Home / Informações / Aranha De Jardim Alimentação E Filhotes

Aranha De Jardim Alimentação E Filhotes

Você é uma pessoa que gosta de animais? Bom, mesmo que você goste de animais, gostar de aranhas já é uma tarefa um tanto quanto mais difícil. Embora sejam animais que genericamente recebem apenas o nome de “aranha” apresentam várias espécies submersas neste termo, dentre elas algumas mais perigosas, outras menos. Algumas mais aparentemente pouco simpáticas outras mais amigáveis, ao menos aparentemente.

Para quem não gosta muito de aranhas ou apresenta a fobia de aracnídeos, a chamada aracnofobia, recomendamos que evite a leitura deste post uma vez que o mesmo é repleto por fotos que o ilustram.

Apesar das aranhas serem conhecidas de modo genérico apenas por aranha, existem várias espécies como adiantamos e cada uma delas recebe um nome de acordo com a sua espécie e características próprias. Hoje falaremos de uma aranha em especial, a chamada aranha de jardim.

Para quem não conhece muito sobre estes animais ao ler aranha de jardim certamente deve pensar na mais indefesa e inocente animal desta espécie. Sem dúvida uma aranha pequena que em hipótese alguma poderia assustar alguém, mas não é exatamente este o caso da aranha de jardim.

Aranha De Jardim A Primeira Impressão Não Deve Ficar

Normalmente ouvimos que a primeira impressão é a que fica, no caso da aranha do jardim não recomendamos esse tipo de atitude. Isso porque como comentamos anteriormente ao ouvir aranha de jardim, ou ainda aranha de grama ou aranha lobo você não imaginaria um animal nem mesmo perto do que este tipo de aracnídeo de fato é.

São animais de fato pequenas, podendo medir até cinco centímetros de comprimento, possui assim como a aranha marrom um tom acastanhado em seu corpo. Apresenta pelos no que seriam a sua face e estes o são de cor avermelhada. Tem uma capacidade reprodutiva invejável, podendo colocar cerca de oitocentos ovos por período. O seu tempo de vida estimado é de dois anos, período este que pode ser encurtado na terceira postura de seus ovos.

Aranha De Jardim Filhote
Aranha De Jardim Filhote

E por falar ainda em reprodução, carregam os seus filhotes sobre o seu corpo até concluir a primeira troca de pele. São bem versáteis quando pensamos em sua alimentação, consomem uma grande variedade de insetos que vão desde moscas, a tenébrios e outras eventuais “pragas”.

Podem ser facilmente confundidas com as aranhas armadeiras. Sua espécie apresenta o ventre em tom totalmente preto e sob o corpo há um tipo de seta característica.

Os Seus Filhotes

Sobre seus filhotes as informações são um tanto quanto escassas, o que se sabe é que as aranhas de grama ou de jardim carregam seus filhotes por um período de tempo determinado que como comentamos é o período de troca de pele. Os filhotes nascem durante o outono mas permanecem adormecidos, por assim dizer, durante todo o inverno, saindo atrás de alimento apenas durante a primavera.

A Picada Da Aranha De Jardim

A aranha de jardim não apresenta grandes riscos para nós seres humanos, isso porque quem já teve o infeliz prazer de sofrer com uma picada sua não apresentou grandes reações adversas. A picada costuma ser de pouca e transitória dor no local. Em poucos casos há inchaço e vermelhidão moderado na região.

Isso é uma boa notícia e tanto para nós visto que esta espécie de aranha habita nossas residências e também nossos jardins onde se abrigam do frio. Podem ser encontradas em meio as folhas secas em gramados e em objetos presentes em nosso quintal.

Aranha de Grama
Aranha de Grama

De um modo geral podemos dizer que as aranhas de jardim ou aranha de grama são benéficas para nós. Embora nenhum de nós tenhamos o desejo de encontrá-las frente a frente em nosso jardim, são estes animais os responsáveis por fazerem o controle de insetos. As aranhas de jardim ou de grama possuem como alimento justamente estes insetos o que faz com que haja naturalmente um controle destes invasores de jardim.

Quando afirmamos que as aranhas dessa espécie não são perigosas isso quer dizer concomitantemente que não se trata de uma espécie agressiva, desta forma, dificilmente acabam nos atacando, apenas quando são manipuladas uma picada pode acabar ocorrendo. Curiosamente uma picada de aranha do jardim acaba doendo menos do que uma picada de abelha, bem diferente da picada de outras espécies deste animal.

Como Se Livrar Da Aranha De Jardim?

Como comentamos, a aranha de jardim auxilia na manutenção do espaço sem a presença de insetos dos mais diversos, desde moscas, tenébrios e outros. Isso porque como adiantamos, estas aranhas se alimentam dos mais diversos tipos de insetos que caso não fosse a sua presença acabariam tirando a sua paz. Mas se mesmo com essa importante contribuição que as aranhas acabam trazendo você queira ver o seu jardim sem elas, reunimos aqui algumas dicas de como eliminá-las.

O primeiro passo para evitar aranhas no seu espaço é eliminar entulhos do seu jardim. Entulhos possibilitam que as aranhas encontrem abrigo e proteção para períodos frios. Ao eliminar entulhos você poderá ver cair drasticamente a presença das aranhas em sua área externa.

Aranha de Grama Como Eliminar
Aranha de Grama Como Eliminar

Depois do entulho o próximo passo para que você possa blindar tanto a sua casa quanto o seu jardim destas aranhas é retirar folhas e gramas secas. Cortar a grama, retirar as ervas daminhas e os restos da poda da grama também é uma excelente opção de como evitar estes pequenos aracnídeos em sua casa bem como evitar que se escondam em seu quintal. Se você por ventura tem arbustos ou coisas do tipo, o mais indicado é que os mesmos não fiquem tão próximos de casa para que as aranhas não possam adentrar o local assim tão facilmente.

Monitorar a quantidade de material deixado na área externa também é importante. Caso você tenha que deixar algumas coisas no jardim indicamos que você as coloque em sacos plásticos, caixas de papelão são propícias para abrigar aranhas de jardim.

Use as luzes artificiais com moderação na área externa. As luzes artificiais não exercem poder diretamente no combate ou controle da infestação de aranhas, mas luzes artificiais favorecem e acaba atraindo uma série de insetos para o local. Com uma presença forte de insetos, consequentemente aranhas aparecerão pela grande oferta de alimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *