Home / Informações / Aranha Caranguejeira ou Tarântula: Picada e Como Matar

Aranha Caranguejeira ou Tarântula: Picada e Como Matar

Características Gerais

Theraphosa blondi,também conhecida como caranguejeira , tarântula e aranha comedora de pássaros, é muito impressionante e notável devido ao seu tamanho. É bem conhecida por ser uma das maiores aranhas do mundo. Ela é procurada por muitos colecionadores, pois são uma peça rara (e cara) em todas as coleções.

A aranha comedora de pássaros da Amazônia é uma das maiores aranhas do mundo, e como o nome sugere, é bem capaz de comer pequenas aves da floresta tropical.

Aranha Caranguejeira
Aranha Caranguejeira

Classificação científica

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Subfilo: Chelicerata
  • Classe: Arachnida
  • Ordem: Araneae
  • Infraordem: Mygalomorphae
  • Família: Theraphosidae
  • Gênero: Theraphosa

O gênero Theraposa é um tipo de aranha característico da América do Sul. Existem 3 famílias distintas:

  • Theraphosa apophysis – Venezuela
  • Theraphosa blondi – Venezuela, Brasil, Guiana
  • Theraphosa stirmi – Guiana

Características Físicas

Tem presas ocas de 2,5 centímetros de comprimento na entrada da boca, que estão ligadas às glândulas de veneno. No entanto, a aranha não é uma ameaça para os humanos, a menos que seja ameaçada ou perturbada.

Como todas as tarântulas, o Theraphosa blondi é coberto por minúsculos pelos sensíveis nas pernas. É um aracnídeo e eles não têm uma espinha dorsal ou um esqueleto interno. Em vez disso, eles possuem um exoesqueleto, que é uma estrutura esquelética exterior dura.

Para crescer, uma aranha lança seu exoesqueleto periodicamente e sai com um novo exoesqueleto. Esse processo é chamado de muda.

As caranguejeiras também têm seus membros regenerados quando quebrados. O novo membro é menor e subdesenvolvido após a muda, mas gradativamente ganha tamanho e massa a cada sessão de muda para eventualmente atingir o tamanho normal.

Tarantula
Tarantula

As caranguejeiras fêmeas são maiores e têm uma vida útil mais longa quando comparadas a uma aranha macho. Os machos morrem logo após atingirem a maturidade sexual e têm uma vida média de 3 a 6 anos, enquanto uma fêmea pode viver por até 25 anos na natureza.

As fêmeas fazem a muda várias vezes ao longo da vida, mas um macho raramente é visto na muda após atingir a maturidade.As aranhas machos podem ser identificadas por seus ganchos de acasalamento localizados nas patas dianteiras.

Com base na sua massa, uma aranha gigantesca caranguejeira é sem dúvida a maior aranha do mundo que pode pesar até 170 gramas.

Picada da Caranguejeira

Se for mordido por uma tarântula, limpe a ferida rapidamente com bastante água quente e sabão. Na maioria dos casos, a mordida pode ser desconfortável por algumas horas, e pode permanecer com coceira por até uma semana, mas isso é normal e é a resposta natural do corpo para a recuperação.

A dor foi relatada como igual a uma picada de vespa, mas fique despreocupado se foi mordido por uma caranguejeira de estimação, pois o veneno dela não é forte suficiente para os humanos, mas é bem letal para suas presas, como os répteis.

Compressas frias são frequentemente recomendadas para picadas e analgésicos sem receita, como o ibuprofeno, provaram reduzir algum desconforto. A picada não é um caso alarmante de procurar ajuda médica imediata, mas caso for picado por uma aranha grande silvestre é sempre melhor procurar auxílio médico, ou nos casos abaixo.

Alergias

O choque anafilático pode ocorrer quando certas proteínas no veneno animal provocam uma reação severa do corpo, causando uma inundação de histaminas e outras células indutoras de inflamação a surgir através da corrente sanguínea.

Isso causa inflamação da pele, constrição das vias aéreas e até parada cardíaca em casos graves. Alergias a abelhas e vespas são tipicamente muito raras, mas como o veneno das vespas em particular é semelhante ao das tarântulas, é seguro assumir que qualquer pessoa alérgica a abelhas pode ser alérgica a aranhas, e provavelmente deve evitar tarântulas como animais de estimação.

Quando procurar ajuda médica

Como mencionado acima, sintomas leves de coceira são normais. Mas, se você se sentir incomodado em locais diferentes da área localizada da ferida, fique atento. Estes são os sintomas:

  • Náusea
  • Tontura
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Dores nas articulações ou membros
Ajuda médica
Ajuda médica

Se os sintomas leves persistirem por mais de uma semana, ou se a comichão e a vermelhidão se espalharem, isso também pode ser motivo de preocupação. Se você for mordido e tiver medo de ter uma reação alérgica, ou se o veneno estiver causando um efeito potente em você, certifique-se de receber atendimento médico o mais rápido possível.

A coisa boa sobre picadas de tarântula de estimação é que a identificação do culpado é confirmada (identificação é fundamental com o tratamento de antiveneno). Infelizmente, esse conhecimento é relativamente inútil, já que não há antídoto de tarântula disponível.

Isso ocorre porque as picadas de tarântula normalmente não são preocupantes e nada comuns. No entanto, no caso de espécies de tarântulas mais potentes (aquelas que você provavelmente não encontrará em lojas de animais), algumas picadas podem requerer hospitalização, mesmo que apenas para adquirir medicação para a dor.

Se seu pet como cachorro ou gato foi picada por uma tarântula, procure auxílio de um veterinário. Para os pets, o veneno da tarântula pode trazer as consequências mais graves ou até fatais.

Caranguejeira
Caranguejeira

Como matar as caranguejeiras?

Neste caso não estamos nos referindo a uma aranha de coleção, certamente! Se você pretende deixar aranhas peçonhentas longe da sua casa, saiba primeiro onde elas costumam se esconder:

  • Cantos ao nível do chão de varandas e pátios ao ar livre
  • Bases de paredes externas (especialmente atrás de plantas de jardim)
  • Caixas e ferramentas raramente usadas em galpões de armazenamento ao ar livre
  • Bases radiculares de árvores, arbustos e plantas de jardim
  • Espaços ao nível do solo entre grandes pedras decorativas
Caranguejeira Em Casa
Caranguejeira Em Casa

Depois de ter localizado os ninhos de tarântulas, você tem várias opções prontamente disponíveis para matar as aranhas e seus ovos. Por exemplo, você pode usar um pó seco ou armadilhas de aranha à base de cola ou um spray líquido.

Os pós e armadilhas podem ser mais eficazes porque as aranhas, ao contrário de vários insetos, não absorvem líquidos químicos através de seus pés e pernas.

Outro meio é a dedetização, especialmente se tratar de uma invasão mais massiva de aranhas e se tiver animais domésticos como cães e gatos, já que o veneno destas aranhas é prejudicial a eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.