Urubu-de-Cabeça-Preta

De todas as espécies de urubus, essa é a mais observada. O urubu-de-cabeça-preta ocorre dos Estados Unidos até grande parte da América do Sul.
Essa ave possui a cabeça depenada e de pele rugosa. Mede de 56 a 74 centímetros de comprimento e pesam de 1,18 a 1,94 kg. A envergadura das asas mede entre 1,33, e 1,67 metros.
O urubu-de-cabeça-preta tem visão e olfato apurados. Ele se alimenta de carniças e de frutas em decomposição
Essa espécie nidifica em terrenos bem distantes da presença humana. Os ninhos são construídos junto ao solo. Os ovos, de cor cinza ou verde-pálida, são incubados tanto pelo macho quanto pela fêmea, processo que dura de 32 a 40 dias.
Uacari
O uacari é um macaco endêmico da Amazônia brasileira. Os machos pesam cerca de 3,5 kg; as fêmeas, 2,7 kg.
A espécie se alimenta de frutos, insetos, sementes, néctar e brotos de plantas. O rosto, as orelhas e a genitália não possuem pelos. A pelagem é em tons de ferrugem e laranja-pálido.
Uaru

O uaru é um ciclídeo nativo da América do Sul. Ocorre em riachos da Bacia Amazônica e mede até 25 centímetros de comprimento.
Ubarana

A ubarana é um peixe albulídeo que habita águas tropicais do Atlântico Ocidental. Tem um comprimento de até 104 centímetros e pesa aproximadamente 9 kg.
Sua dieta é composta principalmente de crustáceos. Costuma se reproduzir em mar aberto, onde as fêmeas desovam em águas mais distantes para proteger suas crias.
Esse peixe apresenta coloração prateada, com o dorso cinza-esverdeado. Seu focinho é afilado e pontudo. Sua nadadeira caudal permite que ele alcance velocidade significativa ao nadar.
Uí-pi
O uí-pi ocorre da Costa Rica até o Uruguai. Mede aproximadamente 17 centímetros e pesa cerca de 15 gramas. Sua cauda é longa e a plumagem superior é amarronzada.
Em período de reprodução, essa ave constrói seu ninho esférico com uma entrada tubular de 30 centímetros de comprimento.
Uirapuru

O uirapuru é uma ave que habita regiões de floresta úmida nos seguinte países: Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. Esse pássaro se locomoe muito rapidamente e se alimenta de frutas e de pequenos insetos.
Sua plumagem é pardo-avermelhada, laranja, castanha, entre outras cores. O seu canto é longo, melodioso e só pode ser ouvido ao amanhecer.
O uirapuru mede aproximadamente 13 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 24 gramas.
Uru

O uru é uma ave galiforme que vive nas florestas das regiões centro-oeste e sul do Brasil. Pode medir até 24 centímetros de comprimento e pesar entre 396 e 457 gramas.
Essa ave é topetuda. Suas partes superiores são em tons de castanho com estrias escuras. A região próxima aos olhos é vermelha.
A reproduzam acontece nos primeiros meses do ano. O uru nidifica no solo
Urumutum
Os urumutuns estão presentes na Amazônia brasileira. Eles vivem em grupos pequenos de três ou quatro indivíduos.
Essas aves medem cerca de 60 centímetros e pesam aproximadamente 1,25 kg. As asas e a cauda são grandes. O bico é muito forte, robusto e com a ponta curva. Seu dorso apresenta coloração vermelho-castanha. A região dos olhos é nua e amarela.
Urutau
O urutau distribui-se por todo o Brasil, podendo ser encontrado também da Costa Rica até a Bolívia, Argentina e Uruguai. De hábitos noturnos, a alimentação dos urutaus consiste em insetos que ele captura em pleno voo.
Essa espécie mede entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesa de 145 a 202 gramas. Sua plumagem em tons de cinza e marrom permite uma camuflagem muito eficiente. O urutau não é uma ave acostumada ao convívio urbano.
Em época de reprodução, a fêmea bota um ovo em cavidades de tocos ou galhos a poucos metros acima do solo. A incubação ocorre por aproximadamente 33 dias. O filhote permanece no ninho por até sete semanas.
Urutu-Cruzeiro

O urutu-cruzeiro é um réptil pertencente a mesma família da jararaca, da cascavel e da surucucu. Essa espécie ocorre no centro-oeste e no sul do Brasil, assim como em algumas regiões do Uruguai, do Paraguai e da Argentina.
O urutu-cruzeiro se alimenta, principalmente, de pequenos roedores. Essa cobra mede de 100 a 160 centímetros e pesa até 1,5 kg. Seu corpo apresenta manchas dorsais em formato de ferradura sob um fundo castanho-escuro.
No período de reprodução, a fêmea da luz `cerca de 10 a 15 filhotes.
Urso-Polar
O urso-polar é o maior mamífero carnívoro terrestre. Ele habita as águas geladas do Ártico e mede de 1,8 a 2,5 metros de comprimento. Seu peso varia entre 150 e 800 kg.
A espécie recebe o status de “vulnerável” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN). Dentre as ameaças ao urso-polar, pode-se citar: exploração de petróleo e gás natural na região de habitat, contaminação por poluentes, caça predatória e efeitos do aquecimento global.
Urso-Pardo
O urso-pardo é o urso com maior distribuição geográfica. Essa espécie ocorre na Russia, na Ásia Central, na China, no Canadá, nos Estados Unidos, na Escandinávia e na região dos Cárpatos.
O urso-pardo tem de 1,4 a 2,8 metros de comprimento. Sua altura varia entre 70 centímetros e 1,5 metros. Seu peso médio vai de 152 a 217 kg.
Atualmente, o urso-pardo é considerado como “pouco preocupante” pela UICN. Estima-se que a sua população total seja de 200 mil indivíduos.