia branca, dura cerca de 14 meses. Os filhotes são capazes de nadar, na companhia de suas mães, a partir do nascimento. A mãe fornece proteção e orientação para os filhotes, que são totalmente dependentes do leite materno até completarem um ano de vida. Porém, o aleitamento dura de 18 meses a dois anos.
Os filhotes de baleias branca nascem com a pele cinza. Depois de um tempo, o tom da pele escurece ainda mais até ficar completamente preto. Somente após atingirem a maturidade é que eles ficam brancos.
Curiosidades da Baleia Beluga
- O nome “beluga” animal tem origem na palavra russa “belukha”, que significa “branco”.
- Esta baleia também recebe o nome de “canário dos mares” por causa de seus assobios e cantos.
- As belugas possuem uma espessa camada de gordura que as protege das águas geladas do Oceano Ártico. Essa camada pode ter até mais de 25 centímetros de grossura.

- Elas possuem pele áspera sem nenhum pelo.
- Além de inteligentes, as belugas são muito brincalhonas. Na natureza, elas brincam com restos de animais mortos.
- Em um estudo realizado por um grupo de cientistas americanos na Fundação Nacional de Mamíferos Marítimos em San Diego, na Califórnia, descobriu-se que as belugas são capazes de imitar a voz humana.
- A cor branca a protege contra inimigos por confundir-se com a dos blocos de gelo.
- Os olhos, pequenos e separados, só enxergam direito debaixo d’água e não podem ver juntos a mesma coisa.
- Por motivos ainda desconhecidos, as belugas nadam centenas de quilômetros rio acima e, às vezes, acabam virando refeição de ursos.

- Um único fóssil dessa espécie foi encontrado na península da Baixa Califórnia, indicando que esta família antes habitava águas mais quentes.
- Como a nona vértebra é desconectada e móvel, a beluga é capaz de virar a cabeça de lado.
- As belugas fêmeas demoram de quatro a sete anos para adquirirem a maturidade sexual. Nos machos, esse período leva de sete a nove anos.
- As baleias belugas são muito sociáveis e comunicam regularmente umas com as outras.
- Apesar de a pesca estar proibida desde 1985, países como Noruega, Islândia e Japão matam a baleia beluga sob o pretexto de fazer pesquisas científicas. Porém, os três países têm longa tradição no consumo da carne e no uso do óleo da baleia como combustível, lubrificante e na fabricação de sabão.