Home / Informações / Espécies de Antílopes

Espécies de Antílopes

Vocês já ouviram falar sobre os antílopes? Estes animais são conhecidos por sua beleza, graça e velocidade. Abaixo separamos as suas principais características. Confiram!

Alimentação

Os antílopes são mamíferos que alimentam-se de plantas, logo são herbívoros. Pertencem a mesma família dos carneiros, cabras e bovinos. Alguns exemplos de antílopes são o ádax, a gazela, o gnu o impala e o cudo.

Antílopes Especiais
Antílopes Especiais

Habitat e Distribuição geográfica

Os antílopes vivem nas planícies da África, bem como no centro e no sudoeste da Eurásia (formada pelos continentes europeu e asiático). Estes têm outro “parente” às antilocapras, que embora conhecidas como antílopes, pertencem à outra família e são encontradas na América do Norte.

Descrição física dos Antílopes

Os antílopes têm quase o mesmo tamanho de uma cabra e um veado, sua pelagem é dourada, avermelhada, amarronzada ou cinza. O focinho, a barriga e o traseiro costumam ser mais claros, tendendo para o branco. Nas patas há um casco, ou seja, suas unhas são muito duras. Os chifres, no geral, são curvados para trás.

Antílopes Físico
Antílopes Físico

Olfato e audição

Esses mamíferos têm um excelente olfato e audição, isso os possibilitam detectar rapidamente o perigo e a fugir para um lugar seguro. Os antílopes são ágeis capazes de saltar grandes distâncias e alcançar altas velocidades. O impala, a exemplo, pode saltar até 9 metros de distância, e há uma espécie de gazela capaz de chegar a 80 km por hora.

Reprodução

Antílopes Reprodução
Antílopes Reprodução

Os antílopes andam em enormes manadas (são gregários) que podem reunir centenas de animais. Durante a época de copula, os machos marcam o território se esfregando em árvores e outras plantas. Nesse processo, suas glândulas especializadas liberam um odor muito forte, capaz de espantar qualquer predador. Quando há invasões, porém, os machos não hesitam em brigar com outros machos para defender o território. O macho é quem atrai a fêmea para o acasalamento. Os filhotes nascem entre os 4 e 8 meses, mas isso variará de acordo com cada espécie de antílope.

Espécies de Antílopes

Cefo

Habitat

O cefo também conhecido como gunga e elande habita as pradarias e savanas do sul e oeste da África. É considerado o maior animal de todas as espécies de antílopes.

Descrição Física

A sua pelagem é castanha ou marrom e na parte das costas tem listas brancas e finas. A fêmea tem chifre maiores que o macho podendo medir até 1,90 metros de comprimento. O cefo é um animal que pode medir até 3 metros de comprimento e pesar até 1 tonelada. Apesar de possuírem um grande tamanho, são ágeis e podem pular até 2 metros de altura.

Cefo
Cefo

Hábitos

Os cefos também gostam de viver em bandos, mas de pequeno número e o animal maios velho comandará o grupo. Uma de suas responsabilidades é encontrar locais com alimentação e água. Como habitam locais quentes, suas atividades acontecem com intensidade no período noturno.

Dieta

Como os demais antílopes, sua alimentação tem folhas, arbustos, grama e frutas. Os cefos não apresentam uma época de reprodução definida, o período de gravidez da fêmea durá em média de 250 e 270 dias.

Cefo Características
Cefo Características

Risco de extinção

Mesmo com grande tamanho, são animais tímidos e em muitos locais africanos já foram domesticados. Infelizmente o risco de ser extinto prevalece, pois há um grande número de caçadores que os perseguem em busca de seus belos chifres, couro e a carne que tem a fama de ser muito deliciosa.

Gazela

A gazela creio ser o animal mais conhecido dentro dos antílopes. Ela surpreende quando o assunto é não morrer de sede e fome.

Habitat

As gazelas são encontradas nas savanas da África, estes ambientes são grandes e planos, com muita grama, árvores e muitos bichos. Como este animal se alimenta de grama, a savana é um local ideal, praticamente um verdadeiro paraíso. Mas elas vivem também nos desertos da África e de alguns países do continente asiático, como a Arábia Saudita. Mas diante de um ambiente tão seco e com pouca comida como elas conseguem sobreviver?

Gazela
Gazela

Truques para resistir ao clima

Os animais típicos do deserto devem usar diversos truques para resistir ao clima quente. Um deles e praticado por uma grande parte é simplesmente se enterrar na areia durante o dia para fugir do calor. Mas as gazelas são muito grandes para isso, deste modo, usam outras habilidades. Retêm xixi e suor com o objetivo de economizar água. Assim, deixam a temperatura do corpo aumentar até 10 graus quando faz calor. Caso isso acontecesse com os humanos, a temperatura chegaria aos 46 graus, algo muito elevado e impossível de suportar. Além do mais, as gazelas podem viver muito bem retirando toda a água de que precisam apenas da comida, afinal, boa parte das folhas é feita de água. Os seus pelos também reservam segredos, possuem uma cor e estrutura que refletem boa parte do calor.

Gazela Características
Gazela Características

Mas isso não é tudo, cientistas acabam de fazer uma descoberta inusitada ao estudar uma espécie chamada de Gazella Subgutturosa que mora no deserto da Arábia Saudita. Eles observaram que, além de economizar muito mais água do que urina, essa gazela é capaz de uma façanha ainda mais estranha: quando passa muita fome e sede, ela encolhe o seu fígado e coração chegando a ficar com até metade do tamanho original. Surpreendente!

Pode parecer uma loucura à primeira vista, mas é uma forma de economia. Os órgãos menores necessitam de menos oxigênio para manter-se, deste modo, a gazela precisa respirar menos e, consequentemente, gasta menos água na respiração. É claro que, caso realize essa ação por um longo período, pode ocasionar problemas sérios de saúde. Porém, isso lhe proporcionará um tempo maior para manter-se viva contornando os momentos de crise. Todos esses truques um tanto bizarros explicam por que as gazelas são os mamíferos mais resistentes do deserto!

Fotos de Antílopes

E aí, gostou desse artigo sobre os antílopes? Sugiro que você deixe sua opinião, sugestão ou exponha alguma dúvida logo abaixo, nós com certeza leremos todos os comentários e responderemos. Saiba também que aqui no blog todo o dia tem conteúdo atualizado sobre o mundo animal. Se quiser receber artigos exclusivos no seu e-mail como este post, é só se inscrever em um campo que fica à sua direita na tela. Posso lhe pedir uma última coisa? Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos! Combinado?

Aproveite! Até breve!

Um comentário

  1. gostei deste blog, ajudou-me bastante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *